A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/72853 |
Resumo: | A formação de trabalhadores em serviço e a mediação profissional-estudante transversalizam este texto, mostrando-se relevantes às discussões sobre o ensino na saúde. Através de uma pesquisa analítico-descritiva, o objetivo foi descrever atividades, papéis e funções do tutor/trabalhador. A tutoria mostra-se como papel reconhecido no contexto de formação em saúde, contudo sua atuação não é explorada no âmbito acadêmico. Nas Residências em Saúde no Brasil, as mudanças na regulamentação da função dos atores/trabalhadores geraram, ao longo do tempo, confusões em relação aos papéis desempenhados. Devido à diversidade de configuração dos Programas de Residência no Brasil, percebe-se a necessidade de continuar a explorar este tema voltando-se para a realidade de atuação na prática. |
id |
UFRGS-32_ed5cb6590053491df15851d15db4b477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/72853 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúdeA formação de trabalhadores em serviço e a mediação profissional-estudante transversalizam este texto, mostrando-se relevantes às discussões sobre o ensino na saúde. Através de uma pesquisa analítico-descritiva, o objetivo foi descrever atividades, papéis e funções do tutor/trabalhador. A tutoria mostra-se como papel reconhecido no contexto de formação em saúde, contudo sua atuação não é explorada no âmbito acadêmico. Nas Residências em Saúde no Brasil, as mudanças na regulamentação da função dos atores/trabalhadores geraram, ao longo do tempo, confusões em relação aos papéis desempenhados. Devido à diversidade de configuração dos Programas de Residência no Brasil, percebe-se a necessidade de continuar a explorar este tema voltando-se para a realidade de atuação na prática.Editora da UFRGS2018-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/7285310.54909/sp.v2i2.72853Saberes Plurais; Vol. 2 No. 2 (2018): Saberes Plur.; 148-163Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Saberes Plur.; 148-163Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 2 (2018): Saberes Plur.; 148-1632525-507X10.54909/sp.v2i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/72853/49191Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Malviluci CamposRocha, Cristianne Maria Famer2023-07-26T15:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/72853Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:29Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúde |
title |
A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúde |
spellingShingle |
A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúde Pereira, Malviluci Campos |
title_short |
A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúde |
title_full |
A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúde |
title_fullStr |
A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúde |
title_full_unstemmed |
A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúde |
title_sort |
A tutoria nas residências em saúde: um novo contexto de atuação de educação na saúde |
author |
Pereira, Malviluci Campos |
author_facet |
Pereira, Malviluci Campos Rocha, Cristianne Maria Famer |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Cristianne Maria Famer |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Malviluci Campos Rocha, Cristianne Maria Famer |
description |
A formação de trabalhadores em serviço e a mediação profissional-estudante transversalizam este texto, mostrando-se relevantes às discussões sobre o ensino na saúde. Através de uma pesquisa analítico-descritiva, o objetivo foi descrever atividades, papéis e funções do tutor/trabalhador. A tutoria mostra-se como papel reconhecido no contexto de formação em saúde, contudo sua atuação não é explorada no âmbito acadêmico. Nas Residências em Saúde no Brasil, as mudanças na regulamentação da função dos atores/trabalhadores geraram, ao longo do tempo, confusões em relação aos papéis desempenhados. Devido à diversidade de configuração dos Programas de Residência no Brasil, percebe-se a necessidade de continuar a explorar este tema voltando-se para a realidade de atuação na prática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/72853 10.54909/sp.v2i2.72853 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/72853 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v2i2.72853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/72853/49191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 2 No. 2 (2018): Saberes Plur.; 148-163 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Saberes Plur.; 148-163 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 2 (2018): Saberes Plur.; 148-163 2525-507X 10.54909/sp.v2i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521800531968 |