Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238216 |
Resumo: | A partir do exercício de dissertar sobre a experiência de algo que se constitui na vida e no trabalho, busco contar histórias que expressem algumas discursividades a respeito da criação e da presença do/a tutor/a nas Residências em Saúde no Brasil. No contato com o pensamento foucaultiano, foram construídos três conceitos-ferramenta, utilizados para explorar os discursos que circundam a tutoria. O primeiro deles é a experiência, com o qual foram explorados materiais escritos, mas principalmente experiências reais de tutoria, no sentido de dar voz às singularidades, rejeitando o a priori teórico e as formulações fechadas em si. O segundo – aprendizagens - busca ampliar conceitualmente o que se espera das relações de aprendizagens e quais campos de força estão em disputa. No terceiro conceito-ferramenta - função-tutoria -, exercita-se o olhar para o trabalho do/a tutor/a como uma função, avaliando e desconstruindo uma posição estagnada de tutor/a, considerando a multiplicidade de configurações e papéis possíveis a partir desta prática. Histórias paralelas são reconstruídas a partir das três abordagens analítico-reflexivas e expressas através do texto e de narrativas. Nesse sentido, coloco-me como uma acompanhante da realidade, que rouba um pouco das próprias vivências e também as de outros/as, para contar algumas Histórias de Tutoria nas Residências em Saúde no Brasil. |
id |
URGS_1d362df27906f2c4b5cdc92a12ae466a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238216 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pereira, Malviluci CamposRocha, Cristianne Maria Famer2022-05-04T04:46:21Z2017http://hdl.handle.net/10183/238216001064566A partir do exercício de dissertar sobre a experiência de algo que se constitui na vida e no trabalho, busco contar histórias que expressem algumas discursividades a respeito da criação e da presença do/a tutor/a nas Residências em Saúde no Brasil. No contato com o pensamento foucaultiano, foram construídos três conceitos-ferramenta, utilizados para explorar os discursos que circundam a tutoria. O primeiro deles é a experiência, com o qual foram explorados materiais escritos, mas principalmente experiências reais de tutoria, no sentido de dar voz às singularidades, rejeitando o a priori teórico e as formulações fechadas em si. O segundo – aprendizagens - busca ampliar conceitualmente o que se espera das relações de aprendizagens e quais campos de força estão em disputa. No terceiro conceito-ferramenta - função-tutoria -, exercita-se o olhar para o trabalho do/a tutor/a como uma função, avaliando e desconstruindo uma posição estagnada de tutor/a, considerando a multiplicidade de configurações e papéis possíveis a partir desta prática. Histórias paralelas são reconstruídas a partir das três abordagens analítico-reflexivas e expressas através do texto e de narrativas. Nesse sentido, coloco-me como uma acompanhante da realidade, que rouba um pouco das próprias vivências e também as de outros/as, para contar algumas Histórias de Tutoria nas Residências em Saúde no Brasil.A partir del ejercicio de disertar sobre la experiencia de algo que se constituye en la vida y en el trabajo, busco contar historias que expresen algunas discursividades acerca de la creación y la presencia del/la tutor/a en las Residencias en Salud en Brasil. En el contacto con el pensamiento foucaultiano, se construyeron tres conceptos-herramienta, utilizados para explorar los discursos que circundan la tutoría. El primero de ellos es la experiencia, con el que se exploraron materiales escritos, pero principalmente experiencias reales de tutoría, en el sentido de dar voz a las singularidades, rechazando el a priori teórico y las formulaciones cerradas en sí. El segundo - aprendizajes - busca ampliar conceptualmente lo que se espera de las relaciones de aprendizajes y quales campos de fuerza están en disputa. En el tercer concepto-herramienta -función-tutoría -, se ejercita la mirada al trabajo del/la tutor/a como una función, evaluando y deconstruyendo una posición estancada de tutor/a, considerando la multiplicidad de configuraciones y papeles posibles a partir de esta práctica. Historias paralelas se reconstruyen a partir de los tres enfoques analítico-reflexivos y expresadas a través del texto y de las narrativas, En esto sentido, me pongo como una acompañante de la realidad, que roba un poco de las propias vivencias y también las de otros/as, para contar algunas Historias de Tutoría en las Residencias en Salud en Brasil.application/pdfporTutoriaResidência integrada em saúdeInternato não médicoTutorPasantía no médicaResidencias en saludHistórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001064566.pdf.txt001064566.pdf.txtExtracted Texttext/plain206090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238216/2/001064566.pdf.txtab862014d2e366168206dd8baea6ddaeMD52ORIGINAL001064566.pdfTexto completoapplication/pdf1293851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238216/1/001064566.pdfb968c97eee4c578255f6167fb22639aeMD5110183/2382162022-05-06 04:40:33.888008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-06T07:40:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria |
title |
Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria |
spellingShingle |
Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria Pereira, Malviluci Campos Tutoria Residência integrada em saúde Internato não médico Tutor Pasantía no médica Residencias en salud |
title_short |
Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria |
title_full |
Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria |
title_fullStr |
Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria |
title_full_unstemmed |
Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria |
title_sort |
Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria |
author |
Pereira, Malviluci Campos |
author_facet |
Pereira, Malviluci Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Malviluci Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Cristianne Maria Famer |
contributor_str_mv |
Rocha, Cristianne Maria Famer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Residência integrada em saúde Internato não médico |
topic |
Tutoria Residência integrada em saúde Internato não médico Tutor Pasantía no médica Residencias en salud |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Tutor Pasantía no médica Residencias en salud |
description |
A partir do exercício de dissertar sobre a experiência de algo que se constitui na vida e no trabalho, busco contar histórias que expressem algumas discursividades a respeito da criação e da presença do/a tutor/a nas Residências em Saúde no Brasil. No contato com o pensamento foucaultiano, foram construídos três conceitos-ferramenta, utilizados para explorar os discursos que circundam a tutoria. O primeiro deles é a experiência, com o qual foram explorados materiais escritos, mas principalmente experiências reais de tutoria, no sentido de dar voz às singularidades, rejeitando o a priori teórico e as formulações fechadas em si. O segundo – aprendizagens - busca ampliar conceitualmente o que se espera das relações de aprendizagens e quais campos de força estão em disputa. No terceiro conceito-ferramenta - função-tutoria -, exercita-se o olhar para o trabalho do/a tutor/a como uma função, avaliando e desconstruindo uma posição estagnada de tutor/a, considerando a multiplicidade de configurações e papéis possíveis a partir desta prática. Histórias paralelas são reconstruídas a partir das três abordagens analítico-reflexivas e expressas através do texto e de narrativas. Nesse sentido, coloco-me como uma acompanhante da realidade, que rouba um pouco das próprias vivências e também as de outros/as, para contar algumas Histórias de Tutoria nas Residências em Saúde no Brasil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-04T04:46:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/238216 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001064566 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/238216 |
identifier_str_mv |
001064566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238216/2/001064566.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238216/1/001064566.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab862014d2e366168206dd8baea6ddae b968c97eee4c578255f6167fb22639ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309195376951296 |