Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Malviluci Campos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238216
Resumo: A partir do exercício de dissertar sobre a experiência de algo que se constitui na vida e no trabalho, busco contar histórias que expressem algumas discursividades a respeito da criação e da presença do/a tutor/a nas Residências em Saúde no Brasil. No contato com o pensamento foucaultiano, foram construídos três conceitos-ferramenta, utilizados para explorar os discursos que circundam a tutoria. O primeiro deles é a experiência, com o qual foram explorados materiais escritos, mas principalmente experiências reais de tutoria, no sentido de dar voz às singularidades, rejeitando o a priori teórico e as formulações fechadas em si. O segundo – aprendizagens - busca ampliar conceitualmente o que se espera das relações de aprendizagens e quais campos de força estão em disputa. No terceiro conceito-ferramenta - função-tutoria -, exercita-se o olhar para o trabalho do/a tutor/a como uma função, avaliando e desconstruindo uma posição estagnada de tutor/a, considerando a multiplicidade de configurações e papéis possíveis a partir desta prática. Histórias paralelas são reconstruídas a partir das três abordagens analítico-reflexivas e expressas através do texto e de narrativas. Nesse sentido, coloco-me como uma acompanhante da realidade, que rouba um pouco das próprias vivências e também as de outros/as, para contar algumas Histórias de Tutoria nas Residências em Saúde no Brasil.
id URGS_1d362df27906f2c4b5cdc92a12ae466a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238216
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pereira, Malviluci CamposRocha, Cristianne Maria Famer2022-05-04T04:46:21Z2017http://hdl.handle.net/10183/238216001064566A partir do exercício de dissertar sobre a experiência de algo que se constitui na vida e no trabalho, busco contar histórias que expressem algumas discursividades a respeito da criação e da presença do/a tutor/a nas Residências em Saúde no Brasil. No contato com o pensamento foucaultiano, foram construídos três conceitos-ferramenta, utilizados para explorar os discursos que circundam a tutoria. O primeiro deles é a experiência, com o qual foram explorados materiais escritos, mas principalmente experiências reais de tutoria, no sentido de dar voz às singularidades, rejeitando o a priori teórico e as formulações fechadas em si. O segundo – aprendizagens - busca ampliar conceitualmente o que se espera das relações de aprendizagens e quais campos de força estão em disputa. No terceiro conceito-ferramenta - função-tutoria -, exercita-se o olhar para o trabalho do/a tutor/a como uma função, avaliando e desconstruindo uma posição estagnada de tutor/a, considerando a multiplicidade de configurações e papéis possíveis a partir desta prática. Histórias paralelas são reconstruídas a partir das três abordagens analítico-reflexivas e expressas através do texto e de narrativas. Nesse sentido, coloco-me como uma acompanhante da realidade, que rouba um pouco das próprias vivências e também as de outros/as, para contar algumas Histórias de Tutoria nas Residências em Saúde no Brasil.A partir del ejercicio de disertar sobre la experiencia de algo que se constituye en la vida y en el trabajo, busco contar historias que expresen algunas discursividades acerca de la creación y la presencia del/la tutor/a en las Residencias en Salud en Brasil. En el contacto con el pensamiento foucaultiano, se construyeron tres conceptos-herramienta, utilizados para explorar los discursos que circundan la tutoría. El primero de ellos es la experiencia, con el que se exploraron materiales escritos, pero principalmente experiencias reales de tutoría, en el sentido de dar voz a las singularidades, rechazando el a priori teórico y las formulaciones cerradas en sí. El segundo - aprendizajes - busca ampliar conceptualmente lo que se espera de las relaciones de aprendizajes y quales campos de fuerza están en disputa. En el tercer concepto-herramienta -función-tutoría -, se ejercita la mirada al trabajo del/la tutor/a como una función, evaluando y deconstruyendo una posición estancada de tutor/a, considerando la multiplicidad de configuraciones y papeles posibles a partir de esta práctica. Historias paralelas se reconstruyen a partir de los tres enfoques analítico-reflexivos y expresadas a través del texto y de las narrativas, En esto sentido, me pongo como una acompañante de la realidad, que roba un poco de las propias vivencias y también las de otros/as, para contar algunas Historias de Tutoría en las Residencias en Salud en Brasil.application/pdfporTutoriaResidência integrada em saúdeInternato não médicoTutorPasantía no médicaResidencias en saludHistórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001064566.pdf.txt001064566.pdf.txtExtracted Texttext/plain206090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238216/2/001064566.pdf.txtab862014d2e366168206dd8baea6ddaeMD52ORIGINAL001064566.pdfTexto completoapplication/pdf1293851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238216/1/001064566.pdfb968c97eee4c578255f6167fb22639aeMD5110183/2382162022-05-06 04:40:33.888008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-06T07:40:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria
title Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria
spellingShingle Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria
Pereira, Malviluci Campos
Tutoria
Residência integrada em saúde
Internato não médico
Tutor
Pasantía no médica
Residencias en salud
title_short Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria
title_full Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria
title_fullStr Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria
title_full_unstemmed Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria
title_sort Histórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoria
author Pereira, Malviluci Campos
author_facet Pereira, Malviluci Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Malviluci Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Cristianne Maria Famer
contributor_str_mv Rocha, Cristianne Maria Famer
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Residência integrada em saúde
Internato não médico
topic Tutoria
Residência integrada em saúde
Internato não médico
Tutor
Pasantía no médica
Residencias en salud
dc.subject.spa.fl_str_mv Tutor
Pasantía no médica
Residencias en salud
description A partir do exercício de dissertar sobre a experiência de algo que se constitui na vida e no trabalho, busco contar histórias que expressem algumas discursividades a respeito da criação e da presença do/a tutor/a nas Residências em Saúde no Brasil. No contato com o pensamento foucaultiano, foram construídos três conceitos-ferramenta, utilizados para explorar os discursos que circundam a tutoria. O primeiro deles é a experiência, com o qual foram explorados materiais escritos, mas principalmente experiências reais de tutoria, no sentido de dar voz às singularidades, rejeitando o a priori teórico e as formulações fechadas em si. O segundo – aprendizagens - busca ampliar conceitualmente o que se espera das relações de aprendizagens e quais campos de força estão em disputa. No terceiro conceito-ferramenta - função-tutoria -, exercita-se o olhar para o trabalho do/a tutor/a como uma função, avaliando e desconstruindo uma posição estagnada de tutor/a, considerando a multiplicidade de configurações e papéis possíveis a partir desta prática. Histórias paralelas são reconstruídas a partir das três abordagens analítico-reflexivas e expressas através do texto e de narrativas. Nesse sentido, coloco-me como uma acompanhante da realidade, que rouba um pouco das próprias vivências e também as de outros/as, para contar algumas Histórias de Tutoria nas Residências em Saúde no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-04T04:46:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238216
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001064566
url http://hdl.handle.net/10183/238216
identifier_str_mv 001064566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238216/2/001064566.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238216/1/001064566.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab862014d2e366168206dd8baea6ddae
b968c97eee4c578255f6167fb22639ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309195376951296