METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO EM SAÚDE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88488 |
Resumo: | As metodologias ativas propõem que o indivíduo seja colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem, estimulando-o e transformando-o no principal agente de seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Este ensaio tem o propósito de discutir a utilização dessas metodologias ativas e sua contribuição na formação de profissionais da saúde. As mudanças no campo da ciência e tecnologia e também na sociedade provocam uma necessidade de rever a forma de praticar o processo educativo. Estudos sugerem o estímulo da autonomia, da relação dialética entre docente e discente, do respeito, da responsabilização, da reflexão crítica e da ressignificação. Para se atingir essa proposta, são necessárias mudanças das políticas educacionais e das posturas docente e discente. A problematização, como exemplo de metodologia ativa, situa o estudante ao problema e à realidade, favorecendo o exercício da ação-reflexão-ação. A avaliação dos resultados deve ser adequada ao processo educativo em uso, sendo caracterizada pela autoavaliação, colaboração, planejamento, dinâmica, estimulação, compreensão e confronto de experiências. A busca da qualidade do que se aprende e se ensina torna-se importante por considerar a diversidade dos sujeitos, seus ritmos de aprendizagem, dificuldades e interesses individuais e coletivos. Tal valorização impulsiona o uso das metodologias ativas, resultando na formação de profissionais mais críticos e comprometidos. |
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METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO FORMATIVO EM SAÚDEAs metodologias ativas propõem que o indivíduo seja colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem, estimulando-o e transformando-o no principal agente de seu desenvolvimento crítico e reflexivo. Este ensaio tem o propósito de discutir a utilização dessas metodologias ativas e sua contribuição na formação de profissionais da saúde. As mudanças no campo da ciência e tecnologia e também na sociedade provocam uma necessidade de rever a forma de praticar o processo educativo. Estudos sugerem o estímulo da autonomia, da relação dialética entre docente e discente, do respeito, da responsabilização, da reflexão crítica e da ressignificação. Para se atingir essa proposta, são necessárias mudanças das políticas educacionais e das posturas docente e discente. A problematização, como exemplo de metodologia ativa, situa o estudante ao problema e à realidade, favorecendo o exercício da ação-reflexão-ação. A avaliação dos resultados deve ser adequada ao processo educativo em uso, sendo caracterizada pela autoavaliação, colaboração, planejamento, dinâmica, estimulação, compreensão e confronto de experiências. A busca da qualidade do que se aprende e se ensina torna-se importante por considerar a diversidade dos sujeitos, seus ritmos de aprendizagem, dificuldades e interesses individuais e coletivos. Tal valorização impulsiona o uso das metodologias ativas, resultando na formação de profissionais mais críticos e comprometidos.Editora da UFRGS2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/8848810.54909/sp.v2i3.88488Saberes Plurais; Vol. 2 No. 3 (2018): Saberes Plur.; 91-103Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 2 Núm. 3 (2018): Saberes Plur.; 91-103Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 2 n. 3 (2018): Saberes Plur.; 91-1032525-507X10.54909/sp.v2i3reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/88488/51298Copyright (c) 2018 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessReser, Marcelo RodriguesRocha, Cristine daSilva, Sabrina Lacerda da2023-07-26T15:50:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/88488Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:50:06Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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