Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves da Silva Junior, Manoel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/66596
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar como as políticas criminais, sobretudo a política criminal atuarial bebem dos discursos dos aparelhos midiáticos e do saber criminológico que emerge do discurso superficial da criminologia midiática que podem gerenciar seletivamente as vidas vulneráveis, desumanizá-las e transformá-las apenas em estatísticas. A investigação alerta para a relevância do discurso ideológico-securitário exercido através da exploração e de aumento laboratorial de notícias de crimes, bem como pelo fomento de um medo difuso para a sugestão e implementação de políticas criminais autoritárias, mormente o modelo atuarial adotado nos Estados Unidos na década de 70, que tem causado paixões nos tecnocratas mundo afora e resgatado um arquétipo de vida a qual não importa o seu fim: a vida nua, destituída de valor humano. A análise se dá em torno das políticas criminais estimuladas pelos discursos midiáticos punitivistas, destacando a tendência político-criminal de inserção dos cálculos atuariais no sistema de justiça criminal para gerir a criminalidade com eficiência e conter grupos apontados estatisticamente como de risco. No término desta investigação restou claro o poder dos  discursos do senso comum de nortear políticas criminais autoritárias resultando no encarceramento e na morte da juventude, sobretudo negra e periférica.
id UFRGS-33_983b62dd86490fe65b158aca5de9d76b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/66596
network_acronym_str UFRGS-33
network_name_str Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal
repository_id_str
spelling Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo SeletivoPolítica CriminalPolítica Criminal AtuarialCriminologia CríticaCriminologia midiáticaO presente trabalho tem o objetivo de analisar como as políticas criminais, sobretudo a política criminal atuarial bebem dos discursos dos aparelhos midiáticos e do saber criminológico que emerge do discurso superficial da criminologia midiática que podem gerenciar seletivamente as vidas vulneráveis, desumanizá-las e transformá-las apenas em estatísticas. A investigação alerta para a relevância do discurso ideológico-securitário exercido através da exploração e de aumento laboratorial de notícias de crimes, bem como pelo fomento de um medo difuso para a sugestão e implementação de políticas criminais autoritárias, mormente o modelo atuarial adotado nos Estados Unidos na década de 70, que tem causado paixões nos tecnocratas mundo afora e resgatado um arquétipo de vida a qual não importa o seu fim: a vida nua, destituída de valor humano. A análise se dá em torno das políticas criminais estimuladas pelos discursos midiáticos punitivistas, destacando a tendência político-criminal de inserção dos cálculos atuariais no sistema de justiça criminal para gerir a criminalidade com eficiência e conter grupos apontados estatisticamente como de risco. No término desta investigação restou claro o poder dos  discursos do senso comum de nortear políticas criminais autoritárias resultando no encarceramento e na morte da juventude, sobretudo negra e periférica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por pares (Double blind peer review)application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/66596Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal; Vol. 5 No. 1 (2017); 52-65Revista Electrónica de Derecho Penal y Política Criminal; Vol. 5 Núm. 1 (2017); 52-65Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal; v. 5 n. 1 (2017); 52-652358-19562358-1956reponame:Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminalinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/66596/44958Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Silva Junior, Manoel2022-05-20T15:13:55Zoai:seer.ufrgs.br:article/66596Revistahttps://seer.ufrgs.br/redppc/PUBhttps://seer.ufrgs.br/redppc/oairedppc@ufrgs.br2358-19562358-1956opendoar:2022-05-20T15:13:55Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo
title Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo
spellingShingle Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo
Alves da Silva Junior, Manoel
Política Criminal
Política Criminal Atuarial
Criminologia Crítica
Criminologia midiática
title_short Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo
title_full Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo
title_fullStr Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo
title_full_unstemmed Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo
title_sort Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo
author Alves da Silva Junior, Manoel
author_facet Alves da Silva Junior, Manoel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves da Silva Junior, Manoel
dc.subject.por.fl_str_mv Política Criminal
Política Criminal Atuarial
Criminologia Crítica
Criminologia midiática
topic Política Criminal
Política Criminal Atuarial
Criminologia Crítica
Criminologia midiática
description O presente trabalho tem o objetivo de analisar como as políticas criminais, sobretudo a política criminal atuarial bebem dos discursos dos aparelhos midiáticos e do saber criminológico que emerge do discurso superficial da criminologia midiática que podem gerenciar seletivamente as vidas vulneráveis, desumanizá-las e transformá-las apenas em estatísticas. A investigação alerta para a relevância do discurso ideológico-securitário exercido através da exploração e de aumento laboratorial de notícias de crimes, bem como pelo fomento de um medo difuso para a sugestão e implementação de políticas criminais autoritárias, mormente o modelo atuarial adotado nos Estados Unidos na década de 70, que tem causado paixões nos tecnocratas mundo afora e resgatado um arquétipo de vida a qual não importa o seu fim: a vida nua, destituída de valor humano. A análise se dá em torno das políticas criminais estimuladas pelos discursos midiáticos punitivistas, destacando a tendência político-criminal de inserção dos cálculos atuariais no sistema de justiça criminal para gerir a criminalidade com eficiência e conter grupos apontados estatisticamente como de risco. No término desta investigação restou claro o poder dos  discursos do senso comum de nortear políticas criminais autoritárias resultando no encarceramento e na morte da juventude, sobretudo negra e periférica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado por pares (Double blind peer review)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/66596
url https://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/66596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/66596/44958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal; Vol. 5 No. 1 (2017); 52-65
Revista Electrónica de Derecho Penal y Política Criminal; Vol. 5 Núm. 1 (2017); 52-65
Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal; v. 5 n. 1 (2017); 52-65
2358-1956
2358-1956
reponame:Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal
collection Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv redppc@ufrgs.br
_version_ 1811812683152883712