CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabbrizi, Antonio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/41258
Resumo: O progressivo envelhecimento da população comporta um aumento no número de pessoas idosas que apresentam problemas de natureza biológica, psicológica, sociológica e de relações sociais e interpessoais. Estima-se que em 2030, os velhos com mais de 65 anos constituirão um quarto da população que compreende os atuais países da União Europeia. Nem sempre são difundidos os serviços que podem responder adequadamente às múltiplas exigências dos velhos. Entre os problemas mais emergentes, aparecem a solidão, a ausência de espaços de relação, os temores crescentes de marginalização, as agressões (especialmente nas grandes cidades) e o medo da doença e da invalidez. Outro problema são as perdas decorrentes do declínio cognitivo e afetivo. A partir desse estudo, percebe-se que a família e o grupo de assistência raramente são preparados de modo apropriado para enfrentar as novas demandas e as dificuldades que se manifestam ainda sob o plano clínico. A família com frequência esforça-se para apoiar e ajudar os idosos, mas mesmo assim tem-se consciência da importância de novas estruturas e serviços locais em condições de satisfazer as exigências da população idosa. Nesse contexto, o Centro Dia de Idosos Frágeis representa uma resposta qualificada às necessidades que emergem; de fato, permite ao idoso permanecer no próprio domicílio, às suas famílias continuarem próximas aos seus idosos e à comunidade reduzir custos.
id UFRGS-4_07021e7466bc821c2b0f29e3cd18896a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/41258
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDACentro Dia. Idosos Frágeis. Rede Social.O progressivo envelhecimento da população comporta um aumento no número de pessoas idosas que apresentam problemas de natureza biológica, psicológica, sociológica e de relações sociais e interpessoais. Estima-se que em 2030, os velhos com mais de 65 anos constituirão um quarto da população que compreende os atuais países da União Europeia. Nem sempre são difundidos os serviços que podem responder adequadamente às múltiplas exigências dos velhos. Entre os problemas mais emergentes, aparecem a solidão, a ausência de espaços de relação, os temores crescentes de marginalização, as agressões (especialmente nas grandes cidades) e o medo da doença e da invalidez. Outro problema são as perdas decorrentes do declínio cognitivo e afetivo. A partir desse estudo, percebe-se que a família e o grupo de assistência raramente são preparados de modo apropriado para enfrentar as novas demandas e as dificuldades que se manifestam ainda sob o plano clínico. A família com frequência esforça-se para apoiar e ajudar os idosos, mas mesmo assim tem-se consciência da importância de novas estruturas e serviços locais em condições de satisfazer as exigências da população idosa. Nesse contexto, o Centro Dia de Idosos Frágeis representa uma resposta qualificada às necessidades que emergem; de fato, permite ao idoso permanecer no próprio domicílio, às suas famílias continuarem próximas aos seus idosos e à comunidade reduzir custos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4125810.22456/2316-2171.41258Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 18 n. 2 (2013)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/41258/27722Fabbrizi, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:52:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/41258Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:52:16Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA
title CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA
spellingShingle CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA
Fabbrizi, Antonio
Centro Dia. Idosos Frágeis. Rede Social.
title_short CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA
title_full CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA
title_fullStr CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA
title_full_unstemmed CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA
title_sort CENTRO DIA PARA IDOSOS FRÁGEIS: RECURSOS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA
author Fabbrizi, Antonio
author_facet Fabbrizi, Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabbrizi, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Centro Dia. Idosos Frágeis. Rede Social.
topic Centro Dia. Idosos Frágeis. Rede Social.
description O progressivo envelhecimento da população comporta um aumento no número de pessoas idosas que apresentam problemas de natureza biológica, psicológica, sociológica e de relações sociais e interpessoais. Estima-se que em 2030, os velhos com mais de 65 anos constituirão um quarto da população que compreende os atuais países da União Europeia. Nem sempre são difundidos os serviços que podem responder adequadamente às múltiplas exigências dos velhos. Entre os problemas mais emergentes, aparecem a solidão, a ausência de espaços de relação, os temores crescentes de marginalização, as agressões (especialmente nas grandes cidades) e o medo da doença e da invalidez. Outro problema são as perdas decorrentes do declínio cognitivo e afetivo. A partir desse estudo, percebe-se que a família e o grupo de assistência raramente são preparados de modo apropriado para enfrentar as novas demandas e as dificuldades que se manifestam ainda sob o plano clínico. A família com frequência esforça-se para apoiar e ajudar os idosos, mas mesmo assim tem-se consciência da importância de novas estruturas e serviços locais em condições de satisfazer as exigências da população idosa. Nesse contexto, o Centro Dia de Idosos Frágeis representa uma resposta qualificada às necessidades que emergem; de fato, permite ao idoso permanecer no próprio domicílio, às suas famílias continuarem próximas aos seus idosos e à comunidade reduzir custos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/41258
10.22456/2316-2171.41258
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/41258
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.41258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/41258/27722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 18 n. 2 (2013)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093474037760