INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno Aroni, Juliana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Correa Ribeiro, Pricila Cristina, do Nascimento, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/96104
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar instrumentos utilizados por  profissionais e pesquisadores para avaliação do ambiente domiciliar de idosos, bem como descrever propriedades psicométricas e dimensões avaliadas por estes instrumentos e locais da realização dos estudos. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, na qual foram revisados estudos publicados no período de 2006 a 2017, nos idiomas inglês, espanhol e/ou português e que tinham como público-alvo idosos com 60 anos ou mais residentes na comunidade. Foram excluídos estudos que avaliavam, exclusivamente, o ambiente externo, instituições de longa permanência para idosos e os que abordavam questões não gerontológicas. Foram encontrados 1.270 artigos, dos quais 34 foram selecionados para revisão. Verificou-se predomínio do uso de instrumentos padronizados, com evidências de validade e precisão, sendo o Housing Enabler o mais utilizado. Embora haja essa predominância, alguns estudos incluíram instrumentos q ue buscavam a percepção do indivíduo sobre o ambiente. As dimensões mais amplamente avaliadas foram as barreiras ambientais e as adaptações. Conclui-se que instrumentos objetivos para  avaliação do ambiente estão sendo produzidos, o que pode facilitar a elaboração de estratégias de monitoramento e de implantação de mudanças no ambiente capazes de interferir positivamente na saúde de idosos. Ressalta-se também a importância de integrar a avaliação dos aspectos objetivos às necessidades subjetivas dos indivíduos em relação ao ambiente. 
id UFRGS-4_0b7acf5db43a0f2cb5c1671d74bc8d0f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/96104
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemáticaAvaliação geriátricaHabitaçãoEstruturas de acessoGerontologiaIdosoAvaliação do ambiente domiciliarO objetivo deste estudo foi identificar instrumentos utilizados por  profissionais e pesquisadores para avaliação do ambiente domiciliar de idosos, bem como descrever propriedades psicométricas e dimensões avaliadas por estes instrumentos e locais da realização dos estudos. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, na qual foram revisados estudos publicados no período de 2006 a 2017, nos idiomas inglês, espanhol e/ou português e que tinham como público-alvo idosos com 60 anos ou mais residentes na comunidade. Foram excluídos estudos que avaliavam, exclusivamente, o ambiente externo, instituições de longa permanência para idosos e os que abordavam questões não gerontológicas. Foram encontrados 1.270 artigos, dos quais 34 foram selecionados para revisão. Verificou-se predomínio do uso de instrumentos padronizados, com evidências de validade e precisão, sendo o Housing Enabler o mais utilizado. Embora haja essa predominância, alguns estudos incluíram instrumentos q ue buscavam a percepção do indivíduo sobre o ambiente. As dimensões mais amplamente avaliadas foram as barreiras ambientais e as adaptações. Conclui-se que instrumentos objetivos para  avaliação do ambiente estão sendo produzidos, o que pode facilitar a elaboração de estratégias de monitoramento e de implantação de mudanças no ambiente capazes de interferir positivamente na saúde de idosos. Ressalta-se também a importância de integrar a avaliação dos aspectos objetivos às necessidades subjetivas dos indivíduos em relação ao ambiente. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTerapia Ocupacionalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9610410.22456/2316-2171.96104Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 25 n. 2 (2020)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/96104/61329Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno Aroni, JulianaCorrea Ribeiro, Pricila Cristinado Nascimento, Elizabeth2021-04-14T18:40:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/96104Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-04-14T18:40:56Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemática
title INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemática
spellingShingle INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemática
Nepomuceno Aroni, Juliana
Avaliação geriátrica
Habitação
Estruturas de acesso
Gerontologia
Idoso
Avaliação do ambiente domiciliar
title_short INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemática
title_full INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemática
title_fullStr INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemática
title_full_unstemmed INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemática
title_sort INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE DOMICILIAR DO IDOS: UMA REVISÃO SISTEMÂTICAsistemática
author Nepomuceno Aroni, Juliana
author_facet Nepomuceno Aroni, Juliana
Correa Ribeiro, Pricila Cristina
do Nascimento, Elizabeth
author_role author
author2 Correa Ribeiro, Pricila Cristina
do Nascimento, Elizabeth
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno Aroni, Juliana
Correa Ribeiro, Pricila Cristina
do Nascimento, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação geriátrica
Habitação
Estruturas de acesso
Gerontologia
Idoso
Avaliação do ambiente domiciliar
topic Avaliação geriátrica
Habitação
Estruturas de acesso
Gerontologia
Idoso
Avaliação do ambiente domiciliar
description O objetivo deste estudo foi identificar instrumentos utilizados por  profissionais e pesquisadores para avaliação do ambiente domiciliar de idosos, bem como descrever propriedades psicométricas e dimensões avaliadas por estes instrumentos e locais da realização dos estudos. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, na qual foram revisados estudos publicados no período de 2006 a 2017, nos idiomas inglês, espanhol e/ou português e que tinham como público-alvo idosos com 60 anos ou mais residentes na comunidade. Foram excluídos estudos que avaliavam, exclusivamente, o ambiente externo, instituições de longa permanência para idosos e os que abordavam questões não gerontológicas. Foram encontrados 1.270 artigos, dos quais 34 foram selecionados para revisão. Verificou-se predomínio do uso de instrumentos padronizados, com evidências de validade e precisão, sendo o Housing Enabler o mais utilizado. Embora haja essa predominância, alguns estudos incluíram instrumentos q ue buscavam a percepção do indivíduo sobre o ambiente. As dimensões mais amplamente avaliadas foram as barreiras ambientais e as adaptações. Conclui-se que instrumentos objetivos para  avaliação do ambiente estão sendo produzidos, o que pode facilitar a elaboração de estratégias de monitoramento e de implantação de mudanças no ambiente capazes de interferir positivamente na saúde de idosos. Ressalta-se também a importância de integrar a avaliação dos aspectos objetivos às necessidades subjetivas dos indivíduos em relação ao ambiente. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Terapia Ocupacional
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/96104
10.22456/2316-2171.96104
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/96104
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.96104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/96104/61329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 25 n. 2 (2020)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766095534489600