ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Binotto, Maria Angélica
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: El Tassa, Khaled Omar Mohamad
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26068
Resumo: A importância e os benefícios das atividades físicas para a população idosa estão bem documentados na literatura da área. Porém, a utilização de métodos e instrumentos de medidas da atividade física é bem diversificada, e os questionários têm sido os mais empregados. O objetivo da investigação é analisar, por meio da revisão sistemática, o nível de atividade física em idosos mensurados pelo International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). O estudo caracterizou-se por uma revisão sistemática da literatura orientada pela busca nas seguintes bases de dados: SciELO, LILACS e PubMED, no período de 2000 a 2010. Para tanto, os descritores selecionados, em português e inglês, foram: idosos, atividade física, questionário internacional de atividade física (IPAQ), questionário, medida indireta e estudo transversal. Seguindo as diferentes etapas da revisão sistemática, a busca inicial deu conta de 635 artigos (artigos não duplicados nas bases), resultando 7 publicações para a análise final. A seleção dos artigos foi feita a partir de uma revisão pareada, alternada e consensual. Evidenciou-se que a maioria (6) dos artigos analisados que utilizou o IPAQ para avaliar o nível de atividade física em idosos encontrou uma prevalência maior de idosos considerados mais ativos.
id UFRGS-4_1dbd98b7be2aa74cdd0ea022626696fa
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26068
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).IdososAtividade FísicaQuestionárioIPAQAtividade física e envelhecimento humanoA importância e os benefícios das atividades físicas para a população idosa estão bem documentados na literatura da área. Porém, a utilização de métodos e instrumentos de medidas da atividade física é bem diversificada, e os questionários têm sido os mais empregados. O objetivo da investigação é analisar, por meio da revisão sistemática, o nível de atividade física em idosos mensurados pelo International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). O estudo caracterizou-se por uma revisão sistemática da literatura orientada pela busca nas seguintes bases de dados: SciELO, LILACS e PubMED, no período de 2000 a 2010. Para tanto, os descritores selecionados, em português e inglês, foram: idosos, atividade física, questionário internacional de atividade física (IPAQ), questionário, medida indireta e estudo transversal. Seguindo as diferentes etapas da revisão sistemática, a busca inicial deu conta de 635 artigos (artigos não duplicados nas bases), resultando 7 publicações para a análise final. A seleção dos artigos foi feita a partir de uma revisão pareada, alternada e consensual. Evidenciou-se que a maioria (6) dos artigos analisados que utilizou o IPAQ para avaliar o nível de atividade física em idosos encontrou uma prevalência maior de idosos considerados mais ativos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/2606810.22456/2316-2171.26068Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 19 n. 1 (2014)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26068/31013Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBinotto, Maria AngélicaEl Tassa, Khaled Omar Mohamad2023-09-09T09:34:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/26068Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2023-09-09T09:34:28Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).
title ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).
spellingShingle ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).
Binotto, Maria Angélica
Idosos
Atividade Física
Questionário
IPAQ
Atividade física e envelhecimento humano
title_short ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).
title_full ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).
title_fullStr ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).
title_full_unstemmed ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).
title_sort ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA BASEADA NO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE (IPAQ).
author Binotto, Maria Angélica
author_facet Binotto, Maria Angélica
El Tassa, Khaled Omar Mohamad
author_role author
author2 El Tassa, Khaled Omar Mohamad
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Binotto, Maria Angélica
El Tassa, Khaled Omar Mohamad
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Atividade Física
Questionário
IPAQ
Atividade física e envelhecimento humano
topic Idosos
Atividade Física
Questionário
IPAQ
Atividade física e envelhecimento humano
description A importância e os benefícios das atividades físicas para a população idosa estão bem documentados na literatura da área. Porém, a utilização de métodos e instrumentos de medidas da atividade física é bem diversificada, e os questionários têm sido os mais empregados. O objetivo da investigação é analisar, por meio da revisão sistemática, o nível de atividade física em idosos mensurados pelo International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). O estudo caracterizou-se por uma revisão sistemática da literatura orientada pela busca nas seguintes bases de dados: SciELO, LILACS e PubMED, no período de 2000 a 2010. Para tanto, os descritores selecionados, em português e inglês, foram: idosos, atividade física, questionário internacional de atividade física (IPAQ), questionário, medida indireta e estudo transversal. Seguindo as diferentes etapas da revisão sistemática, a busca inicial deu conta de 635 artigos (artigos não duplicados nas bases), resultando 7 publicações para a análise final. A seleção dos artigos foi feita a partir de uma revisão pareada, alternada e consensual. Evidenciou-se que a maioria (6) dos artigos analisados que utilizou o IPAQ para avaliar o nível de atividade física em idosos encontrou uma prevalência maior de idosos considerados mais ativos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26068
10.22456/2316-2171.26068
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26068
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.26068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/26068/31013
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 19 n. 1 (2014)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766092789317632