PROJETO infomAÇÃO: APTIDÃO FUNCIONAL, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E PERCEPÇÕES DA PARTICIPAÇÃO DE IDOSAS APÓS INTERVENÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO E DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victor Rodholfo de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brito, Bruna Thais Gomes de, Balbi, Ana Paula, Kanitz, Ana Carolina, Tavares, Giselle Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97760
Resumo: Estratégias de exercício físico e educação em saúde são importantes para minimizar as alterações negativas decorrentes do envelhecimento, as quais podem prejudicar a aptidão funcional, o nível de atividade física e o engajamento dos mesmos em programas de exercício físico. Avaliar a efetividade de intervenções em educação em saúde e exercício físico na aptidão funcional, no nível de atividade física de idosas e suas percepções sobre a participação no Projeto InformAÇÃO. Participaram 60 idosas, selecionadas de forma não aleatória, divididas em três grupos: Intervenção Física (F1; n = 20); Intervenção Física e Educação em Saúde (F2; n = 20); apenas Educação em Saúde (A1; n = 20). Foi realizado um treinamento funcional realizado duas vezes na semana com duração de 50 minutos. As palestras da intervenção de educação em saúde foram realizadas uma vez por semana com duração de 1 hora e meia. Antes e após as 12 semanas de intervenções, avaliou-se a aptidão física (agilidade e equilíbrio dinâmico – TUG; coordenação – COO; força de membros superiores e inferiores – FMS e FMI; flexibilidade – FLEX; e teste de caminhada – TC6), nível de atividade física (Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ) e percepção sobre o projeto por meio do Grupo Focal. Utilizou-se Generalized Estimating Equations, com post hoc de Bonferroni (α = 0,05); delta absoluto para análise do IPAQ; Grupo Focal por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático.Todos os grupos melhoraram o desempenho no TUG, FMI, FMS e T6M sem diferença entre os grupos. A COO melhorou em F2 e A1, enquanto o F1 apresentou uma manutenção. A FLEX apresentou manutenção ao longo do tempo. O tempo de atividade física geral apresentou uma tendência de aumento nos grupos F1 e F2 e de diminuição no grupo A1. Pela análise do grupo focal, todos os grupos chegaram à conclusão de que o projeto pode ser efetivo para a mudança de comportamento em diferentes níveis. O Projeto InformAÇÃO foi efetivo para a melhora da aptidão funcional e para o aumento do nível de atividade física, bem como, demonstrou percepções positivas em relação a mudança de comportamento. Maiores benefícios parecem ser verificados com a inclusão da prática de exercício físico sistemático.
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