OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela Crespo, Laura
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/17913
Resumo: Na sociedade atual, o tempo de lazer é um direito da cidadania, constituindo a educação um pilar fundamental para a transformação do tempo livre num tempo de lazer satisfatoriamente vivido. A educação do lazer resulta-se essencial para que os idosos possam desenvolver a criatividade, a liberdade, a autonomia, a participação comunitária, a convivência intergeracional, etc., de forma que a velhice   seja um tempo de novas aprendizagens e de desenvolvimento pessoal e social. Partindo da revisão da literatura cientifica atual – fundamental  mente espanhola – e de diversas experiências desenvolvidas na Espanha, destacamos os tempos de lazer dos idosos e a educação do lazer familiar (experiências em que participam avós, pais e filhos) como importantes oportunidades educativas. Os tempos de lazer, satisfatoriamente   vividos, podem contribuir a superar a visão nega  tiva da velhice, à existência de tempos compartilhados entre as diferentes pessoas da família e ao intercâmbio de saberes entre as diversas gerações, em uma perspectiva da aprendizagem ao longo da vida. Uma tarefa que a Pedagogia Social vem desenvolvendo nas últimas décadas. palavras-chave Lazer em Família. Idosos. Educação do Lazer. Experiências Intergeracionais. abstract In the current society, leisure time is the right of every citizen, and education constitutes a fundamental pillar for the transformation of free time into rewarding leisure time. Leisure education is essential, enabling elderly people to develop creativity, freedom, independence, community participation, intergenerational coexistence, etc., in such a way that old age becomes a time for learning and for personal and social development.Based on the review of current scientific literature on leisure and on various experiences in Spain, we highlight the leisure time of the elderly and family leisure education (experiences in which grandparents, parents and children participate) as important educational oppor  tunities. Rewarding leisure time can help overcome the negative view of old age, enhance the time shared between different family members and promote knowledge exchange between different gene  rations, from the perspective of lifelong learning. A task that Social Pedagogy has been developing in the last decades. keywords Family Leisure. The Elderly. Leisure Education. Intergenerational Experiences.
id UFRGS-4_23358457eed23a9f9c056539e38ff7d1
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/17913
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIALLazer em FamíliaIdososEducação do LazerExperiências IntergeracionaisNa sociedade atual, o tempo de lazer é um direito da cidadania, constituindo a educação um pilar fundamental para a transformação do tempo livre num tempo de lazer satisfatoriamente vivido. A educação do lazer resulta-se essencial para que os idosos possam desenvolver a criatividade, a liberdade, a autonomia, a participação comunitária, a convivência intergeracional, etc., de forma que a velhice   seja um tempo de novas aprendizagens e de desenvolvimento pessoal e social. Partindo da revisão da literatura cientifica atual – fundamental  mente espanhola – e de diversas experiências desenvolvidas na Espanha, destacamos os tempos de lazer dos idosos e a educação do lazer familiar (experiências em que participam avós, pais e filhos) como importantes oportunidades educativas. Os tempos de lazer, satisfatoriamente   vividos, podem contribuir a superar a visão nega  tiva da velhice, à existência de tempos compartilhados entre as diferentes pessoas da família e ao intercâmbio de saberes entre as diversas gerações, em uma perspectiva da aprendizagem ao longo da vida. Uma tarefa que a Pedagogia Social vem desenvolvendo nas últimas décadas. palavras-chave Lazer em Família. Idosos. Educação do Lazer. Experiências Intergeracionais. abstract In the current society, leisure time is the right of every citizen, and education constitutes a fundamental pillar for the transformation of free time into rewarding leisure time. Leisure education is essential, enabling elderly people to develop creativity, freedom, independence, community participation, intergenerational coexistence, etc., in such a way that old age becomes a time for learning and for personal and social development.Based on the review of current scientific literature on leisure and on various experiences in Spain, we highlight the leisure time of the elderly and family leisure education (experiences in which grandparents, parents and children participate) as important educational oppor  tunities. Rewarding leisure time can help overcome the negative view of old age, enhance the time shared between different family members and promote knowledge exchange between different gene  rations, from the perspective of lifelong learning. A task that Social Pedagogy has been developing in the last decades. keywords Family Leisure. The Elderly. Leisure Education. Intergenerational Experiences. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/1791310.22456/2316-2171.17913Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 16 (2011): Suplemento V Fórum IES2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/17913/16317Varela Crespo, Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:51:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/17913Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:51:17Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIAL
title OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIAL
spellingShingle OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIAL
Varela Crespo, Laura
Lazer em Família
Idosos
Educação do Lazer
Experiências Intergeracionais
title_short OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIAL
title_full OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIAL
title_fullStr OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIAL
title_full_unstemmed OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIAL
title_sort OS IDOSOS E SEUS TEMPOS DE LAZER EM FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICO-SOCIAL
author Varela Crespo, Laura
author_facet Varela Crespo, Laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela Crespo, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer em Família
Idosos
Educação do Lazer
Experiências Intergeracionais
topic Lazer em Família
Idosos
Educação do Lazer
Experiências Intergeracionais
description Na sociedade atual, o tempo de lazer é um direito da cidadania, constituindo a educação um pilar fundamental para a transformação do tempo livre num tempo de lazer satisfatoriamente vivido. A educação do lazer resulta-se essencial para que os idosos possam desenvolver a criatividade, a liberdade, a autonomia, a participação comunitária, a convivência intergeracional, etc., de forma que a velhice   seja um tempo de novas aprendizagens e de desenvolvimento pessoal e social. Partindo da revisão da literatura cientifica atual – fundamental  mente espanhola – e de diversas experiências desenvolvidas na Espanha, destacamos os tempos de lazer dos idosos e a educação do lazer familiar (experiências em que participam avós, pais e filhos) como importantes oportunidades educativas. Os tempos de lazer, satisfatoriamente   vividos, podem contribuir a superar a visão nega  tiva da velhice, à existência de tempos compartilhados entre as diferentes pessoas da família e ao intercâmbio de saberes entre as diversas gerações, em uma perspectiva da aprendizagem ao longo da vida. Uma tarefa que a Pedagogia Social vem desenvolvendo nas últimas décadas. palavras-chave Lazer em Família. Idosos. Educação do Lazer. Experiências Intergeracionais. abstract In the current society, leisure time is the right of every citizen, and education constitutes a fundamental pillar for the transformation of free time into rewarding leisure time. Leisure education is essential, enabling elderly people to develop creativity, freedom, independence, community participation, intergenerational coexistence, etc., in such a way that old age becomes a time for learning and for personal and social development.Based on the review of current scientific literature on leisure and on various experiences in Spain, we highlight the leisure time of the elderly and family leisure education (experiences in which grandparents, parents and children participate) as important educational oppor  tunities. Rewarding leisure time can help overcome the negative view of old age, enhance the time shared between different family members and promote knowledge exchange between different gene  rations, from the perspective of lifelong learning. A task that Social Pedagogy has been developing in the last decades. keywords Family Leisure. The Elderly. Leisure Education. Intergenerational Experiences.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/17913
10.22456/2316-2171.17913
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/17913
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.17913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/17913/16317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 16 (2011): Suplemento V Fórum IES
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766092676071424