IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Glaucia Martins de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: DELFINO, LAIS LOPES, Silva, Lais dos Santos Vinholi, Yassuda, Mônica Sanches, Cachioni, Meire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/75904
Resumo: Objetivo: Revisão sistemática de pesquisas de intervenção em idosos acerca do uso de tablet para identificar os ganhos e as dificuldades no uso e na adesão desse tipo de dispositivo móvel. Métodos: Levantamento de estudos publicados entre janeiro de 2010 até novembro de 2017 nas bases de dados Lilacs, AgeLine, PubMed, Web of Science, Periódicos CAPES utilizando os descritores: TIC e idosos, inclusão digital e idosos, aprendizado digital e idosos, dispositivos móveis e idosos, tablet e idosos, e os termos em inglês elderly and digital inclusion, digital learning and elderly, mobile devices and elderly e tablet and elderly. Resultados: Os idosos apresentam dificuldades no uso em relação ao tamanho da tela e contrastes, ultra sensibilidade ao toque da tela (touchscreen), embora, algumas funções se mostraram totalmente intuitivas (acesso por toque e movimentação por arrasto). O uso de tablets pode ter efeitos positivos na cognição e nas habilidades sociais. Baixo nível de escolaridade e falta de conhecimento tecnológico prévio no manuseio dos aplicativos foram os fatores que afetaram negativamente a adesão ao uso do dispositivo, por outro lado, as vantagens referentes à portabilidade, eficiência, “rapidez” foram os fatores positivos que contribuíram para adesão. Conclusão: Os estudos encontrados para esta revisão abordam questões importantes sobre o impacto do uso do tablet na cognição do idoso, apontam uma direção para desenvolver melhorias em relação ao design de interface do aparelho, baseada nas experiências dos usuários investigados, e apresentam resultados positivos em relação à adesão dos idosos no uso de tablets.
id UFRGS-4_2acc67276eac8d7e00be015423f54635
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/75904
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAIdososInclusão digitalRevisão.Inclusão Digital em idososObjetivo: Revisão sistemática de pesquisas de intervenção em idosos acerca do uso de tablet para identificar os ganhos e as dificuldades no uso e na adesão desse tipo de dispositivo móvel. Métodos: Levantamento de estudos publicados entre janeiro de 2010 até novembro de 2017 nas bases de dados Lilacs, AgeLine, PubMed, Web of Science, Periódicos CAPES utilizando os descritores: TIC e idosos, inclusão digital e idosos, aprendizado digital e idosos, dispositivos móveis e idosos, tablet e idosos, e os termos em inglês elderly and digital inclusion, digital learning and elderly, mobile devices and elderly e tablet and elderly. Resultados: Os idosos apresentam dificuldades no uso em relação ao tamanho da tela e contrastes, ultra sensibilidade ao toque da tela (touchscreen), embora, algumas funções se mostraram totalmente intuitivas (acesso por toque e movimentação por arrasto). O uso de tablets pode ter efeitos positivos na cognição e nas habilidades sociais. Baixo nível de escolaridade e falta de conhecimento tecnológico prévio no manuseio dos aplicativos foram os fatores que afetaram negativamente a adesão ao uso do dispositivo, por outro lado, as vantagens referentes à portabilidade, eficiência, “rapidez” foram os fatores positivos que contribuíram para adesão. Conclusão: Os estudos encontrados para esta revisão abordam questões importantes sobre o impacto do uso do tablet na cognição do idoso, apontam uma direção para desenvolver melhorias em relação ao design de interface do aparelho, baseada nas experiências dos usuários investigados, e apresentam resultados positivos em relação à adesão dos idosos no uso de tablets.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/7590410.22456/2316-2171.75904Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 23 n. 1 (2018)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/75904/51076Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvarenga, Glaucia Martins de OliveiraDELFINO, LAIS LOPESSilva, Lais dos Santos VinholiYassuda, Mônica SanchesCachioni, Meire2021-01-06T17:57:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/75904Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:57:06Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
spellingShingle IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Alvarenga, Glaucia Martins de Oliveira
Idosos
Inclusão digital
Revisão.
Inclusão Digital em idosos
title_short IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_fullStr IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full_unstemmed IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_sort IDOSOS E INCLUSÃO DIGITAL COM TABLET-PC: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
author Alvarenga, Glaucia Martins de Oliveira
author_facet Alvarenga, Glaucia Martins de Oliveira
DELFINO, LAIS LOPES
Silva, Lais dos Santos Vinholi
Yassuda, Mônica Sanches
Cachioni, Meire
author_role author
author2 DELFINO, LAIS LOPES
Silva, Lais dos Santos Vinholi
Yassuda, Mônica Sanches
Cachioni, Meire
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Glaucia Martins de Oliveira
DELFINO, LAIS LOPES
Silva, Lais dos Santos Vinholi
Yassuda, Mônica Sanches
Cachioni, Meire
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Inclusão digital
Revisão.
Inclusão Digital em idosos
topic Idosos
Inclusão digital
Revisão.
Inclusão Digital em idosos
description Objetivo: Revisão sistemática de pesquisas de intervenção em idosos acerca do uso de tablet para identificar os ganhos e as dificuldades no uso e na adesão desse tipo de dispositivo móvel. Métodos: Levantamento de estudos publicados entre janeiro de 2010 até novembro de 2017 nas bases de dados Lilacs, AgeLine, PubMed, Web of Science, Periódicos CAPES utilizando os descritores: TIC e idosos, inclusão digital e idosos, aprendizado digital e idosos, dispositivos móveis e idosos, tablet e idosos, e os termos em inglês elderly and digital inclusion, digital learning and elderly, mobile devices and elderly e tablet and elderly. Resultados: Os idosos apresentam dificuldades no uso em relação ao tamanho da tela e contrastes, ultra sensibilidade ao toque da tela (touchscreen), embora, algumas funções se mostraram totalmente intuitivas (acesso por toque e movimentação por arrasto). O uso de tablets pode ter efeitos positivos na cognição e nas habilidades sociais. Baixo nível de escolaridade e falta de conhecimento tecnológico prévio no manuseio dos aplicativos foram os fatores que afetaram negativamente a adesão ao uso do dispositivo, por outro lado, as vantagens referentes à portabilidade, eficiência, “rapidez” foram os fatores positivos que contribuíram para adesão. Conclusão: Os estudos encontrados para esta revisão abordam questões importantes sobre o impacto do uso do tablet na cognição do idoso, apontam uma direção para desenvolver melhorias em relação ao design de interface do aparelho, baseada nas experiências dos usuários investigados, e apresentam resultados positivos em relação à adesão dos idosos no uso de tablets.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/75904
10.22456/2316-2171.75904
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/75904
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.75904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/75904/51076
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 23 n. 1 (2018)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1789438592025624576