Estratégias para a inclusão digital de pessoas idosas: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242432 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina. |
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Estratégias para a inclusão digital de pessoas idosas: uma revisão integrativaInclusão digitalIdososCogniçãoDigital inclusionSeniorsTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.Objetivo: identificar na literatura científica estratégias empregadas para promover a inclusão digital de pessoas idosas mediada por ferramentas digitais. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022 nas bases de dados PubMed/MEDLINE, EMBASE, SCOPUS, Web of Science, LILACS e SciELO e utilizados os descritores MeSH e DeCS. Resultados: foram encontrados 377 artigos potenciais, selecionados 6 pelo fluxograma de seleção e 3 pela busca manual das referências dos artigos selecionados, totalizando 9 estudos. As estratégias utilizadas eram diversas, mas, majoritariamente, eram utilizados computadores durante as sessões, geralmente em grupo. O tempo total dos estudos (4 semanas a 6 meses); a periodicidade (30 minutos a três horas por sessão, de uma a quatro vezes por semana) e o número de participantes (9 a 254) demonstrou ampla variação. As atividades desenvolvidas eram diversas: Word, PowerPoint, Paint, Internet, redes sociais, e-mail, treinos cognitivos. Além disso, em uma pesquisa a atividade física foi incluída como estratégia de intervenção. Na maioria dos artigos, houve aplicação de instrumentos para a coleta de informações sociodemográficas, cognitivas e sobre os benefícios percebidos pelos participantes. Conclusão: o presente estudo permitiu apresentar as diversas estratégias empregadas para promover a inclusão digital de idosos por meio de ferramentas digitais. Além disso, demonstrou os amplos benefícios da inclusão digital (questão social, mental, física, cognitiva e psicológica do idoso) tornando o processo de envelhecimento mais ativo e saudável.Objective: to identify in the scientific literature strategies used to promote the digital inclusion of the elderly mediated by digital tools. Methods: this is an integrative literature review, carried out between January and February 2022 in PubMed/MEDLINE, EMBASE, SCOPUS, Web of Science, LILACS and SciELO databases, using the MeSH and DeCS descriptors. Results: 377 potential articles were found, 6 selected by the selection flowchart and 3 by the manual search of the references of the selected articles, totaling 9 studies. The strategies used were diverse, but mostly computers were used during the sessions, usually in groups. The total time of studies (4 weeks to 6 months); the frequency (30 minutes to three hours per session, from one to four times a week) and the number of participants (9 to 254) demonstrated was very wide. The activities developed were diverse: Word, PowerPoint, Paint, Internet, social networks, email, cognitive training. In addition, in a survey, physical activity was included as an intervention strategy. In most of the articles, instruments were applied to collect sociodemographic and cognitive information and, on the benefits, perceived by the participants. Conclusion: the present study allowed us to present the various strategies used to promote the digital inclusion of the elderly with the use of digital tools. In addition, it demonstrated the broad benefits of digital inclusion (social, mental, physical, cognitive and psychological issues of the elderly) making the aging process more active and healthier.Florianópolis, SCd'Orsi, EleonoraHillesheim, DanúbiaUniversidade Federal de Santa CatarinaKawakatsu, Verônica Akemi Ogata2022-12-07T12:24:16Z2022-12-07T12:24:16Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242432info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-07T12:24:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242432Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-07T12:24:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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