METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Geovana Samuel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Koerich, Guilherme Henrique, Baeta Neves Alonso da Costa, Maria Fernanda, Medeiros, Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296
Resumo: A educação com idosos requer uma pedagogia específica. A adequação de conteúdos e a utilização de metodologias de aprendizagens direcionados ao público idoso são fundamentais para que o mesmo prospere e tenha êxito em processos educativos. O objetivo do presente artigo foi levantar metodologias de aprendizagem direcionadas às pessoas idosas na literatura nacional e internacional, no período de 2006 a 2020. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada em cinco bases de periódicos internacionais e também no Catálogo Nacional de Teses e Dissertações da CAPES. Foram identificados quatro estudos que contemplaram o objetivo proposto. Observa-se produção pouco expressiva acerca da temática, com estudos interdisciplinares e em sua maioria direcionados a aprendizagem ao longo da vida principalmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades digitais.
id UFRGS-4_32447798e5250747f5a1ec6f65808dbf
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/110296
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAMetodologias de AprendizagemIdosoRevisão sistemática.GerontologiaEducação.A educação com idosos requer uma pedagogia específica. A adequação de conteúdos e a utilização de metodologias de aprendizagens direcionados ao público idoso são fundamentais para que o mesmo prospere e tenha êxito em processos educativos. O objetivo do presente artigo foi levantar metodologias de aprendizagem direcionadas às pessoas idosas na literatura nacional e internacional, no período de 2006 a 2020. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada em cinco bases de periódicos internacionais e também no Catálogo Nacional de Teses e Dissertações da CAPES. Foram identificados quatro estudos que contemplaram o objetivo proposto. Observa-se produção pouco expressiva acerca da temática, com estudos interdisciplinares e em sua maioria direcionados a aprendizagem ao longo da vida principalmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades digitais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/11029610.22456/2316-2171.110296Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 2 (2021)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296/65778Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Geovana SamuelKoerich, Guilherme HenriqueBaeta Neves Alonso da Costa, Maria FernandaMedeiros, Michele2021-12-28T17:07:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/110296Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-12-28T17:07:59Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
spellingShingle METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Oliveira, Geovana Samuel
Metodologias de Aprendizagem
Idoso
Revisão sistemática.
Gerontologia
Educação.
title_short METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_fullStr METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_full_unstemmed METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
title_sort METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
author Oliveira, Geovana Samuel
author_facet Oliveira, Geovana Samuel
Koerich, Guilherme Henrique
Baeta Neves Alonso da Costa, Maria Fernanda
Medeiros, Michele
author_role author
author2 Koerich, Guilherme Henrique
Baeta Neves Alonso da Costa, Maria Fernanda
Medeiros, Michele
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Geovana Samuel
Koerich, Guilherme Henrique
Baeta Neves Alonso da Costa, Maria Fernanda
Medeiros, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias de Aprendizagem
Idoso
Revisão sistemática.
Gerontologia
Educação.
topic Metodologias de Aprendizagem
Idoso
Revisão sistemática.
Gerontologia
Educação.
description A educação com idosos requer uma pedagogia específica. A adequação de conteúdos e a utilização de metodologias de aprendizagens direcionados ao público idoso são fundamentais para que o mesmo prospere e tenha êxito em processos educativos. O objetivo do presente artigo foi levantar metodologias de aprendizagem direcionadas às pessoas idosas na literatura nacional e internacional, no período de 2006 a 2020. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada em cinco bases de periódicos internacionais e também no Catálogo Nacional de Teses e Dissertações da CAPES. Foram identificados quatro estudos que contemplaram o objetivo proposto. Observa-se produção pouco expressiva acerca da temática, com estudos interdisciplinares e em sua maioria direcionados a aprendizagem ao longo da vida principalmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades digitais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296
10.22456/2316-2171.110296
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.110296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296/65778
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 2 (2021)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766096054583296