METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296 |
Resumo: | A educação com idosos requer uma pedagogia específica. A adequação de conteúdos e a utilização de metodologias de aprendizagens direcionados ao público idoso são fundamentais para que o mesmo prospere e tenha êxito em processos educativos. O objetivo do presente artigo foi levantar metodologias de aprendizagem direcionadas às pessoas idosas na literatura nacional e internacional, no período de 2006 a 2020. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada em cinco bases de periódicos internacionais e também no Catálogo Nacional de Teses e Dissertações da CAPES. Foram identificados quatro estudos que contemplaram o objetivo proposto. Observa-se produção pouco expressiva acerca da temática, com estudos interdisciplinares e em sua maioria direcionados a aprendizagem ao longo da vida principalmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades digitais. |
id |
UFRGS-4_32447798e5250747f5a1ec6f65808dbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/110296 |
network_acronym_str |
UFRGS-4 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAMetodologias de AprendizagemIdosoRevisão sistemática.GerontologiaEducação.A educação com idosos requer uma pedagogia específica. A adequação de conteúdos e a utilização de metodologias de aprendizagens direcionados ao público idoso são fundamentais para que o mesmo prospere e tenha êxito em processos educativos. O objetivo do presente artigo foi levantar metodologias de aprendizagem direcionadas às pessoas idosas na literatura nacional e internacional, no período de 2006 a 2020. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada em cinco bases de periódicos internacionais e também no Catálogo Nacional de Teses e Dissertações da CAPES. Foram identificados quatro estudos que contemplaram o objetivo proposto. Observa-se produção pouco expressiva acerca da temática, com estudos interdisciplinares e em sua maioria direcionados a aprendizagem ao longo da vida principalmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades digitais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/11029610.22456/2316-2171.110296Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 2 (2021)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296/65778Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Geovana SamuelKoerich, Guilherme HenriqueBaeta Neves Alonso da Costa, Maria FernandaMedeiros, Michele2021-12-28T17:07:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/110296Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-12-28T17:07:59Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
spellingShingle |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Oliveira, Geovana Samuel Metodologias de Aprendizagem Idoso Revisão sistemática. Gerontologia Educação. |
title_short |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_fullStr |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
title_sort |
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DIRECIONADAS ÀS PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA |
author |
Oliveira, Geovana Samuel |
author_facet |
Oliveira, Geovana Samuel Koerich, Guilherme Henrique Baeta Neves Alonso da Costa, Maria Fernanda Medeiros, Michele |
author_role |
author |
author2 |
Koerich, Guilherme Henrique Baeta Neves Alonso da Costa, Maria Fernanda Medeiros, Michele |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Geovana Samuel Koerich, Guilherme Henrique Baeta Neves Alonso da Costa, Maria Fernanda Medeiros, Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias de Aprendizagem Idoso Revisão sistemática. Gerontologia Educação. |
topic |
Metodologias de Aprendizagem Idoso Revisão sistemática. Gerontologia Educação. |
description |
A educação com idosos requer uma pedagogia específica. A adequação de conteúdos e a utilização de metodologias de aprendizagens direcionados ao público idoso são fundamentais para que o mesmo prospere e tenha êxito em processos educativos. O objetivo do presente artigo foi levantar metodologias de aprendizagem direcionadas às pessoas idosas na literatura nacional e internacional, no período de 2006 a 2020. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada em cinco bases de periódicos internacionais e também no Catálogo Nacional de Teses e Dissertações da CAPES. Foram identificados quatro estudos que contemplaram o objetivo proposto. Observa-se produção pouco expressiva acerca da temática, com estudos interdisciplinares e em sua maioria direcionados a aprendizagem ao longo da vida principalmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades digitais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296 10.22456/2316-2171.110296 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296 |
identifier_str_mv |
10.22456/2316-2171.110296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110296/65778 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 2 (2021) 2316-2171 1517-2473 reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
collection |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com |
_version_ |
1799766096054583296 |