Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Avaliação (Campinas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815 |
Resumo: | O aprendizado ativo constitui como um novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, corroborando no ensino-aprendizagem, dado que a educação não pode mais ser considerada uma prática simples. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar como as metodologias ativas estão sendo aplicadas nas instituições de ensino atuais. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos. As descobertas oferecem recomendações teóricas, dado que proporciona um panorama acerca do tema, e práticas, uma vez que apresenta um primeiro caminho para os profissionais utilizarem esses métodos, como características, metodologias ativas existentes, disciplinas aplicáveis, entre outros. |
id |
UNISO-1_f7439963474168194a8e4d555e1b10b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4815 |
network_acronym_str |
UNISO-1 |
network_name_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagemMetodologia ativaEnsino-aprendizagemRevisão sistemáticaO aprendizado ativo constitui como um novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, corroborando no ensino-aprendizagem, dado que a educação não pode mais ser considerada uma prática simples. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar como as metodologias ativas estão sendo aplicadas nas instituições de ensino atuais. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos. As descobertas oferecem recomendações teóricas, dado que proporciona um panorama acerca do tema, e práticas, uma vez que apresenta um primeiro caminho para os profissionais utilizarem esses métodos, como características, metodologias ativas existentes, disciplinas aplicáveis, entre outros.Unicamp; Uniso2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 3 (2021)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 3 (2021)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815/4504Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Humberto Rodrigues Campos, Alyce Cardoso Andrade, Daniela Meirelles Zambalde, André Luiz 2021-12-13T17:16:54Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4815Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2021-12-13T17:16:54Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title |
Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem Marques, Humberto Rodrigues Metodologia ativa Ensino-aprendizagem Revisão sistemática |
title_short |
Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title_full |
Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem |
author |
Marques, Humberto Rodrigues |
author_facet |
Marques, Humberto Rodrigues Campos, Alyce Cardoso Andrade, Daniela Meirelles Zambalde, André Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Alyce Cardoso Andrade, Daniela Meirelles Zambalde, André Luiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Humberto Rodrigues Campos, Alyce Cardoso Andrade, Daniela Meirelles Zambalde, André Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia ativa Ensino-aprendizagem Revisão sistemática |
topic |
Metodologia ativa Ensino-aprendizagem Revisão sistemática |
description |
O aprendizado ativo constitui como um novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, corroborando no ensino-aprendizagem, dado que a educação não pode mais ser considerada uma prática simples. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar como as metodologias ativas estão sendo aplicadas nas instituições de ensino atuais. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos. As descobertas oferecem recomendações teóricas, dado que proporciona um panorama acerca do tema, e práticas, uma vez que apresenta um primeiro caminho para os profissionais utilizarem esses métodos, como características, metodologias ativas existentes, disciplinas aplicáveis, entre outros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815 |
url |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815/4504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicamp; Uniso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 3 (2021) Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 3 (2021) 1982-5765 1414-4077 reponame:Avaliação (Campinas. Online) instname:Universidade de Sorocaba (UNISO) instacron:UNISO |
instname_str |
Universidade de Sorocaba (UNISO) |
instacron_str |
UNISO |
institution |
UNISO |
reponame_str |
Avaliação (Campinas. Online) |
collection |
Avaliação (Campinas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaavaliacao@uniso.br |
_version_ |
1800219609693945856 |