Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Humberto Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Campos, Alyce Cardoso, Andrade, Daniela Meirelles, Zambalde, André Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Avaliação (Campinas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815
Resumo: O aprendizado ativo constitui como um novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, corroborando no ensino-aprendizagem, dado que a educação não pode mais ser considerada uma prática simples. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar como as metodologias ativas estão sendo aplicadas nas instituições de ensino atuais. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos. As descobertas oferecem recomendações teóricas, dado que proporciona um panorama acerca do tema, e práticas, uma vez que apresenta um primeiro caminho para os profissionais utilizarem esses métodos, como características, metodologias ativas existentes, disciplinas aplicáveis, entre outros.
id UNISO-1_f7439963474168194a8e4d555e1b10b9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4815
network_acronym_str UNISO-1
network_name_str Avaliação (Campinas. Online)
repository_id_str
spelling Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagemMetodologia ativaEnsino-aprendizagemRevisão sistemáticaO aprendizado ativo constitui como um novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, corroborando no ensino-aprendizagem, dado que a educação não pode mais ser considerada uma prática simples. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar como as metodologias ativas estão sendo aplicadas nas instituições de ensino atuais. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos. As descobertas oferecem recomendações teóricas, dado que proporciona um panorama acerca do tema, e práticas, uma vez que apresenta um primeiro caminho para os profissionais utilizarem esses métodos, como características, metodologias ativas existentes, disciplinas aplicáveis, entre outros.Unicamp; Uniso2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 3 (2021)Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 3 (2021)1982-57651414-4077reponame:Avaliação (Campinas. Online)instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)instacron:UNISOporhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815/4504Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Humberto Rodrigues Campos, Alyce Cardoso Andrade, Daniela Meirelles Zambalde, André Luiz 2021-12-13T17:16:54Zoai:ojs.periodicos.uniso.br:article/4815Revistahttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/PUBhttps://periodicos.uniso.br/avaliacao/oai||revistaavaliacao@uniso.br1982-57651414-4077opendoar:2021-12-13T17:16:54Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
spellingShingle Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Marques, Humberto Rodrigues
Metodologia ativa
Ensino-aprendizagem
Revisão sistemática
title_short Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_full Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_fullStr Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_sort Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
author Marques, Humberto Rodrigues
author_facet Marques, Humberto Rodrigues
Campos, Alyce Cardoso
Andrade, Daniela Meirelles
Zambalde, André Luiz
author_role author
author2 Campos, Alyce Cardoso
Andrade, Daniela Meirelles
Zambalde, André Luiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Humberto Rodrigues
Campos, Alyce Cardoso
Andrade, Daniela Meirelles
Zambalde, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia ativa
Ensino-aprendizagem
Revisão sistemática
topic Metodologia ativa
Ensino-aprendizagem
Revisão sistemática
description O aprendizado ativo constitui como um novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa, envolvente e motivadora, corroborando no ensino-aprendizagem, dado que a educação não pode mais ser considerada uma prática simples. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo identificar como as metodologias ativas estão sendo aplicadas nas instituições de ensino atuais. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos. As descobertas oferecem recomendações teóricas, dado que proporciona um panorama acerca do tema, e práticas, uma vez que apresenta um primeiro caminho para os profissionais utilizarem esses métodos, como características, metodologias ativas existentes, disciplinas aplicáveis, entre outros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815
url https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815/4504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
publisher.none.fl_str_mv Unicamp; Uniso
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; Vol. 26 No. 3 (2021)
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior; v. 26 n. 3 (2021)
1982-5765
1414-4077
reponame:Avaliação (Campinas. Online)
instname:Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron:UNISO
instname_str Universidade de Sorocaba (UNISO)
instacron_str UNISO
institution UNISO
reponame_str Avaliação (Campinas. Online)
collection Avaliação (Campinas. Online)
repository.name.fl_str_mv Avaliação (Campinas. Online) - Universidade de Sorocaba (UNISO)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaavaliacao@uniso.br
_version_ 1800219609693945856