IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Marchi, Barbara Frigini
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rossetti, Claudia Broetto, Cotonhoto, Larissy Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/94447
Resumo: Considerando os fenômenos do envelhecimento populacional e dacrescente popularização das novas tecnologias, este artigo buscouinvestigar aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na compreensãoe utilização de redes sociais digitais (RSD) por idosos. Para tanto,contou com a participação de 26 pessoas, com idades entre 65 e 74anos, com perfis ativos em RSD, a partir de amostra de conveniência.Essas foram entrevistadas individualmente, tendo por referência ométodo clínico piagetiano. Os dados coletados foram submetidos àanálise de conteúdo, priorizando-se a leitura qualitativa. Os resultados indicaram que os idosos, apesar de não pertencerem a uma geração nativa das atuais tecnologias e terem dificuldades para conceituar as RSD, estão ativos e participativos nelas, especialmente no Whats-App. Demonstraram também que os idosos começaram a utilizar tais ferramentas a partir do incentivo de familiares, de necessidades de trabalho e comunicação e, ainda, de interesse em sentirem-se pertencentes ao contexto social contemporâneo. Verificou-se que o uso de RSD pode contribuir para a promoção do desenvolvimento nessa etapa da vida, por meio da autovalorização e de um processo ativo de conhecimento. Tais aspectos reforçam, portanto, a premissa de Piaget no que tange à continuidade do desenvolvimento humano, de forma ativa e dinâmica, mesmo entre os mais velhos. Espera-se com este estudo contribuir para outras investigações com foco na velhice e nas novas tecnologias a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento.
id UFRGS-4_3f064016e15867090baeb1c823ce1363
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/94447
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOidososredes sociais digitaisafetividadecognição.Idosos e redes sociais digitaisConsiderando os fenômenos do envelhecimento populacional e dacrescente popularização das novas tecnologias, este artigo buscouinvestigar aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na compreensãoe utilização de redes sociais digitais (RSD) por idosos. Para tanto,contou com a participação de 26 pessoas, com idades entre 65 e 74anos, com perfis ativos em RSD, a partir de amostra de conveniência.Essas foram entrevistadas individualmente, tendo por referência ométodo clínico piagetiano. Os dados coletados foram submetidos àanálise de conteúdo, priorizando-se a leitura qualitativa. Os resultados indicaram que os idosos, apesar de não pertencerem a uma geração nativa das atuais tecnologias e terem dificuldades para conceituar as RSD, estão ativos e participativos nelas, especialmente no Whats-App. Demonstraram também que os idosos começaram a utilizar tais ferramentas a partir do incentivo de familiares, de necessidades de trabalho e comunicação e, ainda, de interesse em sentirem-se pertencentes ao contexto social contemporâneo. Verificou-se que o uso de RSD pode contribuir para a promoção do desenvolvimento nessa etapa da vida, por meio da autovalorização e de um processo ativo de conhecimento. Tais aspectos reforçam, portanto, a premissa de Piaget no que tange à continuidade do desenvolvimento humano, de forma ativa e dinâmica, mesmo entre os mais velhos. Espera-se com este estudo contribuir para outras investigações com foco na velhice e nas novas tecnologias a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresQualitativa; exploratória; método clínico.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9444710.22456/2316-2171.94447Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 25 n. 1 (2020)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/94447/58363Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Marchi, Barbara FriginiRossetti, Claudia BroettoCotonhoto, Larissy Alves2021-01-06T17:59:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/94447Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:59:03Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
spellingShingle IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
De Marchi, Barbara Frigini
idosos
redes sociais digitais
afetividade
cognição.
Idosos e redes sociais digitais
title_short IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_fullStr IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full_unstemmed IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_sort IDOSOS E REDES SOCIAIS DIGITAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
author De Marchi, Barbara Frigini
author_facet De Marchi, Barbara Frigini
Rossetti, Claudia Broetto
Cotonhoto, Larissy Alves
author_role author
author2 Rossetti, Claudia Broetto
Cotonhoto, Larissy Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Marchi, Barbara Frigini
Rossetti, Claudia Broetto
Cotonhoto, Larissy Alves
dc.subject.por.fl_str_mv idosos
redes sociais digitais
afetividade
cognição.
Idosos e redes sociais digitais
topic idosos
redes sociais digitais
afetividade
cognição.
Idosos e redes sociais digitais
description Considerando os fenômenos do envelhecimento populacional e dacrescente popularização das novas tecnologias, este artigo buscouinvestigar aspectos afetivos e cognitivos envolvidos na compreensãoe utilização de redes sociais digitais (RSD) por idosos. Para tanto,contou com a participação de 26 pessoas, com idades entre 65 e 74anos, com perfis ativos em RSD, a partir de amostra de conveniência.Essas foram entrevistadas individualmente, tendo por referência ométodo clínico piagetiano. Os dados coletados foram submetidos àanálise de conteúdo, priorizando-se a leitura qualitativa. Os resultados indicaram que os idosos, apesar de não pertencerem a uma geração nativa das atuais tecnologias e terem dificuldades para conceituar as RSD, estão ativos e participativos nelas, especialmente no Whats-App. Demonstraram também que os idosos começaram a utilizar tais ferramentas a partir do incentivo de familiares, de necessidades de trabalho e comunicação e, ainda, de interesse em sentirem-se pertencentes ao contexto social contemporâneo. Verificou-se que o uso de RSD pode contribuir para a promoção do desenvolvimento nessa etapa da vida, por meio da autovalorização e de um processo ativo de conhecimento. Tais aspectos reforçam, portanto, a premissa de Piaget no que tange à continuidade do desenvolvimento humano, de forma ativa e dinâmica, mesmo entre os mais velhos. Espera-se com este estudo contribuir para outras investigações com foco na velhice e nas novas tecnologias a partir da perspectiva da Psicologia do Desenvolvimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Qualitativa; exploratória; método clínico.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/94447
10.22456/2316-2171.94447
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/94447
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.94447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/94447/58363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 25 n. 1 (2020)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766095520858112