Redes sociais digitais na perspectiva da juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Cunha, Osmar Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20249
Resumo: As influências das redes sociais digitais vêm crescendo constantemente, sendo fundamental compreender as relações que os jovens estabelecem com elas. Os jovens configuram os principais usuários das redes sociais, sendo estas um importante elemento da constituição das subjetividades contemporâneas. O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi compreender como os jovens se relacionam com as redes sociais na contemporaneidade. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico a partir de publicações científicas que versassem sobre o tema e que apresentassem estudos de campos em que os jovens foram o foco de estudo. O recorte temporal desse levantamento foi de janeiro de 2010 a outubro de 2021, através de artigos publicados nas bases de dados SCIELO, PePSIC, BVS e Portal do Capes. Ficou evidente que o tema estudado é pouco presente nas pesquisas e publicações de diversas áreas, onde o número de publicações mesmo abordadas no campo da psicologia é reduzido. Através de uma análise de conteúdo, foi possível criar duas categorias de análise que são: ‘O “Eu” Online”, que aborda como os jovens constroem sua imagem nas redes sociais, e “Presenças na Rede’, que se refere aos efeitos na subjetividade a partir da interação com as redes digitais, em especial a extensão dos corpos via publicações. Constatou-se a preocupação dos jovens em construir seus corpos digitais, pois por meio deles tentam assegurar novas relações dentro e fora das redes sociais, possibilitando a quebra da necessidade física de se relacionar e a construção de novas dinâmicas relacionais entre jovens e seus familiares.
id Ânima_133d308db6bcae27ec06c0e15709fdac
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20249
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Redes sociais digitais na perspectiva da juventudeDigital social networks from a youth perspectiveIRedes sociais digitaisJovensAdolescentesVirtualidadePsicologiaAs influências das redes sociais digitais vêm crescendo constantemente, sendo fundamental compreender as relações que os jovens estabelecem com elas. Os jovens configuram os principais usuários das redes sociais, sendo estas um importante elemento da constituição das subjetividades contemporâneas. O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi compreender como os jovens se relacionam com as redes sociais na contemporaneidade. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico a partir de publicações científicas que versassem sobre o tema e que apresentassem estudos de campos em que os jovens foram o foco de estudo. O recorte temporal desse levantamento foi de janeiro de 2010 a outubro de 2021, através de artigos publicados nas bases de dados SCIELO, PePSIC, BVS e Portal do Capes. Ficou evidente que o tema estudado é pouco presente nas pesquisas e publicações de diversas áreas, onde o número de publicações mesmo abordadas no campo da psicologia é reduzido. Através de uma análise de conteúdo, foi possível criar duas categorias de análise que são: ‘O “Eu” Online”, que aborda como os jovens constroem sua imagem nas redes sociais, e “Presenças na Rede’, que se refere aos efeitos na subjetividade a partir da interação com as redes digitais, em especial a extensão dos corpos via publicações. Constatou-se a preocupação dos jovens em construir seus corpos digitais, pois por meio deles tentam assegurar novas relações dentro e fora das redes sociais, possibilitando a quebra da necessidade física de se relacionar e a construção de novas dinâmicas relacionais entre jovens e seus familiares.The influences of digital social networks are constantly growing, and it is essential to understand the relationships that young people establish with them. Young people are the main users of social networks, which are an important element in the constitution of contemporary subjectivities. The objective of the research presented here was to understand how young people relate to social networks in contemporary times. To reach this goal, a bibliographical study was carried out based on scientific publications that dealt with the theme and presented studies of fields in which young people were the focus of study. The time frame of this survey was from January 2010 to October 2021, through articles published in the SCIELO, PePSIC, BVS and Portal do Capes databases. It was evident that the studied theme is little present in researches and publications in several areas, where the number of publications even approached in the psychology field is reduced. Through content analysis, it was possible to create two categories of analysis which are: 'The "I" Online', which addresses how young people construct their image on social networks, and 'Presences on the Net', which refers to the effects on subjectivity from the interaction with digital networks, especially the extension of bodies via publications. It was found the concern of young people in building their digital bodies, because through them they try to ensure new relationships inside and outside the social networks, enabling the breaking of the physical need to relate and the construction of new relational dynamics between young people and their families.Pretto, ZuleicaDa Cunha, Osmar Lopes2021-12-20T12:30:48Z2021-12-20T12:30:48Z2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis21 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20249FlorianópolisAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-12-20T12:30:54Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/20249Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-12-20T12:30:54Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais digitais na perspectiva da juventude
Digital social networks from a youth perspectiveI
title Redes sociais digitais na perspectiva da juventude
spellingShingle Redes sociais digitais na perspectiva da juventude
Da Cunha, Osmar Lopes
Redes sociais digitais
Jovens
Adolescentes
Virtualidade
Psicologia
title_short Redes sociais digitais na perspectiva da juventude
title_full Redes sociais digitais na perspectiva da juventude
title_fullStr Redes sociais digitais na perspectiva da juventude
title_full_unstemmed Redes sociais digitais na perspectiva da juventude
title_sort Redes sociais digitais na perspectiva da juventude
author Da Cunha, Osmar Lopes
author_facet Da Cunha, Osmar Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pretto, Zuleica
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Cunha, Osmar Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais digitais
Jovens
Adolescentes
Virtualidade
Psicologia
topic Redes sociais digitais
Jovens
Adolescentes
Virtualidade
Psicologia
description As influências das redes sociais digitais vêm crescendo constantemente, sendo fundamental compreender as relações que os jovens estabelecem com elas. Os jovens configuram os principais usuários das redes sociais, sendo estas um importante elemento da constituição das subjetividades contemporâneas. O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi compreender como os jovens se relacionam com as redes sociais na contemporaneidade. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo bibliográfico a partir de publicações científicas que versassem sobre o tema e que apresentassem estudos de campos em que os jovens foram o foco de estudo. O recorte temporal desse levantamento foi de janeiro de 2010 a outubro de 2021, através de artigos publicados nas bases de dados SCIELO, PePSIC, BVS e Portal do Capes. Ficou evidente que o tema estudado é pouco presente nas pesquisas e publicações de diversas áreas, onde o número de publicações mesmo abordadas no campo da psicologia é reduzido. Através de uma análise de conteúdo, foi possível criar duas categorias de análise que são: ‘O “Eu” Online”, que aborda como os jovens constroem sua imagem nas redes sociais, e “Presenças na Rede’, que se refere aos efeitos na subjetividade a partir da interação com as redes digitais, em especial a extensão dos corpos via publicações. Constatou-se a preocupação dos jovens em construir seus corpos digitais, pois por meio deles tentam assegurar novas relações dentro e fora das redes sociais, possibilitando a quebra da necessidade física de se relacionar e a construção de novas dinâmicas relacionais entre jovens e seus familiares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T12:30:48Z
2021-12-20T12:30:48Z
2021-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20249
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415806177574912