Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: d'Alencar, Raimunda Silva
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4719
Resumo: Resumo: O envelhecimento da população brasileira, e do sul da Bahia, em particular, é um fenômeno social inconteste. Basta um olhar mais aguçado no nosso entorno para percebermos que, a partir de nós mesmos, esse envelhecimento está mais visível. Esta situação, no entanto, não tem eliminado o tratamento preconceituoso e de descaso com que ainda é tratado o idoso. Entendendo que mudanças podem ocorrer pela via da educação, e que os próprios idosos precisam preparar-se para viver positivamente esta etapa da vida, a oportunidade de sua (re) inserção no processo educacional formal indica o eixo norteador para novos aprendizados, inclusive de viver e envelhecer positivamente. A pressuposição básica que norteia este trabalho é, de um lado, de ligação entre educação e velhice, expressões aparentemente incompatíveis, considerando que a educação sempre esteve ligada às crianças e jovens e, de outro lado, de que o processo de envelhecimento é aprendido e, por isso, requer preparação. Esses requerimentos são desafiadores não só para os idosos, mas para professores e organizações de ensino; estão expressos nos conteúdos, na competência de professores, na própria concepção de ensino-aprendizagem. À educação não cabe, apenas, preparar indivíduos para o aprendizado da produção, da linha de montagem, mas preparar para a vida em um mundo de aceleradas mudanças, um mundo que consome idéias, sem limite de tempo e espaço, sem certezas. A preparação terá que ser para uma vida interativa, inconclusa, com exigências cognitiva e instrumental, que considere aspectos éticos, afetivos, espirituais, criativos, de prazer e alegria de viver. Palavras-chave: Envelhecimento. Pedagogia. Gerontagogia. Educação do Idoso. Abstract: The aging of the Brazilian population, and in the south of Bahia, in particular, is an incontestable social phenomenon. A look sharpened around us is enough to perceive that, from we ourselves, this aging is more visible. This situation, however, has not eliminated the prejudiced and the indifference treatment with the aged one is still dealt. We understand that changes can occur for the way of the education, and that the aged ones need to prepare themselves to live positively this stage of their life. The chance of their (re) insertion in the formal educational process can indicate the guide axle for new learning, also of living and aging in more positive mode. The basic presupposition that guides this work is, by one side, plugging between education and oldness, expressions parentally incompatible considering that the education has been connected with children and young people. On the other side, the aging process is learned, therefore, require preparation. These requirements are challenging not only for the aged ones, but for professors and organizations of education. They are express in the contents, in the ability of professors, the proper conception of teaching-learning. The education does not fit, only, to prepare individuals for the learning of the production, of the assembly line, but to prepare for the life in a world of sped up changes, a world that consume ideas, without time limit and space, without sure. The preparation must be for an interactive life, with cognitive and instrumental requirements, but it has to consider ethical, affective, spirituals, creativity, pleasure and joy aspects of living. Keywords: Aging. Pedagogy. Gerontology. Education of the Aged One.
id UFRGS-4_4adc9e1ef2e554aa3b3cd8bc27361237
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/4719
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idososEnvelhecimento. Pedagogia. Gerontagogia. Educação do Idoso. Aging. Pedagogy. Gerontology. Education of the Aged One.Resumo: O envelhecimento da população brasileira, e do sul da Bahia, em particular, é um fenômeno social inconteste. Basta um olhar mais aguçado no nosso entorno para percebermos que, a partir de nós mesmos, esse envelhecimento está mais visível. Esta situação, no entanto, não tem eliminado o tratamento preconceituoso e de descaso com que ainda é tratado o idoso. Entendendo que mudanças podem ocorrer pela via da educação, e que os próprios idosos precisam preparar-se para viver positivamente esta etapa da vida, a oportunidade de sua (re) inserção no processo educacional formal indica o eixo norteador para novos aprendizados, inclusive de viver e envelhecer positivamente. A pressuposição básica que norteia este trabalho é, de um lado, de ligação entre educação e velhice, expressões aparentemente incompatíveis, considerando que a educação sempre esteve ligada às crianças e jovens e, de outro lado, de que o processo de envelhecimento é aprendido e, por isso, requer preparação. Esses requerimentos são desafiadores não só para os idosos, mas para professores e organizações de ensino; estão expressos nos conteúdos, na competência de professores, na própria concepção de ensino-aprendizagem. À educação não cabe, apenas, preparar indivíduos para o aprendizado da produção, da linha de montagem, mas preparar para a vida em um mundo de aceleradas mudanças, um mundo que consome idéias, sem limite de tempo e espaço, sem certezas. A preparação terá que ser para uma vida interativa, inconclusa, com exigências cognitiva e instrumental, que considere aspectos éticos, afetivos, espirituais, criativos, de prazer e alegria de viver. Palavras-chave: Envelhecimento. Pedagogia. Gerontagogia. Educação do Idoso. Abstract: The aging of the Brazilian population, and in the south of Bahia, in particular, is an incontestable social phenomenon. A look sharpened around us is enough to perceive that, from we ourselves, this aging is more visible. This situation, however, has not eliminated the prejudiced and the indifference treatment with the aged one is still dealt. We understand that changes can occur for the way of the education, and that the aged ones need to prepare themselves to live positively this stage of their life. The chance of their (re) insertion in the formal educational process can indicate the guide axle for new learning, also of living and aging in more positive mode. The basic presupposition that guides this work is, by one side, plugging between education and oldness, expressions parentally incompatible considering that the education has been connected with children and young people. On the other side, the aging process is learned, therefore, require preparation. These requirements are challenging not only for the aged ones, but for professors and organizations of education. They are express in the contents, in the ability of professors, the proper conception of teaching-learning. The education does not fit, only, to prepare individuals for the learning of the production, of the assembly line, but to prepare for the life in a world of sped up changes, a world that consume ideas, without time limit and space, without sure. The preparation must be for an interactive life, with cognitive and instrumental requirements, but it has to consider ethical, affective, spirituals, creativity, pleasure and joy aspects of living. Keywords: Aging. Pedagogy. Gerontology. Education of the Aged One.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2002-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/471910.22456/2316-2171.4719Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 4 (2002)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4719/2645d'Alencar, Raimunda Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:45:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/4719Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:45:36Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idosos
title Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idosos
spellingShingle Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idosos
d'Alencar, Raimunda Silva
Envelhecimento. Pedagogia. Gerontagogia. Educação do Idoso. Aging. Pedagogy. Gerontology. Education of the Aged One.
title_short Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idosos
title_full Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idosos
title_fullStr Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idosos
title_full_unstemmed Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idosos
title_sort Ensinar a Viver, Ensinar a Envelhecer: desafios para a educação de idosos
author d'Alencar, Raimunda Silva
author_facet d'Alencar, Raimunda Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv d'Alencar, Raimunda Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento. Pedagogia. Gerontagogia. Educação do Idoso. Aging. Pedagogy. Gerontology. Education of the Aged One.
topic Envelhecimento. Pedagogia. Gerontagogia. Educação do Idoso. Aging. Pedagogy. Gerontology. Education of the Aged One.
description Resumo: O envelhecimento da população brasileira, e do sul da Bahia, em particular, é um fenômeno social inconteste. Basta um olhar mais aguçado no nosso entorno para percebermos que, a partir de nós mesmos, esse envelhecimento está mais visível. Esta situação, no entanto, não tem eliminado o tratamento preconceituoso e de descaso com que ainda é tratado o idoso. Entendendo que mudanças podem ocorrer pela via da educação, e que os próprios idosos precisam preparar-se para viver positivamente esta etapa da vida, a oportunidade de sua (re) inserção no processo educacional formal indica o eixo norteador para novos aprendizados, inclusive de viver e envelhecer positivamente. A pressuposição básica que norteia este trabalho é, de um lado, de ligação entre educação e velhice, expressões aparentemente incompatíveis, considerando que a educação sempre esteve ligada às crianças e jovens e, de outro lado, de que o processo de envelhecimento é aprendido e, por isso, requer preparação. Esses requerimentos são desafiadores não só para os idosos, mas para professores e organizações de ensino; estão expressos nos conteúdos, na competência de professores, na própria concepção de ensino-aprendizagem. À educação não cabe, apenas, preparar indivíduos para o aprendizado da produção, da linha de montagem, mas preparar para a vida em um mundo de aceleradas mudanças, um mundo que consome idéias, sem limite de tempo e espaço, sem certezas. A preparação terá que ser para uma vida interativa, inconclusa, com exigências cognitiva e instrumental, que considere aspectos éticos, afetivos, espirituais, criativos, de prazer e alegria de viver. Palavras-chave: Envelhecimento. Pedagogia. Gerontagogia. Educação do Idoso. Abstract: The aging of the Brazilian population, and in the south of Bahia, in particular, is an incontestable social phenomenon. A look sharpened around us is enough to perceive that, from we ourselves, this aging is more visible. This situation, however, has not eliminated the prejudiced and the indifference treatment with the aged one is still dealt. We understand that changes can occur for the way of the education, and that the aged ones need to prepare themselves to live positively this stage of their life. The chance of their (re) insertion in the formal educational process can indicate the guide axle for new learning, also of living and aging in more positive mode. The basic presupposition that guides this work is, by one side, plugging between education and oldness, expressions parentally incompatible considering that the education has been connected with children and young people. On the other side, the aging process is learned, therefore, require preparation. These requirements are challenging not only for the aged ones, but for professors and organizations of education. They are express in the contents, in the ability of professors, the proper conception of teaching-learning. The education does not fit, only, to prepare individuals for the learning of the production, of the assembly line, but to prepare for the life in a world of sped up changes, a world that consume ideas, without time limit and space, without sure. The preparation must be for an interactive life, with cognitive and instrumental requirements, but it has to consider ethical, affective, spirituals, creativity, pleasure and joy aspects of living. Keywords: Aging. Pedagogy. Gerontology. Education of the Aged One.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4719
10.22456/2316-2171.4719
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4719
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.4719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4719/2645
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 4 (2002)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766091287756800