CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Berenice Klimuk Pereira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cardoso, Maria Cristina Almeida Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/5795
Resumo: Este estudo apresenta as características miofuncionais orofaciais relacionadas à deglutição, em um grupo de idosas institucionalizadas, com intenção de constatarmos a eficiência funcional da deglutição frente ao envelhecimento, tendo em vista as mudanças fisiológicas e funcionais que ocorrem ao longo desse processo. O mesmo foi realizado com uma amostra de 15 idosas, moradoras de um lar de idosos, particular, na cidade de Porto Alegre, através de entrevista inicial, protocolo de avaliação miofuncional orofacial e observação de uma refeição. Na entrevista inicial verificou-se que a maioria das idosas relatou dificuldades para a deglutição da consistência sólida. Na avaliação do sistema sensório motor oral encontrou-se: todas com algum tipo de falha dentária, com utilização ou não de próteses dentárias. Na observação da refeição quase a totalidade das idosas ingeria líquido durante a alimentação, sendo que algumas não fazem vedamento labial. A amostra não evidenciou sinais para disfagia. A pesquisa demonstrou que com o avanço da idade ocorrem modificações nas estruturas miofuncionais e orofaciais do indivíduo idoso, levando-o a habituar-se às dificuldades que ocorrem no processo de deglutição. Verificamos a necessidade da intervenção fonoaudiológica dentro de instituições que abrigam idosos, visando uma melhor qualidade de vida quanto aos aspectos relacionados à deglutição, bem como orientação, com enfoque preventivo, aos funcionários e idosos, possibilitando melhorar a percepção de qualquer alteração significativa, evitando possíveis casos de disfagia.
id UFRGS-4_555fa2b37213372f18b4a041477db92d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/5795
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADASTerceira IdadeEnvelhecimentoDeglutiçãoAlimentação.GerontologiaEste estudo apresenta as características miofuncionais orofaciais relacionadas à deglutição, em um grupo de idosas institucionalizadas, com intenção de constatarmos a eficiência funcional da deglutição frente ao envelhecimento, tendo em vista as mudanças fisiológicas e funcionais que ocorrem ao longo desse processo. O mesmo foi realizado com uma amostra de 15 idosas, moradoras de um lar de idosos, particular, na cidade de Porto Alegre, através de entrevista inicial, protocolo de avaliação miofuncional orofacial e observação de uma refeição. Na entrevista inicial verificou-se que a maioria das idosas relatou dificuldades para a deglutição da consistência sólida. Na avaliação do sistema sensório motor oral encontrou-se: todas com algum tipo de falha dentária, com utilização ou não de próteses dentárias. Na observação da refeição quase a totalidade das idosas ingeria líquido durante a alimentação, sendo que algumas não fazem vedamento labial. A amostra não evidenciou sinais para disfagia. A pesquisa demonstrou que com o avanço da idade ocorrem modificações nas estruturas miofuncionais e orofaciais do indivíduo idoso, levando-o a habituar-se às dificuldades que ocorrem no processo de deglutição. Verificamos a necessidade da intervenção fonoaudiológica dentro de instituições que abrigam idosos, visando uma melhor qualidade de vida quanto aos aspectos relacionados à deglutição, bem como orientação, com enfoque preventivo, aos funcionários e idosos, possibilitando melhorar a percepção de qualquer alteração significativa, evitando possíveis casos de disfagia.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresGerontologia; Fonoaudiologia;application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/579510.22456/2316-2171.5795Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 14 n. 1 (2009)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/5795/7066Dias, Berenice Klimuk PereiraCardoso, Maria Cristina Almeida Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:49:24Zoai:seer.ufrgs.br:article/5795Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:49:24Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
title CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
spellingShingle CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
Dias, Berenice Klimuk Pereira
Terceira Idade
Envelhecimento
Deglutição
Alimentação.
Gerontologia
title_short CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
title_full CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
title_fullStr CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
title_sort CARACTERÍSTICAS DA FUNÇAO DE DEGLUTIÇÃO EM UM GRUPO DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS
author Dias, Berenice Klimuk Pereira
author_facet Dias, Berenice Klimuk Pereira
Cardoso, Maria Cristina Almeida Freitas
author_role author
author2 Cardoso, Maria Cristina Almeida Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Berenice Klimuk Pereira
Cardoso, Maria Cristina Almeida Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Terceira Idade
Envelhecimento
Deglutição
Alimentação.
Gerontologia
topic Terceira Idade
Envelhecimento
Deglutição
Alimentação.
Gerontologia
description Este estudo apresenta as características miofuncionais orofaciais relacionadas à deglutição, em um grupo de idosas institucionalizadas, com intenção de constatarmos a eficiência funcional da deglutição frente ao envelhecimento, tendo em vista as mudanças fisiológicas e funcionais que ocorrem ao longo desse processo. O mesmo foi realizado com uma amostra de 15 idosas, moradoras de um lar de idosos, particular, na cidade de Porto Alegre, através de entrevista inicial, protocolo de avaliação miofuncional orofacial e observação de uma refeição. Na entrevista inicial verificou-se que a maioria das idosas relatou dificuldades para a deglutição da consistência sólida. Na avaliação do sistema sensório motor oral encontrou-se: todas com algum tipo de falha dentária, com utilização ou não de próteses dentárias. Na observação da refeição quase a totalidade das idosas ingeria líquido durante a alimentação, sendo que algumas não fazem vedamento labial. A amostra não evidenciou sinais para disfagia. A pesquisa demonstrou que com o avanço da idade ocorrem modificações nas estruturas miofuncionais e orofaciais do indivíduo idoso, levando-o a habituar-se às dificuldades que ocorrem no processo de deglutição. Verificamos a necessidade da intervenção fonoaudiológica dentro de instituições que abrigam idosos, visando uma melhor qualidade de vida quanto aos aspectos relacionados à deglutição, bem como orientação, com enfoque preventivo, aos funcionários e idosos, possibilitando melhorar a percepção de qualquer alteração significativa, evitando possíveis casos de disfagia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Gerontologia; Fonoaudiologia;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/5795
10.22456/2316-2171.5795
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/5795
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.5795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/5795/7066
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 14 n. 1 (2009)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766091871813632