INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raissa de Campos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Deutsch, Silvia, Garuffi, Marcelo, Gobbi, Sebastião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49521
Resumo: Estados de humor são sentimentos autorreguladores que, quando positivos, podem contribuir para um envelhecimento saudável, manter ou melhorar os níveis funcionais. Tal melhora pode ser notada em indivíduos que praticam atividade física sistematizada, como a dança por exemplo. Para verificar se há influência dos estados de humor nos componentes funcionais e a interferência do exercício físico nesses aspectos, o presente estudo foi realizado com 30 idosos, distribuídos igualmente em dois grupos (grupo treinamento e grupo controle). O Grupo de Treinamento participou de um protocolo de dança com duração de 1 hora, três vezes por semana, durante 12 semanas e o Grupo Controle não frequentou qualquer programa de atividade física. Todos os participantes foram avaliados pela Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada e pela bateria de testes da AAHPERD. Para os estados de humor foi utilizado o Teste binomial com nível de significância de 5% e uma análise comparativa pré e pós. Para os componentes da capacidade funcional foi utilizada a análise de variância para medidas repetidas ANOVA two way adotando-se mesmo nível de significância. Não foram detectadas mudanças estatisticamente significativas para os estados de humor, embora os componentes funcionais tenham apresentado  melhoras na coordenação, agilidade e força com a prática  de dança. Os idosos que apresentaram melhores níveis funcionais tiveram os estados de humor positivos intensificados e os negativos mantidos ou reduzidos. Idosos adeptos ao exercício físico com estados de humor mais positivos apresentaram os melhores níveis funcionais.
id UFRGS-4_843df991ab6b11c5360b68c0bcdced5f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/49521
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.Estados de ânimoNíveis funcionaisDançaEnvelhecimento.Capacidade Funcional e Estados de HumorEstados de humor são sentimentos autorreguladores que, quando positivos, podem contribuir para um envelhecimento saudável, manter ou melhorar os níveis funcionais. Tal melhora pode ser notada em indivíduos que praticam atividade física sistematizada, como a dança por exemplo. Para verificar se há influência dos estados de humor nos componentes funcionais e a interferência do exercício físico nesses aspectos, o presente estudo foi realizado com 30 idosos, distribuídos igualmente em dois grupos (grupo treinamento e grupo controle). O Grupo de Treinamento participou de um protocolo de dança com duração de 1 hora, três vezes por semana, durante 12 semanas e o Grupo Controle não frequentou qualquer programa de atividade física. Todos os participantes foram avaliados pela Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada e pela bateria de testes da AAHPERD. Para os estados de humor foi utilizado o Teste binomial com nível de significância de 5% e uma análise comparativa pré e pós. Para os componentes da capacidade funcional foi utilizada a análise de variância para medidas repetidas ANOVA two way adotando-se mesmo nível de significância. Não foram detectadas mudanças estatisticamente significativas para os estados de humor, embora os componentes funcionais tenham apresentado  melhoras na coordenação, agilidade e força com a prática  de dança. Os idosos que apresentaram melhores níveis funcionais tiveram os estados de humor positivos intensificados e os negativos mantidos ou reduzidos. Idosos adeptos ao exercício físico com estados de humor mais positivos apresentaram os melhores níveis funcionais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4952110.22456/2316-2171.49521Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 20 n. 1 (2015)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49521/34934Oliveira, Raissa de CamposDeutsch, SilviaGaruffi, MarceloGobbi, Sebastiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:53:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/49521Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:53:04Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.
title INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.
spellingShingle INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.
Oliveira, Raissa de Campos
Estados de ânimo
Níveis funcionais
Dança
Envelhecimento.
Capacidade Funcional e Estados de Humor
title_short INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.
title_full INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.
title_fullStr INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.
title_full_unstemmed INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.
title_sort INTERFERÊNCIA DO ESTADO DE HUMOR NA MELHORA DOS COMPONENTES DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS.
author Oliveira, Raissa de Campos
author_facet Oliveira, Raissa de Campos
Deutsch, Silvia
Garuffi, Marcelo
Gobbi, Sebastião
author_role author
author2 Deutsch, Silvia
Garuffi, Marcelo
Gobbi, Sebastião
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Raissa de Campos
Deutsch, Silvia
Garuffi, Marcelo
Gobbi, Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Estados de ânimo
Níveis funcionais
Dança
Envelhecimento.
Capacidade Funcional e Estados de Humor
topic Estados de ânimo
Níveis funcionais
Dança
Envelhecimento.
Capacidade Funcional e Estados de Humor
description Estados de humor são sentimentos autorreguladores que, quando positivos, podem contribuir para um envelhecimento saudável, manter ou melhorar os níveis funcionais. Tal melhora pode ser notada em indivíduos que praticam atividade física sistematizada, como a dança por exemplo. Para verificar se há influência dos estados de humor nos componentes funcionais e a interferência do exercício físico nesses aspectos, o presente estudo foi realizado com 30 idosos, distribuídos igualmente em dois grupos (grupo treinamento e grupo controle). O Grupo de Treinamento participou de um protocolo de dança com duração de 1 hora, três vezes por semana, durante 12 semanas e o Grupo Controle não frequentou qualquer programa de atividade física. Todos os participantes foram avaliados pela Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada e pela bateria de testes da AAHPERD. Para os estados de humor foi utilizado o Teste binomial com nível de significância de 5% e uma análise comparativa pré e pós. Para os componentes da capacidade funcional foi utilizada a análise de variância para medidas repetidas ANOVA two way adotando-se mesmo nível de significância. Não foram detectadas mudanças estatisticamente significativas para os estados de humor, embora os componentes funcionais tenham apresentado  melhoras na coordenação, agilidade e força com a prática  de dança. Os idosos que apresentaram melhores níveis funcionais tiveram os estados de humor positivos intensificados e os negativos mantidos ou reduzidos. Idosos adeptos ao exercício físico com estados de humor mais positivos apresentaram os melhores níveis funcionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49521
10.22456/2316-2171.49521
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49521
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.49521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/49521/34934
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 20 n. 1 (2015)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093988888576