OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Igor Moura Danieleviz e
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Josiane Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322
Resumo: Este artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações que tiveram como objeto central de suas análises o processo de envelhecimento ou velhice, em contextos educacionais ou relacionados com a área da Educação. Os dados foram obtidos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto segue organizado em duas seções. Uma primeira, na qual são apresentadas as produções que ilustram os contextos iniciais em que a velhice é qualitativamente investigada nas Ciências Sociais e na Psicologia Social (com especial ênfase nas Representações Sociais). Por fim, o levantamento das teses e dissertações conforme as unidades temáticas elencadas e as considerações sobre o percurso das análises. A partir do material inventariado, foi possível perceber maneiras distintas de empreender o olhar sobre a velhice, especialmente em relação ao emprego da teoria e instrumentos metodológicos.
id UFRGS-4_9d4b07d9b772ce81a41f42381282616a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/98322
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAISRepresentações SociaisVelhiceEducaçãoEste artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações que tiveram como objeto central de suas análises o processo de envelhecimento ou velhice, em contextos educacionais ou relacionados com a área da Educação. Os dados foram obtidos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto segue organizado em duas seções. Uma primeira, na qual são apresentadas as produções que ilustram os contextos iniciais em que a velhice é qualitativamente investigada nas Ciências Sociais e na Psicologia Social (com especial ênfase nas Representações Sociais). Por fim, o levantamento das teses e dissertações conforme as unidades temáticas elencadas e as considerações sobre o percurso das análises. A partir do material inventariado, foi possível perceber maneiras distintas de empreender o olhar sobre a velhice, especialmente em relação ao emprego da teoria e instrumentos metodológicos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9832210.22456/2316-2171.98322Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 2 (2021)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322/65742Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Igor Moura Danieleviz eGonçalves, Josiane Peres2021-12-28T17:07:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/98322Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-12-28T17:07:59Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
title OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
spellingShingle OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
Silva, Igor Moura Danieleviz e
Representações Sociais
Velhice
Educação
title_short OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
title_full OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
title_fullStr OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
title_sort OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
author Silva, Igor Moura Danieleviz e
author_facet Silva, Igor Moura Danieleviz e
Gonçalves, Josiane Peres
author_role author
author2 Gonçalves, Josiane Peres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Igor Moura Danieleviz e
Gonçalves, Josiane Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Velhice
Educação
topic Representações Sociais
Velhice
Educação
description Este artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações que tiveram como objeto central de suas análises o processo de envelhecimento ou velhice, em contextos educacionais ou relacionados com a área da Educação. Os dados foram obtidos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto segue organizado em duas seções. Uma primeira, na qual são apresentadas as produções que ilustram os contextos iniciais em que a velhice é qualitativamente investigada nas Ciências Sociais e na Psicologia Social (com especial ênfase nas Representações Sociais). Por fim, o levantamento das teses e dissertações conforme as unidades temáticas elencadas e as considerações sobre o percurso das análises. A partir do material inventariado, foi possível perceber maneiras distintas de empreender o olhar sobre a velhice, especialmente em relação ao emprego da teoria e instrumentos metodológicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322
10.22456/2316-2171.98322
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.98322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322/65742
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 2 (2021)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766095597404160