OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322 |
Resumo: | Este artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações que tiveram como objeto central de suas análises o processo de envelhecimento ou velhice, em contextos educacionais ou relacionados com a área da Educação. Os dados foram obtidos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto segue organizado em duas seções. Uma primeira, na qual são apresentadas as produções que ilustram os contextos iniciais em que a velhice é qualitativamente investigada nas Ciências Sociais e na Psicologia Social (com especial ênfase nas Representações Sociais). Por fim, o levantamento das teses e dissertações conforme as unidades temáticas elencadas e as considerações sobre o percurso das análises. A partir do material inventariado, foi possível perceber maneiras distintas de empreender o olhar sobre a velhice, especialmente em relação ao emprego da teoria e instrumentos metodológicos. |
id |
UFRGS-4_9d4b07d9b772ce81a41f42381282616a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/98322 |
network_acronym_str |
UFRGS-4 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAISRepresentações SociaisVelhiceEducaçãoEste artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações que tiveram como objeto central de suas análises o processo de envelhecimento ou velhice, em contextos educacionais ou relacionados com a área da Educação. Os dados foram obtidos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto segue organizado em duas seções. Uma primeira, na qual são apresentadas as produções que ilustram os contextos iniciais em que a velhice é qualitativamente investigada nas Ciências Sociais e na Psicologia Social (com especial ênfase nas Representações Sociais). Por fim, o levantamento das teses e dissertações conforme as unidades temáticas elencadas e as considerações sobre o percurso das análises. A partir do material inventariado, foi possível perceber maneiras distintas de empreender o olhar sobre a velhice, especialmente em relação ao emprego da teoria e instrumentos metodológicos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9832210.22456/2316-2171.98322Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 2 (2021)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322/65742Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Igor Moura Danieleviz eGonçalves, Josiane Peres2021-12-28T17:07:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/98322Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-12-28T17:07:59Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS |
title |
OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS |
spellingShingle |
OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS Silva, Igor Moura Danieleviz e Representações Sociais Velhice Educação |
title_short |
OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS |
title_full |
OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS |
title_fullStr |
OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS |
title_full_unstemmed |
OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS |
title_sort |
OS ESTUDOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A VELHICE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS |
author |
Silva, Igor Moura Danieleviz e |
author_facet |
Silva, Igor Moura Danieleviz e Gonçalves, Josiane Peres |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Josiane Peres |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Igor Moura Danieleviz e Gonçalves, Josiane Peres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Sociais Velhice Educação |
topic |
Representações Sociais Velhice Educação |
description |
Este artigo apresenta um mapeamento de teses e dissertações que tiveram como objeto central de suas análises o processo de envelhecimento ou velhice, em contextos educacionais ou relacionados com a área da Educação. Os dados foram obtidos do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto segue organizado em duas seções. Uma primeira, na qual são apresentadas as produções que ilustram os contextos iniciais em que a velhice é qualitativamente investigada nas Ciências Sociais e na Psicologia Social (com especial ênfase nas Representações Sociais). Por fim, o levantamento das teses e dissertações conforme as unidades temáticas elencadas e as considerações sobre o percurso das análises. A partir do material inventariado, foi possível perceber maneiras distintas de empreender o olhar sobre a velhice, especialmente em relação ao emprego da teoria e instrumentos metodológicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322 10.22456/2316-2171.98322 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322 |
identifier_str_mv |
10.22456/2316-2171.98322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/98322/65742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 26 n. 2 (2021) 2316-2171 1517-2473 reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
collection |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com |
_version_ |
1799766095597404160 |