O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscilla Cardoso da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sbeghen, Isadora Loch, Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva, Vargas, Amanda Suely Rodriguez de, Blessmann, Eliane Jost
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
DOI: 10.22456/2316-2171.97671
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671
Resumo: O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos.
id UFRGS-4_b572b474dfa174c25834b88f2e453c25
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/97671
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
spelling O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃOO trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9767110.22456/2316-2171.97671Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 (2019): Suplemento Congresso SIAFTI2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671/54551Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Priscilla Cardoso daSbeghen, Isadora LochTristâo, Pâmela Andrieli da SilvaVargas, Amanda Suely Rodriguez deBlessmann, Eliane Jost2021-01-06T17:58:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/97671Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:58:07Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
title O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
spellingShingle O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
Silva, Priscilla Cardoso da
Silva, Priscilla Cardoso da
title_short O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
title_full O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
title_fullStr O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
title_full_unstemmed O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
title_sort O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
author Silva, Priscilla Cardoso da
author_facet Silva, Priscilla Cardoso da
Silva, Priscilla Cardoso da
Sbeghen, Isadora Loch
Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva
Vargas, Amanda Suely Rodriguez de
Blessmann, Eliane Jost
Sbeghen, Isadora Loch
Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva
Vargas, Amanda Suely Rodriguez de
Blessmann, Eliane Jost
author_role author
author2 Sbeghen, Isadora Loch
Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva
Vargas, Amanda Suely Rodriguez de
Blessmann, Eliane Jost
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Priscilla Cardoso da
Sbeghen, Isadora Loch
Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva
Vargas, Amanda Suely Rodriguez de
Blessmann, Eliane Jost
description O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671
10.22456/2316-2171.97671
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.97671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671/54551
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 (2019): Suplemento Congresso SIAFTI
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1822182828311314432
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22456/2316-2171.97671