O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
DOI: | 10.22456/2316-2171.97671 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671 |
Resumo: | O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos. |
id |
UFRGS-4_b572b474dfa174c25834b88f2e453c25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/97671 |
network_acronym_str |
UFRGS-4 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
spelling |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃOO trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9767110.22456/2316-2171.97671Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 (2019): Suplemento Congresso SIAFTI2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671/54551Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Priscilla Cardoso daSbeghen, Isadora LochTristâo, Pâmela Andrieli da SilvaVargas, Amanda Suely Rodriguez deBlessmann, Eliane Jost2021-01-06T17:58:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/97671Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:58:07Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
spellingShingle |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO Silva, Priscilla Cardoso da Silva, Priscilla Cardoso da |
title_short |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title_full |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title_fullStr |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title_full_unstemmed |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title_sort |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
author |
Silva, Priscilla Cardoso da |
author_facet |
Silva, Priscilla Cardoso da Silva, Priscilla Cardoso da Sbeghen, Isadora Loch Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva Vargas, Amanda Suely Rodriguez de Blessmann, Eliane Jost Sbeghen, Isadora Loch Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva Vargas, Amanda Suely Rodriguez de Blessmann, Eliane Jost |
author_role |
author |
author2 |
Sbeghen, Isadora Loch Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva Vargas, Amanda Suely Rodriguez de Blessmann, Eliane Jost |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Priscilla Cardoso da Sbeghen, Isadora Loch Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva Vargas, Amanda Suely Rodriguez de Blessmann, Eliane Jost |
description |
O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671 10.22456/2316-2171.97671 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671 |
identifier_str_mv |
10.22456/2316-2171.97671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671/54551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 (2019): Suplemento Congresso SIAFTI 2316-2171 1517-2473 reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
collection |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com |
_version_ |
1822182828311314432 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22456/2316-2171.97671 |