O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671 |
Resumo: | O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos. |
id |
UFRGS-4_b572b474dfa174c25834b88f2e453c25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/97671 |
network_acronym_str |
UFRGS-4 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃOO trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9767110.22456/2316-2171.97671Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 (2019): Suplemento Congresso SIAFTI2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671/54551Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Priscilla Cardoso daSbeghen, Isadora LochTristâo, Pâmela Andrieli da SilvaVargas, Amanda Suely Rodriguez deBlessmann, Eliane Jost2021-01-06T17:58:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/97671Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:58:07Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
spellingShingle |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO Silva, Priscilla Cardoso da |
title_short |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title_full |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title_fullStr |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title_full_unstemmed |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
title_sort |
O ESTADO DE ÂNIMO DOS PROFESSORES NAS AULAS DE ATIVIDADE FÍSICA COM IDOSOS EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO |
author |
Silva, Priscilla Cardoso da |
author_facet |
Silva, Priscilla Cardoso da Sbeghen, Isadora Loch Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva Vargas, Amanda Suely Rodriguez de Blessmann, Eliane Jost |
author_role |
author |
author2 |
Sbeghen, Isadora Loch Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva Vargas, Amanda Suely Rodriguez de Blessmann, Eliane Jost |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Priscilla Cardoso da Sbeghen, Isadora Loch Tristâo, Pâmela Andrieli da Silva Vargas, Amanda Suely Rodriguez de Blessmann, Eliane Jost |
description |
O trabalho com grupos de idosos exige qualificação e entendimento sobre aspectos físicos, sociais e individuais do envelhecimento. Atrelado a isto, o estado de ânimo de professores instiga por ser uma condição importante a qual pode influenciar comportamentos afetivos e cognitivos em meio ao trabalho. O objetivo deste estudo é verificar a interferência da aula de atividade física no estado de ânimo dos professores de um programa de extensão ao ministrar aulas para alunos idosos. Este estudo é de natureza mista, com amostra não aleatória, por conveniência e acessibilidade. A amostra foi composta por oito professores acadêmicos de um programa de extensão universitária. Foram realizadas duas intervenções para os professores, antes e ao término das aulas, sendo os instrumentos: a Lista de Estados de Ânimo - Reduzida e Ilustrada (LEA-RI) e um questionário com questões abertas. Foi realizada análise estatística com prova binomial e Qui-quadrado da LEA-RI, pelo software estatístico SPSS (18.0), frequência e a análise de conteúdo para os questionários. Dos resultados obtidos pela análise estatística, verificou-se que o estado de ânimo dos professores que apresentou alteração significativa foi o “cheio de energia”. Ao associar aos questionários pode-se depreender que, alguns fatores contribuem para o estado de ânimo referido, tendo por base os elementos categorizados em participação dos alunos, a dinâmica/metodologia da aula e a postura do professor. Pode-se concluir que determinados fatores interferem positivamente no estado de ânimo do professor durante as suas aulas e na relação com os alunos idosos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671 10.22456/2316-2171.97671 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671 |
identifier_str_mv |
10.22456/2316-2171.97671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/97671/54551 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 (2019): Suplemento Congresso SIAFTI 2316-2171 1517-2473 reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
collection |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com |
_version_ |
1799766095560704000 |