LEITURA EM TELA DE CELULAR, SUBTRAÇÃO ARITMÉTICA OU FLUÊNCIA VERBAL: QUAL TAREFA INFLUENCIA MAIS A CINEMÁTICA DA MARCHA DE IDOSOS?
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/110132 |
Resumo: | A dupla tarefa (DT) é caracterizada como realização de duas tarefas simultaneamente. A literatura apresenta vários estudos sobre o tema, mas com diferenças metodológicas, como a utilização de apenas uma tarefa cognitiva. O objetivo deste estudo foi analisar diferentes atividades cognitivas realizadas durante a caminhada de idosos e seus potenciais impactos em parâmetros cinemáticos da marcha. Quarenta indivíduos, divididos em grupo idoso (n=20) e grupo jovem saudável (n=20) fizeram parte da amostra. Foram realizadas as tarefas simples: marcha, tarefa aritmética de subtração, de fluência verbal e de leitura no telefone celular. Posteriormente, as DTs foram realizadas executando que cada uma das tarefas cognitivas ao mesmo tempo em que os participantes executavam a caminhada. Para as interações entre as tarefas e os grupos foi utilizado ANOVA mista, seguido do pós-hoc de Tukey, adotando um nível de significância de p<0,05. O grupo jovem não demonstrou nenhuma alteração significativa nos parâmetros da marcha na comparação entre marcha simples e DTs. Já o grupo idoso demonstrou que a tarefa cognitiva de leitura no telefone celular foi a que mais influenciou na velocidade da marcha, além de ter sido aúnica a alterar a cadência e o comprimento da passada. As alterações mais evidentes da marcha dos idosos durante a leitura no celular se devem, provavelmente, à menor capacidade de compartilhamento dos recursos cognitivos (recursos atencionais e memória de trabalho). Este fato possui grande implicação clínica e sugere que os idosos possam apresentar maior risco de quedas enquanto caminham usando o telefone celular simultaneamente. |
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