Português (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Maria José Sanches
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodrigues, Paula Sales, Duarte, Letícia Cattai, Silva Vernasque, Juliana Ribeiro da, Martelato Gimenez, Fabiana Veronez, Pereira Cosat, Beatriz Juliani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/129014
Resumo: Associado ao envelhecimento populacional, observa-se aumento  da violência contra a pessoa idosa, sendo um problema de saúde pública, de difícil identificação e manejo pelos profissionais da área, além da baixa notificação. As intervenções cabíveis em cada caso, podem ser facilitadas por meio de instrumentos de rastreio que possam ser utilizados pelos profissionais da saúde. O objetivo foi caracterizar os instrumentos de rastreio validados em relação a violência contra a pessoa idosa e como eles vêm sendo utilizados. Realizada revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scopus, LILACS e Medline com os descritores violência, idosos, programas de rastreamento. Selecionados para análise 13 artigos, os quais abordam nove instrumentos de rastreio em nível internacional que podem ser usados em diversos cenários de saúde. O instrumento com maior destaque foi o Hwalek–Sengstock Elder Abuse Screening Test (HS-EAST), o qual encontra-se traduzido e validado para uso no Brasil. Há aspectos positivos em relação ao uso de instrumentos de rastreio como rapidez e a praticidade na assistência profissional. Como dificuldades, identificou-se que a maioria dos instrumentos não incluem todos os tipos de violência contra o idoso, podem ter resultados falsos positivos e haver dificuldade de interpretação dos itens dos instrumentos por parte dos profissionais e idosos. Conclui-se que se faz necessário a realização de estudos de validação de instrumentos de rastreio internacionais para nosso país e estudos sobre a implementação deles na prática profissional.
id UFRGS-4_bc8a563fc0bad533d97aabad8bff7505
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/129014
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling Português (Brasil)RASTREAMENTO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURAAssociado ao envelhecimento populacional, observa-se aumento  da violência contra a pessoa idosa, sendo um problema de saúde pública, de difícil identificação e manejo pelos profissionais da área, além da baixa notificação. As intervenções cabíveis em cada caso, podem ser facilitadas por meio de instrumentos de rastreio que possam ser utilizados pelos profissionais da saúde. O objetivo foi caracterizar os instrumentos de rastreio validados em relação a violência contra a pessoa idosa e como eles vêm sendo utilizados. Realizada revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scopus, LILACS e Medline com os descritores violência, idosos, programas de rastreamento. Selecionados para análise 13 artigos, os quais abordam nove instrumentos de rastreio em nível internacional que podem ser usados em diversos cenários de saúde. O instrumento com maior destaque foi o Hwalek–Sengstock Elder Abuse Screening Test (HS-EAST), o qual encontra-se traduzido e validado para uso no Brasil. Há aspectos positivos em relação ao uso de instrumentos de rastreio como rapidez e a praticidade na assistência profissional. Como dificuldades, identificou-se que a maioria dos instrumentos não incluem todos os tipos de violência contra o idoso, podem ter resultados falsos positivos e haver dificuldade de interpretação dos itens dos instrumentos por parte dos profissionais e idosos. Conclui-se que se faz necessário a realização de estudos de validação de instrumentos de rastreio internacionais para nosso país e estudos sobre a implementação deles na prática profissional.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2024-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/12901410.22456/2316-2171.129014Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 29 (2024)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/129014/92076Copyright (c) 2024 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarin, Maria José SanchesRodrigues, Paula SalesDuarte, Letícia Cattai Silva Vernasque, Juliana Ribeiro da Martelato Gimenez, Fabiana VeronezPereira Cosat, Beatriz Juliani2024-05-21T23:50:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/129014Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2024-05-21T23:50:59Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Português (Brasil)
RASTREAMENTO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
title Português (Brasil)
spellingShingle Português (Brasil)
Marin, Maria José Sanches
title_short Português (Brasil)
title_full Português (Brasil)
title_fullStr Português (Brasil)
title_full_unstemmed Português (Brasil)
title_sort Português (Brasil)
author Marin, Maria José Sanches
author_facet Marin, Maria José Sanches
Rodrigues, Paula Sales
Duarte, Letícia Cattai
Silva Vernasque, Juliana Ribeiro da
Martelato Gimenez, Fabiana Veronez
Pereira Cosat, Beatriz Juliani
author_role author
author2 Rodrigues, Paula Sales
Duarte, Letícia Cattai
Silva Vernasque, Juliana Ribeiro da
Martelato Gimenez, Fabiana Veronez
Pereira Cosat, Beatriz Juliani
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin, Maria José Sanches
Rodrigues, Paula Sales
Duarte, Letícia Cattai
Silva Vernasque, Juliana Ribeiro da
Martelato Gimenez, Fabiana Veronez
Pereira Cosat, Beatriz Juliani
description Associado ao envelhecimento populacional, observa-se aumento  da violência contra a pessoa idosa, sendo um problema de saúde pública, de difícil identificação e manejo pelos profissionais da área, além da baixa notificação. As intervenções cabíveis em cada caso, podem ser facilitadas por meio de instrumentos de rastreio que possam ser utilizados pelos profissionais da saúde. O objetivo foi caracterizar os instrumentos de rastreio validados em relação a violência contra a pessoa idosa e como eles vêm sendo utilizados. Realizada revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scopus, LILACS e Medline com os descritores violência, idosos, programas de rastreamento. Selecionados para análise 13 artigos, os quais abordam nove instrumentos de rastreio em nível internacional que podem ser usados em diversos cenários de saúde. O instrumento com maior destaque foi o Hwalek–Sengstock Elder Abuse Screening Test (HS-EAST), o qual encontra-se traduzido e validado para uso no Brasil. Há aspectos positivos em relação ao uso de instrumentos de rastreio como rapidez e a praticidade na assistência profissional. Como dificuldades, identificou-se que a maioria dos instrumentos não incluem todos os tipos de violência contra o idoso, podem ter resultados falsos positivos e haver dificuldade de interpretação dos itens dos instrumentos por parte dos profissionais e idosos. Conclui-se que se faz necessário a realização de estudos de validação de instrumentos de rastreio internacionais para nosso país e estudos sobre a implementação deles na prática profissional.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/129014
10.22456/2316-2171.129014
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/129014
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.129014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/129014/92076
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 29 (2024)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766091137810432