DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghiringhelli, Rosângela
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Iorio, Maria Cecilia Martinelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80738
Resumo: Objetivo: Verificar os efeitos da estimulação acústica por meio douso de próteses auditivas em idosos com avaliação sugestiva dealteração cognitiva. Método: Foram avaliados 31 idosos com perdaauditiva neurossensorial bilateral simétrica de grau até moderadamentesevero com escore sugestivo de alteração cognitiva, sendo15 do gênero masculino e 16 do feminino com idades de 60 a 80anos. Estes idosos foram atendidos no serviço de Saúde Auditiva doHospital Universitário da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e (re)avaliados por meio do teste Alzheimer’s Disease Assessment Scale –cognitive subscale (ADAS-Cog) aplicado antes, quatro e oito mesesapós a adaptação de próteses auditivas. A adaptação das prótesesauditivas foi realizada conforme o preconizado pela política Nacionalde Atenção à Saúde Auditiva do Governo Federal – Brasil (Portaria SAS/MS N° 432, de 14/11/2000). A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva, teste de Análise de Variância (ANOVA) e comparações múltiplas de Tukey com nível de significância de 5%. Resultados: As 11 tarefas do ADAS-Cog foram agrupadas em três domínios cognitivos: memória, praxia e linguagem. O estudo mostrou que houve uma redução gradativa significante (p<0,001) nos escores ao longo das avaliações, denotando melhora nas respostas ao teste. O percentual de idosos com resultados sugestivos de alteração cognitiva passou de 100% (etapa pré-intervenção) para 41,9% e 22,6% respectivamente quatro e oito meses após a adaptação das próteses auditivas. Conclusão: Os idosos apresentaram melhora nas respostas ao teste ADAS-Cog após a estimulação acústica por meio do uso de próteses auditivas.
id UFRGS-4_c108706df2cf74ed7b5df31c810d01b0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/80738
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVASAuxiliares de AudiçãoQuestionárioCogniçãoIdososObjetivo: Verificar os efeitos da estimulação acústica por meio douso de próteses auditivas em idosos com avaliação sugestiva dealteração cognitiva. Método: Foram avaliados 31 idosos com perdaauditiva neurossensorial bilateral simétrica de grau até moderadamentesevero com escore sugestivo de alteração cognitiva, sendo15 do gênero masculino e 16 do feminino com idades de 60 a 80anos. Estes idosos foram atendidos no serviço de Saúde Auditiva doHospital Universitário da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e (re)avaliados por meio do teste Alzheimer’s Disease Assessment Scale –cognitive subscale (ADAS-Cog) aplicado antes, quatro e oito mesesapós a adaptação de próteses auditivas. A adaptação das prótesesauditivas foi realizada conforme o preconizado pela política Nacionalde Atenção à Saúde Auditiva do Governo Federal – Brasil (Portaria SAS/MS N° 432, de 14/11/2000). A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva, teste de Análise de Variância (ANOVA) e comparações múltiplas de Tukey com nível de significância de 5%. Resultados: As 11 tarefas do ADAS-Cog foram agrupadas em três domínios cognitivos: memória, praxia e linguagem. O estudo mostrou que houve uma redução gradativa significante (p<0,001) nos escores ao longo das avaliações, denotando melhora nas respostas ao teste. O percentual de idosos com resultados sugestivos de alteração cognitiva passou de 100% (etapa pré-intervenção) para 41,9% e 22,6% respectivamente quatro e oito meses após a adaptação das próteses auditivas. Conclusão: Os idosos apresentaram melhora nas respostas ao teste ADAS-Cog após a estimulação acústica por meio do uso de próteses auditivas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/8073810.22456/2316-2171.80738Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 3 (2016)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80738/47358Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGhiringhelli, RosângelaIorio, Maria Cecilia Martinelli2021-01-06T17:56:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/80738Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:56:07Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS
title DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS
spellingShingle DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS
Ghiringhelli, Rosângela
Auxiliares de Audição
Questionário
Cognição
Idosos
title_short DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS
title_full DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS
title_fullStr DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS
title_full_unstemmed DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS
title_sort DOMÍNIOS COGNITIVOS E AUDIÇÃO: ESTUDO EM IDOSOS QUE SÃO NOVOS USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS
author Ghiringhelli, Rosângela
author_facet Ghiringhelli, Rosângela
Iorio, Maria Cecilia Martinelli
author_role author
author2 Iorio, Maria Cecilia Martinelli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghiringhelli, Rosângela
Iorio, Maria Cecilia Martinelli
dc.subject.por.fl_str_mv Auxiliares de Audição
Questionário
Cognição
Idosos
topic Auxiliares de Audição
Questionário
Cognição
Idosos
description Objetivo: Verificar os efeitos da estimulação acústica por meio douso de próteses auditivas em idosos com avaliação sugestiva dealteração cognitiva. Método: Foram avaliados 31 idosos com perdaauditiva neurossensorial bilateral simétrica de grau até moderadamentesevero com escore sugestivo de alteração cognitiva, sendo15 do gênero masculino e 16 do feminino com idades de 60 a 80anos. Estes idosos foram atendidos no serviço de Saúde Auditiva doHospital Universitário da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP e (re)avaliados por meio do teste Alzheimer’s Disease Assessment Scale –cognitive subscale (ADAS-Cog) aplicado antes, quatro e oito mesesapós a adaptação de próteses auditivas. A adaptação das prótesesauditivas foi realizada conforme o preconizado pela política Nacionalde Atenção à Saúde Auditiva do Governo Federal – Brasil (Portaria SAS/MS N° 432, de 14/11/2000). A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva, teste de Análise de Variância (ANOVA) e comparações múltiplas de Tukey com nível de significância de 5%. Resultados: As 11 tarefas do ADAS-Cog foram agrupadas em três domínios cognitivos: memória, praxia e linguagem. O estudo mostrou que houve uma redução gradativa significante (p<0,001) nos escores ao longo das avaliações, denotando melhora nas respostas ao teste. O percentual de idosos com resultados sugestivos de alteração cognitiva passou de 100% (etapa pré-intervenção) para 41,9% e 22,6% respectivamente quatro e oito meses após a adaptação das próteses auditivas. Conclusão: Os idosos apresentaram melhora nas respostas ao teste ADAS-Cog após a estimulação acústica por meio do uso de próteses auditivas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80738
10.22456/2316-2171.80738
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80738
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.80738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/80738/47358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21 n. 3 (2016)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766094861303808