NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rafaella Righes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Azambuja, Cati Reckelberg, Maccarini Pandolfo, Kelly Christine, Dos Santos, Daniela Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/44232
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar se o histórico de vida pregressa influência no nível de atividade física atual de idosas ativas e sedentárias. Participaram do estudo 40 mulheres idosas. Destas, 12 eram praticantes de musculação, 16 eram praticantes de hidroginástica e 12 eram sedentárias. Foi aplicada uma entrevista com questões semi-es truturadas e o Questionário de Atividade Física Habitual. Anteriormente à aplicação dos instrumentos, para averiguar as funções cognitivas das idosas, foi realizado o Mini-Exame do Estado Mental. Os dados obtidos foram submetidos a um processo de análise descritiva, média, desvio padrão e frequência. As idosas dos três grupos estudados encontram- -se classificadas como “pouco ativas”. No âmbito de recreação e lazer, a realização de brincadeiras passivas e ativas foi menor entre as sedentárias na infância e adolescência e, para as praticantes de musculação, as brincadeiras passivas na adolescência foram maiores. As práticas esportivas tiveram declínio na adolescência nos três grupos, tanto no âmbito de recreação e lazer como no educacional, porém, foram mais elevadas para as idosas ativas. Os três grupos apresentaram elevados percentuais de realização de atividades domésticas, tanto na infância como na adolescência. Conclui-se que o estilo de vida pregressa das idosas que participaram deste estudo contribuiu para o desfecho do nível de atividade física atual, independente do grupo e/ou atividade que pertencem.
id UFRGS-4_d624f33d91c64b4dfe9533531acfd379
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/44232
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSAHistórico da Vida PregressaNível de Atividade Física AtualMulheres IdosasEstilo de Vida PregressoO objetivo deste estudo foi verificar se o histórico de vida pregressa influência no nível de atividade física atual de idosas ativas e sedentárias. Participaram do estudo 40 mulheres idosas. Destas, 12 eram praticantes de musculação, 16 eram praticantes de hidroginástica e 12 eram sedentárias. Foi aplicada uma entrevista com questões semi-es truturadas e o Questionário de Atividade Física Habitual. Anteriormente à aplicação dos instrumentos, para averiguar as funções cognitivas das idosas, foi realizado o Mini-Exame do Estado Mental. Os dados obtidos foram submetidos a um processo de análise descritiva, média, desvio padrão e frequência. As idosas dos três grupos estudados encontram- -se classificadas como “pouco ativas”. No âmbito de recreação e lazer, a realização de brincadeiras passivas e ativas foi menor entre as sedentárias na infância e adolescência e, para as praticantes de musculação, as brincadeiras passivas na adolescência foram maiores. As práticas esportivas tiveram declínio na adolescência nos três grupos, tanto no âmbito de recreação e lazer como no educacional, porém, foram mais elevadas para as idosas ativas. Os três grupos apresentaram elevados percentuais de realização de atividades domésticas, tanto na infância como na adolescência. Conclui-se que o estilo de vida pregressa das idosas que participaram deste estudo contribuiu para o desfecho do nível de atividade física atual, independente do grupo e/ou atividade que pertencem.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEducação Físicaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4423210.22456/2316-2171.44232Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 20 n. 1 (2015)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/44232/34923Machado, Rafaella RighesAzambuja, Cati ReckelbergMaccarini Pandolfo, Kelly ChristineDos Santos, Daniela Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-06T17:53:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/44232Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:53:04Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSA
title NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSA
spellingShingle NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSA
Machado, Rafaella Righes
Histórico da Vida Pregressa
Nível de Atividade Física Atual
Mulheres Idosas
Estilo de Vida Pregresso
title_short NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSA
title_full NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSA
title_fullStr NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSA
title_full_unstemmed NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSA
title_sort NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA ATUAL DE IDOSAS: INFLUÊNCIA DO HISTÓRICO DE VIDA PREGRESSA
author Machado, Rafaella Righes
author_facet Machado, Rafaella Righes
Azambuja, Cati Reckelberg
Maccarini Pandolfo, Kelly Christine
Dos Santos, Daniela Lopes
author_role author
author2 Azambuja, Cati Reckelberg
Maccarini Pandolfo, Kelly Christine
Dos Santos, Daniela Lopes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rafaella Righes
Azambuja, Cati Reckelberg
Maccarini Pandolfo, Kelly Christine
Dos Santos, Daniela Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Histórico da Vida Pregressa
Nível de Atividade Física Atual
Mulheres Idosas
Estilo de Vida Pregresso
topic Histórico da Vida Pregressa
Nível de Atividade Física Atual
Mulheres Idosas
Estilo de Vida Pregresso
description O objetivo deste estudo foi verificar se o histórico de vida pregressa influência no nível de atividade física atual de idosas ativas e sedentárias. Participaram do estudo 40 mulheres idosas. Destas, 12 eram praticantes de musculação, 16 eram praticantes de hidroginástica e 12 eram sedentárias. Foi aplicada uma entrevista com questões semi-es truturadas e o Questionário de Atividade Física Habitual. Anteriormente à aplicação dos instrumentos, para averiguar as funções cognitivas das idosas, foi realizado o Mini-Exame do Estado Mental. Os dados obtidos foram submetidos a um processo de análise descritiva, média, desvio padrão e frequência. As idosas dos três grupos estudados encontram- -se classificadas como “pouco ativas”. No âmbito de recreação e lazer, a realização de brincadeiras passivas e ativas foi menor entre as sedentárias na infância e adolescência e, para as praticantes de musculação, as brincadeiras passivas na adolescência foram maiores. As práticas esportivas tiveram declínio na adolescência nos três grupos, tanto no âmbito de recreação e lazer como no educacional, porém, foram mais elevadas para as idosas ativas. Os três grupos apresentaram elevados percentuais de realização de atividades domésticas, tanto na infância como na adolescência. Conclui-se que o estilo de vida pregressa das idosas que participaram deste estudo contribuiu para o desfecho do nível de atividade física atual, independente do grupo e/ou atividade que pertencem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Educação Física
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/44232
10.22456/2316-2171.44232
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/44232
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.44232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/44232/34923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 20 n. 1 (2015)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766093522272256