CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Camila da Costa Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Renan Carlos Freitas da, Porto, Catarina Magalhães, Zimmermann, Rogério Dubosselard, Costa, Maria Lúcia Gurgel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93839
Resumo: O artigo tem por objetivo estudar os efeitos da convivência domiciliar de idosos com cães de estimação, apontando os aspectos positivos e negativos desse convívio para a saúde da população idosa. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório que utilizará como técnica entrevista aberta semiestruturada. O número total de idosos foi definido pela saturação de falas no decorrer das entrevistas. As entrevistas foram transcritas e as falas dos idosos foram examinadas através da análise de conteúdo, com posterior categorização temática. Os elementos foram classificados em 9 eixos temáticos: suporte emocional, atividade física, contato social, sensação de segurança, alergia e infecções, quedas, gasto financeiro, processo de luto e significado. O convívio com cães de companhia traz inúmeros benefícios à saúde de idosos, entre eles, o aumento da prática de atividades físicas, da socialização, do prazer e da autoestima. Em contrapartida, existem, também, aspectos negativos dessa convivência, como a maior exposição a possíveis infecções e alergias, o maior risco de quedas e o intenso sofrimento pela perda do animal. Após análise dos dados, constatou-se que os efeitos positivos da convivência domiciliar de idosos com cães de estimação superam os efeitos negativos para a saúde dessa população.
id UFRGS-4_ff811716eb9f776807b429fe76f333e3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/93839
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃOIdosoAnimais de estimaçãoCãesSaúde do idosoO artigo tem por objetivo estudar os efeitos da convivência domiciliar de idosos com cães de estimação, apontando os aspectos positivos e negativos desse convívio para a saúde da população idosa. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório que utilizará como técnica entrevista aberta semiestruturada. O número total de idosos foi definido pela saturação de falas no decorrer das entrevistas. As entrevistas foram transcritas e as falas dos idosos foram examinadas através da análise de conteúdo, com posterior categorização temática. Os elementos foram classificados em 9 eixos temáticos: suporte emocional, atividade física, contato social, sensação de segurança, alergia e infecções, quedas, gasto financeiro, processo de luto e significado. O convívio com cães de companhia traz inúmeros benefícios à saúde de idosos, entre eles, o aumento da prática de atividades físicas, da socialização, do prazer e da autoestima. Em contrapartida, existem, também, aspectos negativos dessa convivência, como a maior exposição a possíveis infecções e alergias, o maior risco de quedas e o intenso sofrimento pela perda do animal. Após análise dos dados, constatou-se que os efeitos positivos da convivência domiciliar de idosos com cães de estimação superam os efeitos negativos para a saúde dessa população.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Qualitativa; Gerontologia; Multidisciplinarapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/9383910.22456/2316-2171.93839Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 n. 3 (2019)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93839/57059Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, Camila da Costa LimaSilva, Renan Carlos Freitas daPorto, Catarina MagalhãesZimmermann, Rogério DubosselardCosta, Maria Lúcia Gurgel da2021-01-06T17:58:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/93839Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:58:44Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃO
title CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃO
spellingShingle CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃO
Souto, Camila da Costa Lima
Idoso
Animais de estimação
Cães
Saúde do idoso
title_short CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃO
title_full CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃO
title_fullStr CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃO
title_full_unstemmed CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃO
title_sort CONVÍVIO DOMICILIAR DE IDOSOS COM CÃES DE ESTIMAÇÃO
author Souto, Camila da Costa Lima
author_facet Souto, Camila da Costa Lima
Silva, Renan Carlos Freitas da
Porto, Catarina Magalhães
Zimmermann, Rogério Dubosselard
Costa, Maria Lúcia Gurgel da
author_role author
author2 Silva, Renan Carlos Freitas da
Porto, Catarina Magalhães
Zimmermann, Rogério Dubosselard
Costa, Maria Lúcia Gurgel da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto, Camila da Costa Lima
Silva, Renan Carlos Freitas da
Porto, Catarina Magalhães
Zimmermann, Rogério Dubosselard
Costa, Maria Lúcia Gurgel da
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Animais de estimação
Cães
Saúde do idoso
topic Idoso
Animais de estimação
Cães
Saúde do idoso
description O artigo tem por objetivo estudar os efeitos da convivência domiciliar de idosos com cães de estimação, apontando os aspectos positivos e negativos desse convívio para a saúde da população idosa. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório que utilizará como técnica entrevista aberta semiestruturada. O número total de idosos foi definido pela saturação de falas no decorrer das entrevistas. As entrevistas foram transcritas e as falas dos idosos foram examinadas através da análise de conteúdo, com posterior categorização temática. Os elementos foram classificados em 9 eixos temáticos: suporte emocional, atividade física, contato social, sensação de segurança, alergia e infecções, quedas, gasto financeiro, processo de luto e significado. O convívio com cães de companhia traz inúmeros benefícios à saúde de idosos, entre eles, o aumento da prática de atividades físicas, da socialização, do prazer e da autoestima. Em contrapartida, existem, também, aspectos negativos dessa convivência, como a maior exposição a possíveis infecções e alergias, o maior risco de quedas e o intenso sofrimento pela perda do animal. Após análise dos dados, constatou-se que os efeitos positivos da convivência domiciliar de idosos com cães de estimação superam os efeitos negativos para a saúde dessa população.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Qualitativa; Gerontologia; Multidisciplinar
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93839
10.22456/2316-2171.93839
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93839
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.93839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/93839/57059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 n. 3 (2019)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766095510372353