Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300013 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo refletir sobre questões metodológicas e epistemológicas relativas à utilização do Estudo de Caso como estratégia de pesquisa científica. São apresentadas três modalidades de estudos de caso na área da fonoaudiologia, focalizando a seleção de caso a partir de análise estatística, o uso do arquivo clínico na pesquisa e a construção da teoria de clínica. Analisam-se vantagens, possibilidades, dificuldades e cuidados necessários à utilização da estratégia. Os resultados evidenciam a flexibilidade da estratégia relativamente à seleção dos casos, coleta, análise e interpretação dos dados, salientando sua versatilidade. Destaca-se a transitividade da estratégia por diferentes esferas de conhecimento, da atuação clínica à construção teórica e ao ensino, ressaltando seu papel na construção do conhecimento na área. |
id |
UFRGS-5_1373d1fb08234e27aebdb981b670d20c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722009000300013 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológicaEstudo de casoPesquisa qualitativaMétodo de pesquisaClínicaO artigo tem por objetivo refletir sobre questões metodológicas e epistemológicas relativas à utilização do Estudo de Caso como estratégia de pesquisa científica. São apresentadas três modalidades de estudos de caso na área da fonoaudiologia, focalizando a seleção de caso a partir de análise estatística, o uso do arquivo clínico na pesquisa e a construção da teoria de clínica. Analisam-se vantagens, possibilidades, dificuldades e cuidados necessários à utilização da estratégia. Os resultados evidenciam a flexibilidade da estratégia relativamente à seleção dos casos, coleta, análise e interpretação dos dados, salientando sua versatilidade. Destaca-se a transitividade da estratégia por diferentes esferas de conhecimento, da atuação clínica à construção teórica e ao ensino, ressaltando seu papel na construção do conhecimento na área.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300013Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000300013info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Laïs de Toledo KrückenGodoy,Dalva Maria AlvesTerçariol,Denisepor2010-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000300013Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-02-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica |
title |
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica |
spellingShingle |
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica Pereira,Laïs de Toledo Krücken Estudo de caso Pesquisa qualitativa Método de pesquisa Clínica |
title_short |
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica |
title_full |
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica |
title_fullStr |
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica |
title_sort |
Estudo de caso como procedimento de pesquisa científica: reflexão a partir da clínica fonoaudiológica |
author |
Pereira,Laïs de Toledo Krücken |
author_facet |
Pereira,Laïs de Toledo Krücken Godoy,Dalva Maria Alves Terçariol,Denise |
author_role |
author |
author2 |
Godoy,Dalva Maria Alves Terçariol,Denise |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Laïs de Toledo Krücken Godoy,Dalva Maria Alves Terçariol,Denise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de caso Pesquisa qualitativa Método de pesquisa Clínica |
topic |
Estudo de caso Pesquisa qualitativa Método de pesquisa Clínica |
description |
O artigo tem por objetivo refletir sobre questões metodológicas e epistemológicas relativas à utilização do Estudo de Caso como estratégia de pesquisa científica. São apresentadas três modalidades de estudos de caso na área da fonoaudiologia, focalizando a seleção de caso a partir de análise estatística, o uso do arquivo clínico na pesquisa e a construção da teoria de clínica. Analisam-se vantagens, possibilidades, dificuldades e cuidados necessários à utilização da estratégia. Os resultados evidenciam a flexibilidade da estratégia relativamente à seleção dos casos, coleta, análise e interpretação dos dados, salientando sua versatilidade. Destaca-se a transitividade da estratégia por diferentes esferas de conhecimento, da atuação clínica à construção teórica e ao ensino, ressaltando seu papel na construção do conhecimento na área. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722009000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863906734080 |