O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Visintin, Carlos Del Negro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ambrosio, Fabiana Follador e, Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594
Resumo: O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é um mediador que vem sendo utilizado em várias pesquisas sobre imaginários coletivos que tomam a psicologia psicanalítica concreta como referencial teórico-metodológico. Assim, justifica-se o objetivo do presente texto de apresentar os fundamentos teórico-metodológicos desse tipo de recurso. Para tanto, o artigo está organizado em três seções. Na primeira, discorre sobre as diversas possibilidades por meio das quais a psicanálise vem sendo vinculada à pesquisa qualitativa, com vistas a situar o trabalho com o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema nesse leque de alternativas. Na segunda, apresenta, detalha e fundamenta o próprio procedimento, dedicando atenção ao processo de definição do tema a ser solicitado. Na terceira, apresenta material de pesquisa para ilustrar as questões que compõem a segunda parte do artigo. Finaliza considerando que o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, quando fundamentado e articulado com referencial teórico devidamente explicitado, revela-se um mediador dialógico fecundo na produção de material investigativo em pesquisas sobre imaginários coletivos.
id USP-67_bb0c8f82505a75a1b2d62668f2c53cd0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/195594
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivosThe Thematic Story-Drawing Procedure in Qualitative Researches about Collective ImaginariesEl procedimiento de dibujos-relatos con temática en investigacións cualitativas sobre imaginarios colectivosLa procédure de dessins-histoires avec thème dans des recherches qualitatives sur les imaginaires collectifsPesquisa qualitativaPsicologia clínicaMétodo psicanalíticoO Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é um mediador que vem sendo utilizado em várias pesquisas sobre imaginários coletivos que tomam a psicologia psicanalítica concreta como referencial teórico-metodológico. Assim, justifica-se o objetivo do presente texto de apresentar os fundamentos teórico-metodológicos desse tipo de recurso. Para tanto, o artigo está organizado em três seções. Na primeira, discorre sobre as diversas possibilidades por meio das quais a psicanálise vem sendo vinculada à pesquisa qualitativa, com vistas a situar o trabalho com o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema nesse leque de alternativas. Na segunda, apresenta, detalha e fundamenta o próprio procedimento, dedicando atenção ao processo de definição do tema a ser solicitado. Na terceira, apresenta material de pesquisa para ilustrar as questões que compõem a segunda parte do artigo. Finaliza considerando que o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, quando fundamentado e articulado com referencial teórico devidamente explicitado, revela-se um mediador dialógico fecundo na produção de material investigativo em pesquisas sobre imaginários coletivos.La Procédure de Dessins-Histoires avec Thème est un ressource qui a été utilisé dans plusieurs recherches sur des imaginaires collectives qui prennent la psychologie psychanalytique concrète comme cadre théorique et méthodologique. L'objectif de ce texte se justifie pour présenter les fondements théoriques et méthodologiques de ce type de ressource. À cette fin, l'article est organisé en trois sections. Dans la premier, il aborde des différentes possibilités par lesquelles la psychanalyse est liée à la recherche qualitative, en vue de situer des travails avec la Procédure de Dessins-Histoires avec Thème dans cettes alternatives. Dans la seconde, il présente, détaille et justifie la procédure elle-même, en accordant une attention au processus de définition du thème. Dans la troisième, il présente du matériel de recherche pour illustrer les questions qui composent la deuxième partie de l'article.Il conclut en considérant que l'utilisation de la Procédure de Dessins-Histoires avec Thème, lorsqu'elle est ancrée et articulée avec un cadre théorique dûment expliqué, s'avère être un médiateur dialogique fécond dans la production de matériel d'investigation dans la recherche sur les imaginaires collectifs.El Procedimiento de Dibujos-Cuentos con Tema es un mediador que ha sido utilizado en diversas investigaciones sobre imaginarios colectivos que toman la psicología psicoanalítica concreta como marco teórico-metodológico. Así, se justifica el propósito del texto de presentar los fundamentos teórico-metodológicos de este tipo de recurso. El artículo se organiza en tres secciones. En el primero, se discuten las diversas posibilidades a través de las cuales el psicoanálisis se ha vinculado a la investigación cualitativa, con miras a situar el trabajo con el Procedimiento de Dibujos-Cuentos con Tema en este abanico de alternativas. En el segundo, presenta, detalla y ustifica el propio procedimiento, prestando atención al proceso de definición del tema a solicitar. En el tercero, presenta material de investigación para ilustrar las preguntas que componen la segunda parte del artículo. Concluye considerando que la utilización del Procedimiento de Dibujos-Cuentos con Tema, cuando fundamentado y articulado con un refencial teórico debidamente explicado, se muestra como un fructífero mediador dialógico en la producción de material investigativo en la investigación de los imaginarios colectivos.The Thematic Story-Drawing Procedure is a mediator that has been used in several researches on collective imagery which take the concrete psychoanalytic psychology as a theoretical-methodological framework. Thus, it is justified the present’s paper aim which is to discuss the theoretical and methodological foundations of this type of mediator. The paper is organized in three sections. In the first, it discusses the various possibilities through which psychoanalysis has been linked to qualitative research, situating researches with Thematic Story-Drawing Procedure in these range of possibilities. In the second, it presents, details, and justifies the procedure itself, devoting attention to the process of defining the theme to be requested. In the third, it presents research material to illustrate the questions presented in the second part of the paper. It considers that the use of the Thematic Story-Drawing Procedure, when articulated with a duly explained theoretical framework, proves to be a fruitful dialogic mediator in the production of investigative material in research on collective imaginaries.Universidade de São Paulo2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/19559410.11606/issn.1981-1624.v28i1p98-114Estilos da Clinica; v. 28 n. 1 (2023); 98-114Estilos da Clinica; 巻 28 号 1 (2023); 98-114Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 1 (2023); 98-114Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 1 (2023); 98-114Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 28 N. 1 (2023); 98-114Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 28 Núm. 1 (2023); 98-1141981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594/193673Copyright (c) 2023 Carlos Del Negro Visintin, Fabiana Follador e Ambrosio, Tânia Maria José Aiello-Vaisberghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVisintin, Carlos Del Negro Ambrosio, Fabiana Follador eAiello-Vaisberg, Tânia Maria José2023-06-15T13:48:10Zoai:revistas.usp.br:article/195594Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2023-06-15T13:48:10Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos
The Thematic Story-Drawing Procedure in Qualitative Researches about Collective Imaginaries
El procedimiento de dibujos-relatos con temática en investigacións cualitativas sobre imaginarios colectivos
La procédure de dessins-histoires avec thème dans des recherches qualitatives sur les imaginaires collectifs
title O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos
spellingShingle O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos
Visintin, Carlos Del Negro
Pesquisa qualitativa
Psicologia clínica
Método psicanalítico
title_short O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos
title_full O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos
title_fullStr O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos
title_full_unstemmed O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos
title_sort O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos
author Visintin, Carlos Del Negro
author_facet Visintin, Carlos Del Negro
Ambrosio, Fabiana Follador e
Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
author_role author
author2 Ambrosio, Fabiana Follador e
Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Visintin, Carlos Del Negro
Ambrosio, Fabiana Follador e
Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa qualitativa
Psicologia clínica
Método psicanalítico
topic Pesquisa qualitativa
Psicologia clínica
Método psicanalítico
description O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é um mediador que vem sendo utilizado em várias pesquisas sobre imaginários coletivos que tomam a psicologia psicanalítica concreta como referencial teórico-metodológico. Assim, justifica-se o objetivo do presente texto de apresentar os fundamentos teórico-metodológicos desse tipo de recurso. Para tanto, o artigo está organizado em três seções. Na primeira, discorre sobre as diversas possibilidades por meio das quais a psicanálise vem sendo vinculada à pesquisa qualitativa, com vistas a situar o trabalho com o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema nesse leque de alternativas. Na segunda, apresenta, detalha e fundamenta o próprio procedimento, dedicando atenção ao processo de definição do tema a ser solicitado. Na terceira, apresenta material de pesquisa para ilustrar as questões que compõem a segunda parte do artigo. Finaliza considerando que o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, quando fundamentado e articulado com referencial teórico devidamente explicitado, revela-se um mediador dialógico fecundo na produção de material investigativo em pesquisas sobre imaginários coletivos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594
10.11606/issn.1981-1624.v28i1p98-114
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v28i1p98-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594/193673
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 28 n. 1 (2023); 98-114
Estilos da Clinica; 巻 28 号 1 (2023); 98-114
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 1 (2023); 98-114
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 1 (2023); 98-114
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 28 N. 1 (2023); 98-114
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 28 Núm. 1 (2023); 98-114
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067492285218816