O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curvelo,Cristina Soraia de Souza
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Meireles,Elisabet de Sousa, Correa,Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007
Resumo: O presente estudo teve como objetivo examinar o conhecimento ortográfico utilizado pela criança em contexto lúdico. Sessenta crianças entre a 2ª e a 4ª séries do Ensino Fundamental foram convidadas a jogar forca com as pesquisadoras em entrevistas individuais. Os resultados mostraram que, em relação ao número médio de jogadas para concluir o jogo com sucesso, não houve diferença significativa no desempenho das crianças de diferentes níveis de escolaridade. No entanto, as respostas das crianças foram influenciadas pelo tipo de palavra apresentada. A maioria das crianças foi capaz de utilizar os conhecimentos lingüísticos que possui no nível ortográfico apesar das dificuldades encontradas em justificar seu raciocínio.
id UFRGS-5_1a5038f49f6b3a6048a5caad1236a4c1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79721998000300007
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forcaconhecimento ortográficolinguagem escritacriançaO presente estudo teve como objetivo examinar o conhecimento ortográfico utilizado pela criança em contexto lúdico. Sessenta crianças entre a 2ª e a 4ª séries do Ensino Fundamental foram convidadas a jogar forca com as pesquisadoras em entrevistas individuais. Os resultados mostraram que, em relação ao número médio de jogadas para concluir o jogo com sucesso, não houve diferença significativa no desempenho das crianças de diferentes níveis de escolaridade. No entanto, as respostas das crianças foram influenciadas pelo tipo de palavra apresentada. A maioria das crianças foi capaz de utilizar os conhecimentos lingüísticos que possui no nível ortográfico apesar das dificuldades encontradas em justificar seu raciocínio.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.3 1998reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79721998000300007info:eu-repo/semantics/openAccessCurvelo,Cristina Soraia de SouzaMeireles,Elisabet de SousaCorrea,Janepor1999-08-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79721998000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:1999-08-06T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca
title O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca
spellingShingle O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca
Curvelo,Cristina Soraia de Souza
conhecimento ortográfico
linguagem escrita
criança
title_short O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca
title_full O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca
title_fullStr O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca
title_full_unstemmed O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca
title_sort O conhecimento ortográfico da criança no jogo da forca
author Curvelo,Cristina Soraia de Souza
author_facet Curvelo,Cristina Soraia de Souza
Meireles,Elisabet de Sousa
Correa,Jane
author_role author
author2 Meireles,Elisabet de Sousa
Correa,Jane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curvelo,Cristina Soraia de Souza
Meireles,Elisabet de Sousa
Correa,Jane
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento ortográfico
linguagem escrita
criança
topic conhecimento ortográfico
linguagem escrita
criança
description O presente estudo teve como objetivo examinar o conhecimento ortográfico utilizado pela criança em contexto lúdico. Sessenta crianças entre a 2ª e a 4ª séries do Ensino Fundamental foram convidadas a jogar forca com as pesquisadoras em entrevistas individuais. Os resultados mostraram que, em relação ao número médio de jogadas para concluir o jogo com sucesso, não houve diferença significativa no desempenho das crianças de diferentes níveis de escolaridade. No entanto, as respostas das crianças foram influenciadas pelo tipo de palavra apresentada. A maioria das crianças foi capaz de utilizar os conhecimentos lingüísticos que possui no nível ortográfico apesar das dificuldades encontradas em justificar seu raciocínio.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79721998000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.3 1998
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134861486620672