Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme,Maria Isabel da Silva
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300010
Resumo: Foram realizados 2 estudos para esclarecer aspectos envolvidos na violência interpessoal e algumas inter-relações entre cognição e afetividade no funcionamento psicológico. No primeiro estudo, a Escala Children's Action Tendency Scale (CATS) foi aplicada em uma amostra de 779 alunos de 2ª a 7ª série. As tendências de resolução de conflito encontradas, assertividade, submissão e agressividade coincidiram com as encontradas por Deluty na amostra americana. Porém, foram encontradas diferenças significativas nas médias de submissão e assertividade entre as duas amostras. No segundo estudo foi usada a versão abreviada com uma amostra de 320 alunos de 5ª à 7ª série. Foram encontradas diferenças entre os 2 estudos nas tendências predominantes de resolução de conflitos, pois no segundo, submissão e agressividade sobrepujaram a assertividade, que ficou em último lugar. Tais resultados são discutidos como fruto de inter-relações entre contexto de pesquisa, idade, gênero e cultura.
id UFRGS-5_1dd8c3a6d739019b93456072504e8956
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722004000300010
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na culturaResolução de conflito interpessoalcogniçãoafetividadeculturaForam realizados 2 estudos para esclarecer aspectos envolvidos na violência interpessoal e algumas inter-relações entre cognição e afetividade no funcionamento psicológico. No primeiro estudo, a Escala Children's Action Tendency Scale (CATS) foi aplicada em uma amostra de 779 alunos de 2ª a 7ª série. As tendências de resolução de conflito encontradas, assertividade, submissão e agressividade coincidiram com as encontradas por Deluty na amostra americana. Porém, foram encontradas diferenças significativas nas médias de submissão e assertividade entre as duas amostras. No segundo estudo foi usada a versão abreviada com uma amostra de 320 alunos de 5ª à 7ª série. Foram encontradas diferenças entre os 2 estudos nas tendências predominantes de resolução de conflitos, pois no segundo, submissão e agressividade sobrepujaram a assertividade, que ficou em último lugar. Tais resultados são discutidos como fruto de inter-relações entre contexto de pesquisa, idade, gênero e cultura.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300010Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.3 2004reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722004000300010info:eu-repo/semantics/openAccessLeme,Maria Isabel da Silvapor2005-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722004000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2005-01-31T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura
title Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura
spellingShingle Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura
Leme,Maria Isabel da Silva
Resolução de conflito interpessoal
cognição
afetividade
cultura
title_short Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura
title_full Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura
title_fullStr Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura
title_full_unstemmed Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura
title_sort Resolução de conflitos interpessoais: interações entre cognição e afetividade na cultura
author Leme,Maria Isabel da Silva
author_facet Leme,Maria Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme,Maria Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de conflito interpessoal
cognição
afetividade
cultura
topic Resolução de conflito interpessoal
cognição
afetividade
cultura
description Foram realizados 2 estudos para esclarecer aspectos envolvidos na violência interpessoal e algumas inter-relações entre cognição e afetividade no funcionamento psicológico. No primeiro estudo, a Escala Children's Action Tendency Scale (CATS) foi aplicada em uma amostra de 779 alunos de 2ª a 7ª série. As tendências de resolução de conflito encontradas, assertividade, submissão e agressividade coincidiram com as encontradas por Deluty na amostra americana. Porém, foram encontradas diferenças significativas nas médias de submissão e assertividade entre as duas amostras. No segundo estudo foi usada a versão abreviada com uma amostra de 320 alunos de 5ª à 7ª série. Foram encontradas diferenças entre os 2 estudos nas tendências predominantes de resolução de conflitos, pois no segundo, submissão e agressividade sobrepujaram a assertividade, que ficou em último lugar. Tais resultados são discutidos como fruto de inter-relações entre contexto de pesquisa, idade, gênero e cultura.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722004000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.3 2004
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862704017408