As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme,Maria Isabel da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400002
Resumo: O artigo tem por objetivo discutir questões que periodicamente provocam polêmica na Psicologia da Aprendizagem, que são as relações entre cognição, cultura e afeto e as especificidades humanas nesses processos. Assim, a aprendizagem é discutida em termos de processos partilhados com outras espécies, como a associação e a recursividade, e outros que são especificamente humanos, como a abstração e a metacognição. São examinadas algumas hipóteses sobre como a mente humana pode ter evoluído em direção à essas diferenças. Na conclusão, é explicitado o posicionamento sobre as relações entre cognição, cultura e afeto, em dois níveis de funcionamento psicológico e da influência decisiva da cultura e seu principal instrumento, a linguagem, na promoção das especificidades humanas.
id USP-26_8427bb8846387aa88c6244948c3eab4f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65642011000400002
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e culturaAprendizagemCogniçãoAfetoCulturaO artigo tem por objetivo discutir questões que periodicamente provocam polêmica na Psicologia da Aprendizagem, que são as relações entre cognição, cultura e afeto e as especificidades humanas nesses processos. Assim, a aprendizagem é discutida em termos de processos partilhados com outras espécies, como a associação e a recursividade, e outros que são especificamente humanos, como a abstração e a metacognição. São examinadas algumas hipóteses sobre como a mente humana pode ter evoluído em direção à essas diferenças. Na conclusão, é explicitado o posicionamento sobre as relações entre cognição, cultura e afeto, em dois níveis de funcionamento psicológico e da influência decisiva da cultura e seu principal instrumento, a linguagem, na promoção das especificidades humanas.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400002Psicologia USP v.22 n.4 2011reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-65642011005000028info:eu-repo/semantics/openAccessLeme,Maria Isabel da Silvapor2012-01-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65642011000400002Revistahttps://www.scielo.br/j/pusp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2012-01-27T00:00Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura
title As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura
spellingShingle As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura
Leme,Maria Isabel da Silva
Aprendizagem
Cognição
Afeto
Cultura
title_short As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura
title_full As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura
title_fullStr As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura
title_full_unstemmed As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura
title_sort As especificidades humanas e a aprendizagem: relações entre cognição, afeto e cultura
author Leme,Maria Isabel da Silva
author_facet Leme,Maria Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme,Maria Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cognição
Afeto
Cultura
topic Aprendizagem
Cognição
Afeto
Cultura
description O artigo tem por objetivo discutir questões que periodicamente provocam polêmica na Psicologia da Aprendizagem, que são as relações entre cognição, cultura e afeto e as especificidades humanas nesses processos. Assim, a aprendizagem é discutida em termos de processos partilhados com outras espécies, como a associação e a recursividade, e outros que são especificamente humanos, como a abstração e a metacognição. São examinadas algumas hipóteses sobre como a mente humana pode ter evoluído em direção à essas diferenças. Na conclusão, é explicitado o posicionamento sobre as relações entre cognição, cultura e afeto, em dois níveis de funcionamento psicológico e da influência decisiva da cultura e seu principal instrumento, a linguagem, na promoção das especificidades humanas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642011000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65642011005000028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP v.22 n.4 2011
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1748936707520069632