Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100013 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar as manifestações de intencionalidade comunicativa em episódios interativos mãe-bebê, considerando-se as relações entre intencionalidade comunicativa, atenção conjunta e trocas intersubjetivas mãe-bebê. Participaram dessa pesquisa seis díades mãe-bebê aos seis, nove e doze meses do bebê, observadas em suas residências, numa situação de brincadeira livre, durante quarenta minutos em cada etapa. Através das análises das observações foram identificados marcos na trajetória evolutiva e diferentes configurações sociocomunicativas e de atenção conjunta nas díades. Verificou-se que as aquisições de comunicação intencional e os diferentes contextos de atenção conjunta redirecionaram o curso das interações, em cada idade. Este estudo contribui para a discussão relativa à cognição social infantil com ênfase nas relações entre atenção conjunta, comunicação intencional e aquisição da linguagem. |
id |
UFRGS-5_24e3241dfde7559f43f0900159c48e2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722011000100013 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebêInteração mãe-bebêIntencionalidade comunicativaAtenção conjuntaO objetivo deste estudo foi analisar as manifestações de intencionalidade comunicativa em episódios interativos mãe-bebê, considerando-se as relações entre intencionalidade comunicativa, atenção conjunta e trocas intersubjetivas mãe-bebê. Participaram dessa pesquisa seis díades mãe-bebê aos seis, nove e doze meses do bebê, observadas em suas residências, numa situação de brincadeira livre, durante quarenta minutos em cada etapa. Através das análises das observações foram identificados marcos na trajetória evolutiva e diferentes configurações sociocomunicativas e de atenção conjunta nas díades. Verificou-se que as aquisições de comunicação intencional e os diferentes contextos de atenção conjunta redirecionaram o curso das interações, em cada idade. Este estudo contribui para a discussão relativa à cognição social infantil com ênfase nas relações entre atenção conjunta, comunicação intencional e aquisição da linguagem.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100013Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000100013info:eu-repo/semantics/openAccessAquino,Fabiola de Sousa BrazSalomão,Nádia Maria Ribeiropor2011-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-06-08T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê |
title |
Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê |
spellingShingle |
Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê Aquino,Fabiola de Sousa Braz Interação mãe-bebê Intencionalidade comunicativa Atenção conjunta |
title_short |
Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê |
title_full |
Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê |
title_fullStr |
Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê |
title_full_unstemmed |
Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê |
title_sort |
Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê |
author |
Aquino,Fabiola de Sousa Braz |
author_facet |
Aquino,Fabiola de Sousa Braz Salomão,Nádia Maria Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Salomão,Nádia Maria Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino,Fabiola de Sousa Braz Salomão,Nádia Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação mãe-bebê Intencionalidade comunicativa Atenção conjunta |
topic |
Interação mãe-bebê Intencionalidade comunicativa Atenção conjunta |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar as manifestações de intencionalidade comunicativa em episódios interativos mãe-bebê, considerando-se as relações entre intencionalidade comunicativa, atenção conjunta e trocas intersubjetivas mãe-bebê. Participaram dessa pesquisa seis díades mãe-bebê aos seis, nove e doze meses do bebê, observadas em suas residências, numa situação de brincadeira livre, durante quarenta minutos em cada etapa. Através das análises das observações foram identificados marcos na trajetória evolutiva e diferentes configurações sociocomunicativas e de atenção conjunta nas díades. Verificou-se que as aquisições de comunicação intencional e os diferentes contextos de atenção conjunta redirecionaram o curso das interações, em cada idade. Este estudo contribui para a discussão relativa à cognição social infantil com ênfase nas relações entre atenção conjunta, comunicação intencional e aquisição da linguagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722011000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134864405856256 |