Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino,Fabiola de Sousa Braz
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Salomão,Nádia Maria Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100013
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as manifestações de intencionalidade comunicativa em episódios interativos mãe-bebê, considerando-se as relações entre intencionalidade comunicativa, atenção conjunta e trocas intersubjetivas mãe-bebê. Participaram dessa pesquisa seis díades mãe-bebê aos seis, nove e doze meses do bebê, observadas em suas residências, numa situação de brincadeira livre, durante quarenta minutos em cada etapa. Através das análises das observações foram identificados marcos na trajetória evolutiva e diferentes configurações sociocomunicativas e de atenção conjunta nas díades. Verificou-se que as aquisições de comunicação intencional e os diferentes contextos de atenção conjunta redirecionaram o curso das interações, em cada idade. Este estudo contribui para a discussão relativa à cognição social infantil com ênfase nas relações entre atenção conjunta, comunicação intencional e aquisição da linguagem.
id UFRGS-5_24e3241dfde7559f43f0900159c48e2d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722011000100013
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebêInteração mãe-bebêIntencionalidade comunicativaAtenção conjuntaO objetivo deste estudo foi analisar as manifestações de intencionalidade comunicativa em episódios interativos mãe-bebê, considerando-se as relações entre intencionalidade comunicativa, atenção conjunta e trocas intersubjetivas mãe-bebê. Participaram dessa pesquisa seis díades mãe-bebê aos seis, nove e doze meses do bebê, observadas em suas residências, numa situação de brincadeira livre, durante quarenta minutos em cada etapa. Através das análises das observações foram identificados marcos na trajetória evolutiva e diferentes configurações sociocomunicativas e de atenção conjunta nas díades. Verificou-se que as aquisições de comunicação intencional e os diferentes contextos de atenção conjunta redirecionaram o curso das interações, em cada idade. Este estudo contribui para a discussão relativa à cognição social infantil com ênfase nas relações entre atenção conjunta, comunicação intencional e aquisição da linguagem.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100013Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000100013info:eu-repo/semantics/openAccessAquino,Fabiola de Sousa BrazSalomão,Nádia Maria Ribeiropor2011-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-06-08T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê
title Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê
spellingShingle Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê
Aquino,Fabiola de Sousa Braz
Interação mãe-bebê
Intencionalidade comunicativa
Atenção conjunta
title_short Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê
title_full Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê
title_fullStr Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê
title_full_unstemmed Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê
title_sort Intencionalidade comunicativa e atenção conjunta: uma análise em contextos interativos mãe-bebê
author Aquino,Fabiola de Sousa Braz
author_facet Aquino,Fabiola de Sousa Braz
Salomão,Nádia Maria Ribeiro
author_role author
author2 Salomão,Nádia Maria Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino,Fabiola de Sousa Braz
Salomão,Nádia Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Interação mãe-bebê
Intencionalidade comunicativa
Atenção conjunta
topic Interação mãe-bebê
Intencionalidade comunicativa
Atenção conjunta
description O objetivo deste estudo foi analisar as manifestações de intencionalidade comunicativa em episódios interativos mãe-bebê, considerando-se as relações entre intencionalidade comunicativa, atenção conjunta e trocas intersubjetivas mãe-bebê. Participaram dessa pesquisa seis díades mãe-bebê aos seis, nove e doze meses do bebê, observadas em suas residências, numa situação de brincadeira livre, durante quarenta minutos em cada etapa. Através das análises das observações foram identificados marcos na trajetória evolutiva e diferentes configurações sociocomunicativas e de atenção conjunta nas díades. Verificou-se que as aquisições de comunicação intencional e os diferentes contextos de atenção conjunta redirecionaram o curso das interações, em cada idade. Este estudo contribui para a discussão relativa à cognição social infantil com ênfase nas relações entre atenção conjunta, comunicação intencional e aquisição da linguagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722011000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864405856256