O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parellada,Ibelmar Lluesma
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rufini,Sueli Édi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400015
Resumo: Foram analisadas relações entre uso do computador, motivação e desempenho em prova de conteúdos de matemática em estudantes do ensino fundamental. O delineamento foi quase experimental, com um grupo experimental e dois de controle. No pré-teste foram avaliados o conhecimento de conteúdos matemáticos e a motivação para vir à escola, por meio da Escala de avaliação da motivação de alunos do ensino fundamental. Na intervenção, o grupo experimental projetou e construiu jogos empregando o computador; o grupo controle 1 fez somente exercícios com lápis e papel (ambos com acesso aos tutoriais); e o grupo de controle 2 assistiu às aulas habituais. Ao final todos os participantes foram avaliados pela segunda vez acerca do conteúdo e da motivação, com os mesmos instrumentos utilizados no pré-teste. Passados 30 dias, os participantes do grupo controle 1 e do grupo experimental fizeram nova prova dos conteúdos de Matemática trabalhados durante a intervenção. Os resultados mostraram que os alunos do grupo experimental tiveram ganhos na qualidade motivacional quando comparados ao grupo de controle 2, indicando que o uso do computador tem importantes implicações para o engajamento e persistência dos alunos em tarefas acadêmicas.
id UFRGS-5_2ec2c5cb6603c384e49b69901422211d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000400015
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamentalEnsino fundamentalmotivaçãocomputadoraprendizagemForam analisadas relações entre uso do computador, motivação e desempenho em prova de conteúdos de matemática em estudantes do ensino fundamental. O delineamento foi quase experimental, com um grupo experimental e dois de controle. No pré-teste foram avaliados o conhecimento de conteúdos matemáticos e a motivação para vir à escola, por meio da Escala de avaliação da motivação de alunos do ensino fundamental. Na intervenção, o grupo experimental projetou e construiu jogos empregando o computador; o grupo controle 1 fez somente exercícios com lápis e papel (ambos com acesso aos tutoriais); e o grupo de controle 2 assistiu às aulas habituais. Ao final todos os participantes foram avaliados pela segunda vez acerca do conteúdo e da motivação, com os mesmos instrumentos utilizados no pré-teste. Passados 30 dias, os participantes do grupo controle 1 e do grupo experimental fizeram nova prova dos conteúdos de Matemática trabalhados durante a intervenção. Os resultados mostraram que os alunos do grupo experimental tiveram ganhos na qualidade motivacional quando comparados ao grupo de controle 2, indicando que o uso do computador tem importantes implicações para o engajamento e persistência dos alunos em tarefas acadêmicas.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400015Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000400015info:eu-repo/semantics/openAccessParellada,Ibelmar LluesmaRufini,Sueli Édipor2014-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000400015Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-04-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
title O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
spellingShingle O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
Parellada,Ibelmar Lluesma
Ensino fundamental
motivação
computador
aprendizagem
title_short O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
title_full O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
title_fullStr O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
title_sort O uso do computador como estratégia educacional: relações com a motivação e aprendizado de alunos do ensino fundamental
author Parellada,Ibelmar Lluesma
author_facet Parellada,Ibelmar Lluesma
Rufini,Sueli Édi
author_role author
author2 Rufini,Sueli Édi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parellada,Ibelmar Lluesma
Rufini,Sueli Édi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
motivação
computador
aprendizagem
topic Ensino fundamental
motivação
computador
aprendizagem
description Foram analisadas relações entre uso do computador, motivação e desempenho em prova de conteúdos de matemática em estudantes do ensino fundamental. O delineamento foi quase experimental, com um grupo experimental e dois de controle. No pré-teste foram avaliados o conhecimento de conteúdos matemáticos e a motivação para vir à escola, por meio da Escala de avaliação da motivação de alunos do ensino fundamental. Na intervenção, o grupo experimental projetou e construiu jogos empregando o computador; o grupo controle 1 fez somente exercícios com lápis e papel (ambos com acesso aos tutoriais); e o grupo de controle 2 assistiu às aulas habituais. Ao final todos os participantes foram avaliados pela segunda vez acerca do conteúdo e da motivação, com os mesmos instrumentos utilizados no pré-teste. Passados 30 dias, os participantes do grupo controle 1 e do grupo experimental fizeram nova prova dos conteúdos de Matemática trabalhados durante a intervenção. Os resultados mostraram que os alunos do grupo experimental tiveram ganhos na qualidade motivacional quando comparados ao grupo de controle 2, indicando que o uso do computador tem importantes implicações para o engajamento e persistência dos alunos em tarefas acadêmicas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865332797440