Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Major,Sofia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Seabra-Santos,Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400689
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de tradução, adaptação e alguns estudos psicométricos da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2; Merrell, 2002), uma escala de avaliação com 76 itens na sua versão original, especificamente desenvolvida para avaliar aptidões sociais e problemas de comportamento em crianças pré-escolares. A amostra normativa é composta por 1000 crianças pré-escolares avaliadas por pais e educadores/professores. Foram efetuados estudos de tradução/adaptação e inclusão de outros itens relevantes que, após análises de itens, análise fatorial exploratória e de consistência interna, resultaram numa versão portuguesa com 80 itens. Os resultados da análise fatorial exploratória permitiram identificar três subescalas para a escala de Aptidões Sociais e duas subescalas para a de Problemas de Comportamento. As escalas apresentaram uma boa consistência interna e foram observadas intercorrelações moderadas a elevadas entre as subescalas e o resultado total. Para a estabilidade temporal, os resultados são congruentes com os da versão original, com valores moderados a elevados (r = 0,65 a 0,90). Apesar de algumas limitações apresentadas, fica disponível uma ferramenta útil e válida na avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento das crianças portuguesas pré-escolares.
id UFRGS-5_334b20055ecd1fe5259ca19dd6fa49a4
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000400689
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesaAvaliaçãopré-escolareshabilidades sociaisproblemas do comportamentoEste artigo tem por objetivo apresentar o processo de tradução, adaptação e alguns estudos psicométricos da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2; Merrell, 2002), uma escala de avaliação com 76 itens na sua versão original, especificamente desenvolvida para avaliar aptidões sociais e problemas de comportamento em crianças pré-escolares. A amostra normativa é composta por 1000 crianças pré-escolares avaliadas por pais e educadores/professores. Foram efetuados estudos de tradução/adaptação e inclusão de outros itens relevantes que, após análises de itens, análise fatorial exploratória e de consistência interna, resultaram numa versão portuguesa com 80 itens. Os resultados da análise fatorial exploratória permitiram identificar três subescalas para a escala de Aptidões Sociais e duas subescalas para a de Problemas de Comportamento. As escalas apresentaram uma boa consistência interna e foram observadas intercorrelações moderadas a elevadas entre as subescalas e o resultado total. Para a estabilidade temporal, os resultados são congruentes com os da versão original, com valores moderados a elevados (r = 0,65 a 0,90). Apesar de algumas limitações apresentadas, fica disponível uma ferramenta útil e válida na avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento das crianças portuguesas pré-escolares.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400689Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.4 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427409info:eu-repo/semantics/openAccessMajor,SofiaSeabra-Santos,Maria Joãopor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000400689Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa
title Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa
spellingShingle Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa
Major,Sofia
Avaliação
pré-escolares
habilidades sociais
problemas do comportamento
title_short Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa
title_full Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa
title_fullStr Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa
title_full_unstemmed Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa
title_sort Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2): adaptação e estudos psicométricos da versão portuguesa
author Major,Sofia
author_facet Major,Sofia
Seabra-Santos,Maria João
author_role author
author2 Seabra-Santos,Maria João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Major,Sofia
Seabra-Santos,Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
pré-escolares
habilidades sociais
problemas do comportamento
topic Avaliação
pré-escolares
habilidades sociais
problemas do comportamento
description Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de tradução, adaptação e alguns estudos psicométricos da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2; Merrell, 2002), uma escala de avaliação com 76 itens na sua versão original, especificamente desenvolvida para avaliar aptidões sociais e problemas de comportamento em crianças pré-escolares. A amostra normativa é composta por 1000 crianças pré-escolares avaliadas por pais e educadores/professores. Foram efetuados estudos de tradução/adaptação e inclusão de outros itens relevantes que, após análises de itens, análise fatorial exploratória e de consistência interna, resultaram numa versão portuguesa com 80 itens. Os resultados da análise fatorial exploratória permitiram identificar três subescalas para a escala de Aptidões Sociais e duas subescalas para a de Problemas de Comportamento. As escalas apresentaram uma boa consistência interna e foram observadas intercorrelações moderadas a elevadas entre as subescalas e o resultado total. Para a estabilidade temporal, os resultados são congruentes com os da versão original, com valores moderados a elevados (r = 0,65 a 0,90). Apesar de algumas limitações apresentadas, fica disponível uma ferramenta útil e válida na avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento das crianças portuguesas pré-escolares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400689
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000400689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201427409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.4 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865736499200