O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300012 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre o desenvolvimento da consciência matetatextual em crianças a partir de uma ampla revisão comentada e crítica da literatura na área. Especial ênfase é dada a questões de natureza conceitual e metodológica, inserindo-se a consciência metatextual no âmbito da consciência metalingüística como um todo. Reflexões metodológicas são conduzidas a partir de inúmeros estudos realizados com crianças, colocando-se em destaque aqueles que versam sobre a consciência metatextual relativa à estrutura de textos de diferentes gêneros. Além de questões conceituais e metodológicas, o artigo procura integrar um conjunto de resultados de pesquisas, fornecendo indicadores de como se caracteriza a emergência e o desenvolvimento desta habilidade em crianças de 5 a 9 anos de idade. |
id |
UFRGS-5_3436af987fce3000efc29e2cc8e7466a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722003000300012 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisasDesenvolvimento da consciência metatextualquestões teórico-metodológicasresultados de pesquisasO presente artigo versa sobre o desenvolvimento da consciência matetatextual em crianças a partir de uma ampla revisão comentada e crítica da literatura na área. Especial ênfase é dada a questões de natureza conceitual e metodológica, inserindo-se a consciência metatextual no âmbito da consciência metalingüística como um todo. Reflexões metodológicas são conduzidas a partir de inúmeros estudos realizados com crianças, colocando-se em destaque aqueles que versam sobre a consciência metatextual relativa à estrutura de textos de diferentes gêneros. Além de questões conceituais e metodológicas, o artigo procura integrar um conjunto de resultados de pesquisas, fornecendo indicadores de como se caracteriza a emergência e o desenvolvimento desta habilidade em crianças de 5 a 9 anos de idade.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300012Psicologia: Reflexão e Crítica v.16 n.3 2003reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722003000300012info:eu-repo/semantics/openAccessSpinillo,Alina GalvãoSimões,Patrícia Uchôapor2004-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722003000300012Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2004-05-31T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas |
title |
O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas |
spellingShingle |
O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas Spinillo,Alina Galvão Desenvolvimento da consciência metatextual questões teórico-metodológicas resultados de pesquisas |
title_short |
O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas |
title_full |
O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas |
title_fullStr |
O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas |
title_sort |
O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas |
author |
Spinillo,Alina Galvão |
author_facet |
Spinillo,Alina Galvão Simões,Patrícia Uchôa |
author_role |
author |
author2 |
Simões,Patrícia Uchôa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spinillo,Alina Galvão Simões,Patrícia Uchôa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento da consciência metatextual questões teórico-metodológicas resultados de pesquisas |
topic |
Desenvolvimento da consciência metatextual questões teórico-metodológicas resultados de pesquisas |
description |
O presente artigo versa sobre o desenvolvimento da consciência matetatextual em crianças a partir de uma ampla revisão comentada e crítica da literatura na área. Especial ênfase é dada a questões de natureza conceitual e metodológica, inserindo-se a consciência metatextual no âmbito da consciência metalingüística como um todo. Reflexões metodológicas são conduzidas a partir de inúmeros estudos realizados com crianças, colocando-se em destaque aqueles que versam sobre a consciência metatextual relativa à estrutura de textos de diferentes gêneros. Além de questões conceituais e metodológicas, o artigo procura integrar um conjunto de resultados de pesquisas, fornecendo indicadores de como se caracteriza a emergência e o desenvolvimento desta habilidade em crianças de 5 a 9 anos de idade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722003000300012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.16 n.3 2003 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134862643200000 |