O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinillo,Alina Galvão
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Simões,Patrícia Uchôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300012
Resumo: O presente artigo versa sobre o desenvolvimento da consciência matetatextual em crianças a partir de uma ampla revisão comentada e crítica da literatura na área. Especial ênfase é dada a questões de natureza conceitual e metodológica, inserindo-se a consciência metatextual no âmbito da consciência metalingüística como um todo. Reflexões metodológicas são conduzidas a partir de inúmeros estudos realizados com crianças, colocando-se em destaque aqueles que versam sobre a consciência metatextual relativa à estrutura de textos de diferentes gêneros. Além de questões conceituais e metodológicas, o artigo procura integrar um conjunto de resultados de pesquisas, fornecendo indicadores de como se caracteriza a emergência e o desenvolvimento desta habilidade em crianças de 5 a 9 anos de idade.
id UFRGS-5_3436af987fce3000efc29e2cc8e7466a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722003000300012
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisasDesenvolvimento da consciência metatextualquestões teórico-metodológicasresultados de pesquisasO presente artigo versa sobre o desenvolvimento da consciência matetatextual em crianças a partir de uma ampla revisão comentada e crítica da literatura na área. Especial ênfase é dada a questões de natureza conceitual e metodológica, inserindo-se a consciência metatextual no âmbito da consciência metalingüística como um todo. Reflexões metodológicas são conduzidas a partir de inúmeros estudos realizados com crianças, colocando-se em destaque aqueles que versam sobre a consciência metatextual relativa à estrutura de textos de diferentes gêneros. Além de questões conceituais e metodológicas, o artigo procura integrar um conjunto de resultados de pesquisas, fornecendo indicadores de como se caracteriza a emergência e o desenvolvimento desta habilidade em crianças de 5 a 9 anos de idade.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300012Psicologia: Reflexão e Crítica v.16 n.3 2003reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722003000300012info:eu-repo/semantics/openAccessSpinillo,Alina GalvãoSimões,Patrícia Uchôapor2004-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722003000300012Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2004-05-31T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas
title O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas
spellingShingle O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas
Spinillo,Alina Galvão
Desenvolvimento da consciência metatextual
questões teórico-metodológicas
resultados de pesquisas
title_short O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas
title_full O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas
title_fullStr O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas
title_full_unstemmed O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas
title_sort O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas
author Spinillo,Alina Galvão
author_facet Spinillo,Alina Galvão
Simões,Patrícia Uchôa
author_role author
author2 Simões,Patrícia Uchôa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinillo,Alina Galvão
Simões,Patrícia Uchôa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da consciência metatextual
questões teórico-metodológicas
resultados de pesquisas
topic Desenvolvimento da consciência metatextual
questões teórico-metodológicas
resultados de pesquisas
description O presente artigo versa sobre o desenvolvimento da consciência matetatextual em crianças a partir de uma ampla revisão comentada e crítica da literatura na área. Especial ênfase é dada a questões de natureza conceitual e metodológica, inserindo-se a consciência metatextual no âmbito da consciência metalingüística como um todo. Reflexões metodológicas são conduzidas a partir de inúmeros estudos realizados com crianças, colocando-se em destaque aqueles que versam sobre a consciência metatextual relativa à estrutura de textos de diferentes gêneros. Além de questões conceituais e metodológicas, o artigo procura integrar um conjunto de resultados de pesquisas, fornecendo indicadores de como se caracteriza a emergência e o desenvolvimento desta habilidade em crianças de 5 a 9 anos de idade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722003000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.16 n.3 2003
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862643200000