Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida,Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300613
Resumo: O objectivo deste estudo é comparar programas de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva. Participaram nesta investigação 78 crianças de idade pré-escolar, cujas escritas não representavam ainda os sons, tendo sido distribuídas por cinco grupos, quatro experimentais e um de controlo, equivalentes quanto à idade, inteligência, número de letras conhecidas e consciência fonológica. Entre o pré e o pós teste, as crianças dos grupos experimentais participaram num programa de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva, manipulando-se ainda variáveis relacionadas com as características das palavras de treino e o tipo de instruções. Só se verificou uma evolução significativa da qualidade das escritas inventadas nas crianças que participaram nos programas de intervenção de natureza construtivista.
id UFRGS-5_3b38235d0be5842bf28b0c8ab6b7a00a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722015000300613
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e ConstrutivistaProgramas de Intervenção em Escritas Inventadasconstrutivismoinstrução transmissivaO objectivo deste estudo é comparar programas de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva. Participaram nesta investigação 78 crianças de idade pré-escolar, cujas escritas não representavam ainda os sons, tendo sido distribuídas por cinco grupos, quatro experimentais e um de controlo, equivalentes quanto à idade, inteligência, número de letras conhecidas e consciência fonológica. Entre o pré e o pós teste, as crianças dos grupos experimentais participaram num programa de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva, manipulando-se ainda variáveis relacionadas com as características das palavras de treino e o tipo de instruções. Só se verificou uma evolução significativa da qualidade das escritas inventadas nas crianças que participaram nos programas de intervenção de natureza construtivista.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300613Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.3 2015reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201528320info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,CristinaAlmeida,Tiagopor2015-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722015000300613Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-07-22T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista
title Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista
spellingShingle Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista
Silva,Cristina
Programas de Intervenção em Escritas Inventadas
construtivismo
instrução transmissiva
title_short Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista
title_full Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista
title_fullStr Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista
title_full_unstemmed Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista
title_sort Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista
author Silva,Cristina
author_facet Silva,Cristina
Almeida,Tiago
author_role author
author2 Almeida,Tiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Cristina
Almeida,Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de Intervenção em Escritas Inventadas
construtivismo
instrução transmissiva
topic Programas de Intervenção em Escritas Inventadas
construtivismo
instrução transmissiva
description O objectivo deste estudo é comparar programas de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva. Participaram nesta investigação 78 crianças de idade pré-escolar, cujas escritas não representavam ainda os sons, tendo sido distribuídas por cinco grupos, quatro experimentais e um de controlo, equivalentes quanto à idade, inteligência, número de letras conhecidas e consciência fonológica. Entre o pré e o pós teste, as crianças dos grupos experimentais participaram num programa de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva, manipulando-se ainda variáveis relacionadas com as características das palavras de treino e o tipo de instruções. Só se verificou uma evolução significativa da qualidade das escritas inventadas nas crianças que participaram nos programas de intervenção de natureza construtivista.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300613
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000300613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201528320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.3 2015
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134866175852544