Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200019 |
Resumo: | Estudos recentes mostram que a memória contextual parece ser especialmente suscetível aos efeitos negativos do envelhecimento sobre a cognição. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do uso de estratégias de codificação no desempenho de idosos em uma tarefa de memória contextual. Vinte e quatro idosos e vinte e um jovens foram divididos em dois subgrupos para a realização da tarefa: um que recebeu orientação específica para estabelecimento do vínculo item-contexto e outro que não recebeu essa orientação na fase de codificação. Na fase de teste, os participantes foram submetidos às tarefas de reconhecimento do objeto e do contexto. Os resultados indicam que a estratégia de estabelecimento do vínculo item-contexto foi capaz de reverter os déficits de memória contextual dos idosos. |
id |
UFRGS-5_3e2ae992573a33948b7d64783b1423e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722008000200019 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idososMemóriaenvelhecimentocogniçãoEstudos recentes mostram que a memória contextual parece ser especialmente suscetível aos efeitos negativos do envelhecimento sobre a cognição. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do uso de estratégias de codificação no desempenho de idosos em uma tarefa de memória contextual. Vinte e quatro idosos e vinte e um jovens foram divididos em dois subgrupos para a realização da tarefa: um que recebeu orientação específica para estabelecimento do vínculo item-contexto e outro que não recebeu essa orientação na fase de codificação. Na fase de teste, os participantes foram submetidos às tarefas de reconhecimento do objeto e do contexto. Os resultados indicam que a estratégia de estabelecimento do vínculo item-contexto foi capaz de reverter os déficits de memória contextual dos idosos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200019Psicologia: Reflexão e Crítica v.21 n.2 2008reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722008000200019info:eu-repo/semantics/openAccessFreire,Rosane PapaleoBalardin,Joana BisolCaldana,FábioSantos,Cristiane Moro dosKrebs,Luciana CunhaSouza,Valdemarina Bidone de Azevedo eSchröder,NadjaBromberg,Elkepor2008-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722008000200019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2008-10-06T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos |
title |
Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos |
spellingShingle |
Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos Freire,Rosane Papaleo Memória envelhecimento cognição |
title_short |
Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos |
title_full |
Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos |
title_fullStr |
Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos |
title_full_unstemmed |
Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos |
title_sort |
Efeito de estratégias de codificação sobre a memória contextual em idosos |
author |
Freire,Rosane Papaleo |
author_facet |
Freire,Rosane Papaleo Balardin,Joana Bisol Caldana,Fábio Santos,Cristiane Moro dos Krebs,Luciana Cunha Souza,Valdemarina Bidone de Azevedo e Schröder,Nadja Bromberg,Elke |
author_role |
author |
author2 |
Balardin,Joana Bisol Caldana,Fábio Santos,Cristiane Moro dos Krebs,Luciana Cunha Souza,Valdemarina Bidone de Azevedo e Schröder,Nadja Bromberg,Elke |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire,Rosane Papaleo Balardin,Joana Bisol Caldana,Fábio Santos,Cristiane Moro dos Krebs,Luciana Cunha Souza,Valdemarina Bidone de Azevedo e Schröder,Nadja Bromberg,Elke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória envelhecimento cognição |
topic |
Memória envelhecimento cognição |
description |
Estudos recentes mostram que a memória contextual parece ser especialmente suscetível aos efeitos negativos do envelhecimento sobre a cognição. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do uso de estratégias de codificação no desempenho de idosos em uma tarefa de memória contextual. Vinte e quatro idosos e vinte e um jovens foram divididos em dois subgrupos para a realização da tarefa: um que recebeu orientação específica para estabelecimento do vínculo item-contexto e outro que não recebeu essa orientação na fase de codificação. Na fase de teste, os participantes foram submetidos às tarefas de reconhecimento do objeto e do contexto. Os resultados indicam que a estratégia de estabelecimento do vínculo item-contexto foi capaz de reverter os déficits de memória contextual dos idosos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722008000200019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.21 n.2 2008 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863533441024 |