Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho,Carmen Lucia Göbel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Correa,Jane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300018
Resumo: Este estudo teve como objetivo examinar o progresso da compreensão leitora através do desenvolvimento da habilidade de monitoramento a partir do emprego do paradigma de detecção de erros. Adolescentes distribuídos nos grupos experimental e controle realizaram as tarefas de monitoramento e leitura (teste de Cloze) como pré-teste e pós-teste, tendo sido controladas: habilidade verbal, atenção e memória de trabalho. Os grupos não diferiram em suas habilidades lingüístico-cognitivas, nem em seu desempenho nas tarefas do pré-teste. Após a intervenção, o grupo experimental foi significativamente melhor do que o grupo controle nas tarefas de leitura e de monitoramento. Tais evidências sugerem que o progresso no desenvolvimento da compreensão de texto está relacionado à eficiência com que os adolescentes monitoram sua leitura.
id UFRGS-5_44eafe047d779b801d3d5efaece793dd
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722010000300018
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leituraMonitoramentoIntervençãoLeituraAdolescenteEste estudo teve como objetivo examinar o progresso da compreensão leitora através do desenvolvimento da habilidade de monitoramento a partir do emprego do paradigma de detecção de erros. Adolescentes distribuídos nos grupos experimental e controle realizaram as tarefas de monitoramento e leitura (teste de Cloze) como pré-teste e pós-teste, tendo sido controladas: habilidade verbal, atenção e memória de trabalho. Os grupos não diferiram em suas habilidades lingüístico-cognitivas, nem em seu desempenho nas tarefas do pré-teste. Após a intervenção, o grupo experimental foi significativamente melhor do que o grupo controle nas tarefas de leitura e de monitoramento. Tais evidências sugerem que o progresso no desenvolvimento da compreensão de texto está relacionado à eficiência com que os adolescentes monitoram sua leitura.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300018Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000300018info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Carmen Lucia GöbelCorrea,Janepor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000300018Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-03-04T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura
title Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura
spellingShingle Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura
Coelho,Carmen Lucia Göbel
Monitoramento
Intervenção
Leitura
Adolescente
title_short Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura
title_full Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura
title_fullStr Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura
title_full_unstemmed Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura
title_sort Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura
author Coelho,Carmen Lucia Göbel
author_facet Coelho,Carmen Lucia Göbel
Correa,Jane
author_role author
author2 Correa,Jane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho,Carmen Lucia Göbel
Correa,Jane
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoramento
Intervenção
Leitura
Adolescente
topic Monitoramento
Intervenção
Leitura
Adolescente
description Este estudo teve como objetivo examinar o progresso da compreensão leitora através do desenvolvimento da habilidade de monitoramento a partir do emprego do paradigma de detecção de erros. Adolescentes distribuídos nos grupos experimental e controle realizaram as tarefas de monitoramento e leitura (teste de Cloze) como pré-teste e pós-teste, tendo sido controladas: habilidade verbal, atenção e memória de trabalho. Os grupos não diferiram em suas habilidades lingüístico-cognitivas, nem em seu desempenho nas tarefas do pré-teste. Após a intervenção, o grupo experimental foi significativamente melhor do que o grupo controle nas tarefas de leitura e de monitoramento. Tais evidências sugerem que o progresso no desenvolvimento da compreensão de texto está relacionado à eficiência com que os adolescentes monitoram sua leitura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722010000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.3 2010
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864376496128