Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marturano,Edna Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Trivellato-Ferreira,Marlene de Cássia, Gardinal,Elaine Cristina
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100013
Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa conduzida em escolas públicas, com o objetivo de avaliar a intensidade do estresse percebido, associado ao cotidiano escolar na transição da 1ª série, bem como investigar associações entre desempenho, ajustamento e estresse em domínios específicos da vida escolar. Participaram 171 alunos da 1ª série, com idade entre 6 e 8 anos. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Estressores Escolares, Teste de Desempenho Escolar, Avaliação do Desempenho e do Ajustamento pelo Professor. Nos resultados, as crianças apontaram como mais estressantes os domínios de relacionamento com os companheiros e demandas do novo contexto. O estresse no domínio acadêmico foi negativamente associado a desempenho. A freqüência à educação infantil contribuiu para minimizar o estresse.
id UFRGS-5_48f22b6e09f594b4f82816af3414f9f9
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722009000100013
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamentoEstresse cotidianotransição escolarrelações com os pareseducação infantilO artigo apresenta uma pesquisa conduzida em escolas públicas, com o objetivo de avaliar a intensidade do estresse percebido, associado ao cotidiano escolar na transição da 1ª série, bem como investigar associações entre desempenho, ajustamento e estresse em domínios específicos da vida escolar. Participaram 171 alunos da 1ª série, com idade entre 6 e 8 anos. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Estressores Escolares, Teste de Desempenho Escolar, Avaliação do Desempenho e do Ajustamento pelo Professor. Nos resultados, as crianças apontaram como mais estressantes os domínios de relacionamento com os companheiros e demandas do novo contexto. O estresse no domínio acadêmico foi negativamente associado a desempenho. A freqüência à educação infantil contribuiu para minimizar o estresse.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100013Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000100013info:eu-repo/semantics/openAccessMarturano,Edna MariaTrivellato-Ferreira,Marlene de CássiaGardinal,Elaine Cristinapor2009-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2009-06-17T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento
title Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento
spellingShingle Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento
Marturano,Edna Maria
Estresse cotidiano
transição escolar
relações com os pares
educação infantil
title_short Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento
title_full Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento
title_fullStr Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento
title_full_unstemmed Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento
title_sort Estresse cotidiano na transição da 1ª série: percepção dos alunos e associação com desempenho e ajustamento
author Marturano,Edna Maria
author_facet Marturano,Edna Maria
Trivellato-Ferreira,Marlene de Cássia
Gardinal,Elaine Cristina
author_role author
author2 Trivellato-Ferreira,Marlene de Cássia
Gardinal,Elaine Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marturano,Edna Maria
Trivellato-Ferreira,Marlene de Cássia
Gardinal,Elaine Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse cotidiano
transição escolar
relações com os pares
educação infantil
topic Estresse cotidiano
transição escolar
relações com os pares
educação infantil
description O artigo apresenta uma pesquisa conduzida em escolas públicas, com o objetivo de avaliar a intensidade do estresse percebido, associado ao cotidiano escolar na transição da 1ª série, bem como investigar associações entre desempenho, ajustamento e estresse em domínios específicos da vida escolar. Participaram 171 alunos da 1ª série, com idade entre 6 e 8 anos. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Estressores Escolares, Teste de Desempenho Escolar, Avaliação do Desempenho e do Ajustamento pelo Professor. Nos resultados, as crianças apontaram como mais estressantes os domínios de relacionamento com os companheiros e demandas do novo contexto. O estresse no domínio acadêmico foi negativamente associado a desempenho. A freqüência à educação infantil contribuiu para minimizar o estresse.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722009000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.1 2009
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863854305280