Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Eduarda Rezende
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barbosa,Altemir José Gonçalves, Scoralick-Lempke,Natália, Magalhães,Neide Cordeiro, Vaz,Aline Francine Corrêa, Daret,Christina Nogueira, Peres,Fabrícia Souza, Carvalho,Mariana Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400022
Resumo: Para analisar as tarefas de desenvolvimento propostas por Havighurst, 12 idosos foram submetidos ao método de História de Vida. Eles relataram suas histórias em entrevistas grupais e em textos digitalizados. Desconsiderou-se a primeira infância, pois as memórias autobiográficas dessa fase são limitadas. Uma análise de conteúdo temática das verbalizações e dos textos revelou que somente quatro das 40 tarefas das demais fases do curso de vida - meia infância, adolescência, adultez inicial, adultez intermediária e maturidade tardia - não foram mencionadas. As alterações recomendadas para algumas tarefas e a inclusão de uma nova demanda para a maturidade denotam o caráter contextual e histórico delas. Todavia, considera-se que as tarefas de desenvolvimento de Havighurst apresentam evidências de validade ecológica para o contexto brasileiro.
id UFRGS-5_4bcfb5358afcbdd0b59501a12b070b3d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000400022
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de HavighurstDesenvolvimento humanoHavighurstcurso de vidatarefas de desenvolvimentoidosoPara analisar as tarefas de desenvolvimento propostas por Havighurst, 12 idosos foram submetidos ao método de História de Vida. Eles relataram suas histórias em entrevistas grupais e em textos digitalizados. Desconsiderou-se a primeira infância, pois as memórias autobiográficas dessa fase são limitadas. Uma análise de conteúdo temática das verbalizações e dos textos revelou que somente quatro das 40 tarefas das demais fases do curso de vida - meia infância, adolescência, adultez inicial, adultez intermediária e maturidade tardia - não foram mencionadas. As alterações recomendadas para algumas tarefas e a inclusão de uma nova demanda para a maturidade denotam o caráter contextual e histórico delas. Todavia, considera-se que as tarefas de desenvolvimento de Havighurst apresentam evidências de validade ecológica para o contexto brasileiro.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400022Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000400022info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Eduarda RezendeBarbosa,Altemir José GonçalvesScoralick-Lempke,NatáliaMagalhães,Neide CordeiroVaz,Aline Francine CorrêaDaret,Christina NogueiraPeres,Fabrícia SouzaCarvalho,Mariana Fonsecapor2014-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000400022Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-04-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst
title Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst
spellingShingle Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst
Freitas,Eduarda Rezende
Desenvolvimento humano
Havighurst
curso de vida
tarefas de desenvolvimento
idoso
title_short Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst
title_full Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst
title_fullStr Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst
title_full_unstemmed Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst
title_sort Tarefas de desenvolvimento e história de vida de idosos: análise da perspectiva de Havighurst
author Freitas,Eduarda Rezende
author_facet Freitas,Eduarda Rezende
Barbosa,Altemir José Gonçalves
Scoralick-Lempke,Natália
Magalhães,Neide Cordeiro
Vaz,Aline Francine Corrêa
Daret,Christina Nogueira
Peres,Fabrícia Souza
Carvalho,Mariana Fonseca
author_role author
author2 Barbosa,Altemir José Gonçalves
Scoralick-Lempke,Natália
Magalhães,Neide Cordeiro
Vaz,Aline Francine Corrêa
Daret,Christina Nogueira
Peres,Fabrícia Souza
Carvalho,Mariana Fonseca
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Eduarda Rezende
Barbosa,Altemir José Gonçalves
Scoralick-Lempke,Natália
Magalhães,Neide Cordeiro
Vaz,Aline Francine Corrêa
Daret,Christina Nogueira
Peres,Fabrícia Souza
Carvalho,Mariana Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Havighurst
curso de vida
tarefas de desenvolvimento
idoso
topic Desenvolvimento humano
Havighurst
curso de vida
tarefas de desenvolvimento
idoso
description Para analisar as tarefas de desenvolvimento propostas por Havighurst, 12 idosos foram submetidos ao método de História de Vida. Eles relataram suas histórias em entrevistas grupais e em textos digitalizados. Desconsiderou-se a primeira infância, pois as memórias autobiográficas dessa fase são limitadas. Uma análise de conteúdo temática das verbalizações e dos textos revelou que somente quatro das 40 tarefas das demais fases do curso de vida - meia infância, adolescência, adultez inicial, adultez intermediária e maturidade tardia - não foram mencionadas. As alterações recomendadas para algumas tarefas e a inclusão de uma nova demanda para a maturidade denotam o caráter contextual e histórico delas. Todavia, considera-se que as tarefas de desenvolvimento de Havighurst apresentam evidências de validade ecológica para o contexto brasileiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000400022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865626398720