Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005 |
Resumo: | Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas. |
id |
UFRGS-5_55817b7cb96da3a7d26aae67af56533f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722011000300005 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalhoEstratégias de Aprendizagem no TrabalhoEscala de MedidaAnálise FatorialEste estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.3 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000300005info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Hugo PenaBorges-Andrade,Jairo Eduardopor2011-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-10-25T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
title |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
spellingShingle |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho Brandão,Hugo Pena Estratégias de Aprendizagem no Trabalho Escala de Medida Análise Fatorial |
title_short |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
title_full |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
title_fullStr |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
title_sort |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
author |
Brandão,Hugo Pena |
author_facet |
Brandão,Hugo Pena Borges-Andrade,Jairo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Borges-Andrade,Jairo Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão,Hugo Pena Borges-Andrade,Jairo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de Aprendizagem no Trabalho Escala de Medida Análise Fatorial |
topic |
Estratégias de Aprendizagem no Trabalho Escala de Medida Análise Fatorial |
description |
Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722011000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.3 2011 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134864459333632 |