Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão,Hugo Pena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Borges-Andrade,Jairo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005
Resumo: Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.
id UFRGS-5_55817b7cb96da3a7d26aae67af56533f
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722011000300005
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalhoEstratégias de Aprendizagem no TrabalhoEscala de MedidaAnálise FatorialEste estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.3 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000300005info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,Hugo PenaBorges-Andrade,Jairo Eduardopor2011-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-10-25T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
title Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
spellingShingle Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
Brandão,Hugo Pena
Estratégias de Aprendizagem no Trabalho
Escala de Medida
Análise Fatorial
title_short Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
title_full Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
title_fullStr Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
title_sort Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
author Brandão,Hugo Pena
author_facet Brandão,Hugo Pena
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
author_role author
author2 Borges-Andrade,Jairo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão,Hugo Pena
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de Aprendizagem no Trabalho
Escala de Medida
Análise Fatorial
topic Estratégias de Aprendizagem no Trabalho
Escala de Medida
Análise Fatorial
description Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722011000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.3 2011
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864459333632