Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28057 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005 |
Resumo: | Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas. |
id |
UNB_604766f5028640996e2a43230ac76d36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/28057 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalhoLearning strategies at work : development and validation of a scaleEstratégias de aprendizagemAprendizagem no trabalhoAnálise fatorialEste estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.This study had the purpose of developing a scale of learning strategies at work and verifying how often they are used by managers of a Brazilian public bank. Data collection was made through documental search, interviews and structured questionnaires. The questionnaires were answered by 881 bank managers and the data were submitted to descriptive and factor analysis. Results revealed 26 practices to learn at work which were grouped into five factors: active reflection; interpersonal help seeking; seeking help from written material; reproduction; and practical application (a = .79 to .92). The most used learning strategies were interpersonal help seeking and active reflection. At last, an agenda for future research is suggested.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-07T04:56:28Z2017-12-07T04:56:28Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRANDÃO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 3, p. 448-457, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28057https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005Psicologia: Reflexão e Crítica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Hugo PenaBorges-Andrade, Jairo Eduardoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/28057Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho Learning strategies at work : development and validation of a scale |
title |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
spellingShingle |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho Brandão, Hugo Pena Estratégias de aprendizagem Aprendizagem no trabalho Análise fatorial |
title_short |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
title_full |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
title_fullStr |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
title_sort |
Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho |
author |
Brandão, Hugo Pena |
author_facet |
Brandão, Hugo Pena Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Hugo Pena Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem Aprendizagem no trabalho Análise fatorial |
topic |
Estratégias de aprendizagem Aprendizagem no trabalho Análise fatorial |
description |
Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2017-12-07T04:56:28Z 2017-12-07T04:56:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRANDÃO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 3, p. 448-457, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28057 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005 |
identifier_str_mv |
BRANDÃO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 3, p. 448-457, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28057 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508271172583424 |