Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Hugo Pena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28057
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005
Resumo: Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.
id UNB_604766f5028640996e2a43230ac76d36
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28057
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalhoLearning strategies at work : development and validation of a scaleEstratégias de aprendizagemAprendizagem no trabalhoAnálise fatorialEste estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.This study had the purpose of developing a scale of learning strategies at work and verifying how often they are used by managers of a Brazilian public bank. Data collection was made through documental search, interviews and structured questionnaires. The questionnaires were answered by 881 bank managers and the data were submitted to descriptive and factor analysis. Results revealed 26 practices to learn at work which were grouped into five factors: active reflection; interpersonal help seeking; seeking help from written material; reproduction; and practical application (a = .79 to .92). The most used learning strategies were interpersonal help seeking and active reflection. At last, an agenda for future research is suggested.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-07T04:56:28Z2017-12-07T04:56:28Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRANDÃO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 3, p. 448-457, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28057https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005Psicologia: Reflexão e Crítica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Hugo PenaBorges-Andrade, Jairo Eduardoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/28057Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
Learning strategies at work : development and validation of a scale
title Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
spellingShingle Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
Brandão, Hugo Pena
Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem no trabalho
Análise fatorial
title_short Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
title_full Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
title_fullStr Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
title_sort Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho
author Brandão, Hugo Pena
author_facet Brandão, Hugo Pena
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author_role author
author2 Borges-Andrade, Jairo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Hugo Pena
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem no trabalho
Análise fatorial
topic Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem no trabalho
Análise fatorial
description Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-12-07T04:56:28Z
2017-12-07T04:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDÃO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 3, p. 448-457, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28057
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005
identifier_str_mv BRANDÃO, Hugo Pena; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 3, p. 448-457, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/9VL4mxC7rWFDDDd6LbFd7Jp/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28057
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508271172583424