A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Denize Cristina de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Fischer,Frida Marina, Amaral,Mariana Almeida, Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz, Sá,Celso Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100017
Resumo: O objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos.
id UFRGS-5_5fe072d2d24e3bb09f3b04d3a16a0ab1
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722005000100017
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentesRepresentação socialadolescente trabalhadorestudo e trabalhoevocação livreO objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100017Psicologia: Reflexão e Crítica v.18 n.1 2005reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722005000100017info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Denize Cristina deFischer,Frida MarinaAmaral,Mariana AlmeidaTeixeira,Maria Cristina Triguero VelozSá,Celso Pereirapor2005-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722005000100017Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2005-08-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
title A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
spellingShingle A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
Oliveira,Denize Cristina de
Representação social
adolescente trabalhador
estudo e trabalho
evocação livre
title_short A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
title_full A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
title_fullStr A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
title_full_unstemmed A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
title_sort A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
author Oliveira,Denize Cristina de
author_facet Oliveira,Denize Cristina de
Fischer,Frida Marina
Amaral,Mariana Almeida
Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz
Sá,Celso Pereira
author_role author
author2 Fischer,Frida Marina
Amaral,Mariana Almeida
Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz
Sá,Celso Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Denize Cristina de
Fischer,Frida Marina
Amaral,Mariana Almeida
Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz
Sá,Celso Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social
adolescente trabalhador
estudo e trabalho
evocação livre
topic Representação social
adolescente trabalhador
estudo e trabalho
evocação livre
description O objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722005000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.18 n.1 2005
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862734426112