A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100017 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos. |
id |
UFRGS-5_5fe072d2d24e3bb09f3b04d3a16a0ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722005000100017 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentesRepresentação socialadolescente trabalhadorestudo e trabalhoevocação livreO objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100017Psicologia: Reflexão e Crítica v.18 n.1 2005reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722005000100017info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Denize Cristina deFischer,Frida MarinaAmaral,Mariana AlmeidaTeixeira,Maria Cristina Triguero VelozSá,Celso Pereirapor2005-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722005000100017Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2005-08-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes |
title |
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes |
spellingShingle |
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes Oliveira,Denize Cristina de Representação social adolescente trabalhador estudo e trabalho evocação livre |
title_short |
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes |
title_full |
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes |
title_fullStr |
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes |
title_full_unstemmed |
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes |
title_sort |
A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes |
author |
Oliveira,Denize Cristina de |
author_facet |
Oliveira,Denize Cristina de Fischer,Frida Marina Amaral,Mariana Almeida Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz Sá,Celso Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Fischer,Frida Marina Amaral,Mariana Almeida Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz Sá,Celso Pereira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Denize Cristina de Fischer,Frida Marina Amaral,Mariana Almeida Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz Sá,Celso Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação social adolescente trabalhador estudo e trabalho evocação livre |
topic |
Representação social adolescente trabalhador estudo e trabalho evocação livre |
description |
O objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722005000100017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.18 n.1 2005 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134862734426112 |