Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Michelli Alessandra
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Batista,Cecília Guarnieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100019
Resumo: É relatado o caso de uma criança cega congênita de quatro anos, com alterações no desenvolvimento, analisado de acordo com as concepções de linguagem constitutiva (Franchi, 1977/1992) e mediação semiótica (Rodríguez & Moro, 1999). Sete sessões de intervenção, compreendendo um intervalo de dois anos, foram transcritas e analisadas. A adaptação da metodologia utilizada por Rodríguez e Moro permitiu que se observassem as aquisições de uso de objetos (desde usos menos convencionais até usos mais convencionais), a participação em brincadeiras (ex: acompanhamento de cantigas infantis) e o surgimento de diferentes modos de comunicação. A análise deu significado a diferentes aspectos da interação entre a criança e adultos, expandindo a proposta das autoras, em relação ao papel da mediação semiótica. Discutem-se as implicações do estudo para a área de Educação Especial.
id UFRGS-5_6046fe242e94cff79cfca254bc988c02
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722007000100019
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimentoMediação semióticacegueira e desenvolvimentolinguagemalterações no desenvolvimentoÉ relatado o caso de uma criança cega congênita de quatro anos, com alterações no desenvolvimento, analisado de acordo com as concepções de linguagem constitutiva (Franchi, 1977/1992) e mediação semiótica (Rodríguez & Moro, 1999). Sete sessões de intervenção, compreendendo um intervalo de dois anos, foram transcritas e analisadas. A adaptação da metodologia utilizada por Rodríguez e Moro permitiu que se observassem as aquisições de uso de objetos (desde usos menos convencionais até usos mais convencionais), a participação em brincadeiras (ex: acompanhamento de cantigas infantis) e o surgimento de diferentes modos de comunicação. A análise deu significado a diferentes aspectos da interação entre a criança e adultos, expandindo a proposta das autoras, em relação ao papel da mediação semiótica. Discutem-se as implicações do estudo para a área de Educação Especial.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100019Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.1 2007reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722007000100019info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Michelli AlessandraBatista,Cecília Guarnieripor2007-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722007000100019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2007-09-25T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento
title Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento
spellingShingle Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento
Silva,Michelli Alessandra
Mediação semiótica
cegueira e desenvolvimento
linguagem
alterações no desenvolvimento
title_short Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento
title_full Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento
title_fullStr Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento
title_full_unstemmed Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento
title_sort Mediação semiótica: estudo de caso de uma criança cega, com alterações no desenvolvimento
author Silva,Michelli Alessandra
author_facet Silva,Michelli Alessandra
Batista,Cecília Guarnieri
author_role author
author2 Batista,Cecília Guarnieri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Michelli Alessandra
Batista,Cecília Guarnieri
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação semiótica
cegueira e desenvolvimento
linguagem
alterações no desenvolvimento
topic Mediação semiótica
cegueira e desenvolvimento
linguagem
alterações no desenvolvimento
description É relatado o caso de uma criança cega congênita de quatro anos, com alterações no desenvolvimento, analisado de acordo com as concepções de linguagem constitutiva (Franchi, 1977/1992) e mediação semiótica (Rodríguez & Moro, 1999). Sete sessões de intervenção, compreendendo um intervalo de dois anos, foram transcritas e analisadas. A adaptação da metodologia utilizada por Rodríguez e Moro permitiu que se observassem as aquisições de uso de objetos (desde usos menos convencionais até usos mais convencionais), a participação em brincadeiras (ex: acompanhamento de cantigas infantis) e o surgimento de diferentes modos de comunicação. A análise deu significado a diferentes aspectos da interação entre a criança e adultos, expandindo a proposta das autoras, em relação ao papel da mediação semiótica. Discutem-se as implicações do estudo para a área de Educação Especial.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722007000100019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.1 2007
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863421243392