Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100016 |
Resumo: | Diversos pesquisadores do campo de estudos sobre teoria da mente têm investigado a relação entre compreensão de emoções e interação social. Seguindo essa linha de investigação, o presente estudo explorou a relação entre compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais pelos pares. Cinquenta e duas crianças escolares responderam a um teste de inteligência emocional e a dois testes de avaliação sociométrica. Não foi encontrada uma correlação entre a compreensão emocional e a aceitação social, porém uma correlação negativa entre a compreensão emocional e a avaliação de atributos ligados à agressividade/disruptividade foi observada. Esses resultados sugerem que o conhecimento de diferentes emoções e de estratégias de regulação emocional podem tornar as crianças menos propensas à agressividade reativa. |
id |
UFRGS-5_65328d16b3763ed7fea1c876830ce286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722011000100016 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolaresCompreensão de emoçõesAceitação socialAtributos comportamentaisTeoria da menteCompetência socialDiversos pesquisadores do campo de estudos sobre teoria da mente têm investigado a relação entre compreensão de emoções e interação social. Seguindo essa linha de investigação, o presente estudo explorou a relação entre compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais pelos pares. Cinquenta e duas crianças escolares responderam a um teste de inteligência emocional e a dois testes de avaliação sociométrica. Não foi encontrada uma correlação entre a compreensão emocional e a aceitação social, porém uma correlação negativa entre a compreensão emocional e a avaliação de atributos ligados à agressividade/disruptividade foi observada. Esses resultados sugerem que o conhecimento de diferentes emoções e de estratégias de regulação emocional podem tornar as crianças menos propensas à agressividade reativa.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100016Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000100016info:eu-repo/semantics/openAccessPavarini,GabrielaLoureiro,Carolina PiazzarolloSouza,Débora de Hollandapor2011-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000100016Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-06-08T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares |
title |
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares |
spellingShingle |
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares Pavarini,Gabriela Compreensão de emoções Aceitação social Atributos comportamentais Teoria da mente Competência social |
title_short |
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares |
title_full |
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares |
title_fullStr |
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares |
title_full_unstemmed |
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares |
title_sort |
Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares |
author |
Pavarini,Gabriela |
author_facet |
Pavarini,Gabriela Loureiro,Carolina Piazzarollo Souza,Débora de Hollanda |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro,Carolina Piazzarollo Souza,Débora de Hollanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavarini,Gabriela Loureiro,Carolina Piazzarollo Souza,Débora de Hollanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão de emoções Aceitação social Atributos comportamentais Teoria da mente Competência social |
topic |
Compreensão de emoções Aceitação social Atributos comportamentais Teoria da mente Competência social |
description |
Diversos pesquisadores do campo de estudos sobre teoria da mente têm investigado a relação entre compreensão de emoções e interação social. Seguindo essa linha de investigação, o presente estudo explorou a relação entre compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais pelos pares. Cinquenta e duas crianças escolares responderam a um teste de inteligência emocional e a dois testes de avaliação sociométrica. Não foi encontrada uma correlação entre a compreensão emocional e a aceitação social, porém uma correlação negativa entre a compreensão emocional e a avaliação de atributos ligados à agressividade/disruptividade foi observada. Esses resultados sugerem que o conhecimento de diferentes emoções e de estratégias de regulação emocional podem tornar as crianças menos propensas à agressividade reativa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722011000100016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134864410050560 |