Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavarini,Gabriela
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Loureiro,Carolina Piazzarollo, Souza,Débora de Hollanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100016
Resumo: Diversos pesquisadores do campo de estudos sobre teoria da mente têm investigado a relação entre compreensão de emoções e interação social. Seguindo essa linha de investigação, o presente estudo explorou a relação entre compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais pelos pares. Cinquenta e duas crianças escolares responderam a um teste de inteligência emocional e a dois testes de avaliação sociométrica. Não foi encontrada uma correlação entre a compreensão emocional e a aceitação social, porém uma correlação negativa entre a compreensão emocional e a avaliação de atributos ligados à agressividade/disruptividade foi observada. Esses resultados sugerem que o conhecimento de diferentes emoções e de estratégias de regulação emocional podem tornar as crianças menos propensas à agressividade reativa.
id UFRGS-5_65328d16b3763ed7fea1c876830ce286
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722011000100016
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolaresCompreensão de emoçõesAceitação socialAtributos comportamentaisTeoria da menteCompetência socialDiversos pesquisadores do campo de estudos sobre teoria da mente têm investigado a relação entre compreensão de emoções e interação social. Seguindo essa linha de investigação, o presente estudo explorou a relação entre compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais pelos pares. Cinquenta e duas crianças escolares responderam a um teste de inteligência emocional e a dois testes de avaliação sociométrica. Não foi encontrada uma correlação entre a compreensão emocional e a aceitação social, porém uma correlação negativa entre a compreensão emocional e a avaliação de atributos ligados à agressividade/disruptividade foi observada. Esses resultados sugerem que o conhecimento de diferentes emoções e de estratégias de regulação emocional podem tornar as crianças menos propensas à agressividade reativa.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100016Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722011000100016info:eu-repo/semantics/openAccessPavarini,GabrielaLoureiro,Carolina PiazzarolloSouza,Débora de Hollandapor2011-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722011000100016Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2011-06-08T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
title Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
spellingShingle Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
Pavarini,Gabriela
Compreensão de emoções
Aceitação social
Atributos comportamentais
Teoria da mente
Competência social
title_short Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
title_full Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
title_fullStr Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
title_full_unstemmed Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
title_sort Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares
author Pavarini,Gabriela
author_facet Pavarini,Gabriela
Loureiro,Carolina Piazzarollo
Souza,Débora de Hollanda
author_role author
author2 Loureiro,Carolina Piazzarollo
Souza,Débora de Hollanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavarini,Gabriela
Loureiro,Carolina Piazzarollo
Souza,Débora de Hollanda
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão de emoções
Aceitação social
Atributos comportamentais
Teoria da mente
Competência social
topic Compreensão de emoções
Aceitação social
Atributos comportamentais
Teoria da mente
Competência social
description Diversos pesquisadores do campo de estudos sobre teoria da mente têm investigado a relação entre compreensão de emoções e interação social. Seguindo essa linha de investigação, o presente estudo explorou a relação entre compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais pelos pares. Cinquenta e duas crianças escolares responderam a um teste de inteligência emocional e a dois testes de avaliação sociométrica. Não foi encontrada uma correlação entre a compreensão emocional e a aceitação social, porém uma correlação negativa entre a compreensão emocional e a avaliação de atributos ligados à agressividade/disruptividade foi observada. Esses resultados sugerem que o conhecimento de diferentes emoções e de estratégias de regulação emocional podem tornar as crianças menos propensas à agressividade reativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722011000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.24 n.1 2011
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864410050560