As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Joana Neiva Oliva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/31826
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
id RCAP_5862589cb799634c0f9f0104dd361a09
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/31826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anosCompetência socialCompreensão das emoçõesDesenvolvimentoCaracterísticas socio demográficasDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Têm sido vários os estudos que mencionam uma relação de interdependência entre a competência social e a competência emocional. Deste modo, pretendeu-se com este estudo analisar a relação entre as competências sociais, com recurso à Escala de Competência Social das Escalas de Compotamento Social em Contexto Escolar-2, e a compreensão das emoções, sendo esta a componente essencial da competência emocional, através da aplicação do Test of Emotion Comprehension em crianças dos 6 aos 10 anos, a frequentar os 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano de escolaridade, numa escola pública do distrito de Aveiro. Procurou-se, ainda, perceber o impacto que as características socio demográficas das famílias das crianças têm nas suas competências sociais, bem como na sua compreensão emocional. Os resultados revelaram que a capacidade das crianças compreenderem as emoções aumenta com a idade e que crianças com mães de um elevado estatuto socioeconómico, tendem a ser socialmente mais competentes, sucedendo-se o mesmo com aquelas que têm irmãos. Verificou-se ainda a existência de uma associação positiva significativa entre o desenvolvimento da compreensão das emoções das crianças e as suas competências sociais.Research suggests a relation of interdependence between social competence and emotional competence. The present study aims to analyse the relation between social competences and the development of emotional comprehension whithin children among 6 to 10 years old, attending the 1st, 2nd, 3rd and 4th grades in a public school, located in the district of Coimbra. When analysing the results, we also considered demographic factors. In order to assess social competences, we used the Portuguese version of the Social Competence Scale from School Social Behavior Scales-2 and we used the Portuguese version of the Test of Emotion Comprehension to assess emotional comprehension. Results have shown a positive correlation between the capacity of understanding emotions and social competences. Also, children seem to develop a better understanding of emotions as they grow older. Besides, children having mothers with a higher social-economic status seem to have a better understanding of emotions, as well as chidren who have siblings.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31826http://hdl.handle.net/10316/31826TID:201444992porTeles, Joana Neiva Olivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:22.005820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
title As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
spellingShingle As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
Teles, Joana Neiva Oliva
Competência social
Compreensão das emoções
Desenvolvimento
Características socio demográficas
title_short As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
title_full As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
title_fullStr As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
title_full_unstemmed As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
title_sort As competências sociais e o desenvolvimento da compreensão das emoções em crianças dos 6 aos 10 anos
author Teles, Joana Neiva Oliva
author_facet Teles, Joana Neiva Oliva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Joana Neiva Oliva
dc.subject.por.fl_str_mv Competência social
Compreensão das emoções
Desenvolvimento
Características socio demográficas
topic Competência social
Compreensão das emoções
Desenvolvimento
Características socio demográficas
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/31826
http://hdl.handle.net/10316/31826
TID:201444992
url http://hdl.handle.net/10316/31826
identifier_str_mv TID:201444992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133773513621504