Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schoen-Ferreira,Teresa Helena
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Aznar-Farias,Maria, Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300002
Resumo: Identidade é composta pelos valores, crenças e metas com que um indivíduo está comprometido. Existem quatro estados de identidade: difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida, identificados de acordo com a presença de exploração das alternativas e com a intensidade dos compromissos. Este trabalho verificou os estados de identidade em que se encontravam 753 adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo que responderam ao EOMEIS 2, uma escala tipo Likert que avalia os estados de identidade. A maioria dos adolescentes encontrava-se em moratória. Verificou-se uma associação positiva entre o sexo feminino e os estados de moratória e identidade estabelecida; entre a primeira série do Ensino Médio e o estado de pré-fechamento.
id UFRGS-5_711ae85f61fbd7713251c360795580b6
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722009000300002
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médioIdentidade do egoAdolescênciaEOMEIS 2Identidade é composta pelos valores, crenças e metas com que um indivíduo está comprometido. Existem quatro estados de identidade: difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida, identificados de acordo com a presença de exploração das alternativas e com a intensidade dos compromissos. Este trabalho verificou os estados de identidade em que se encontravam 753 adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo que responderam ao EOMEIS 2, uma escala tipo Likert que avalia os estados de identidade. A maioria dos adolescentes encontrava-se em moratória. Verificou-se uma associação positiva entre o sexo feminino e os estados de moratória e identidade estabelecida; entre a primeira série do Ensino Médio e o estado de pré-fechamento.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300002Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000300002info:eu-repo/semantics/openAccessSchoen-Ferreira,Teresa HelenaAznar-Farias,MariaSilvares,Edwiges Ferreira de Mattospor2010-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000300002Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-02-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio
title Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio
spellingShingle Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio
Schoen-Ferreira,Teresa Helena
Identidade do ego
Adolescência
EOMEIS 2
title_short Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio
title_full Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio
title_fullStr Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio
title_sort Desenvolvimento da identidade em adolescentes estudantes do ensino médio
author Schoen-Ferreira,Teresa Helena
author_facet Schoen-Ferreira,Teresa Helena
Aznar-Farias,Maria
Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos
author_role author
author2 Aznar-Farias,Maria
Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schoen-Ferreira,Teresa Helena
Aznar-Farias,Maria
Silvares,Edwiges Ferreira de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade do ego
Adolescência
EOMEIS 2
topic Identidade do ego
Adolescência
EOMEIS 2
description Identidade é composta pelos valores, crenças e metas com que um indivíduo está comprometido. Existem quatro estados de identidade: difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida, identificados de acordo com a presença de exploração das alternativas e com a intensidade dos compromissos. Este trabalho verificou os estados de identidade em que se encontravam 753 adolescentes de 15 a 18 anos, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo que responderam ao EOMEIS 2, uma escala tipo Likert que avalia os estados de identidade. A maioria dos adolescentes encontrava-se em moratória. Verificou-se uma associação positiva entre o sexo feminino e os estados de moratória e identidade estabelecida; entre a primeira série do Ensino Médio e o estado de pré-fechamento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722009000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863893102592