Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Maria Cristina
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Assmar,Eveline Maria Leal, Omar,Alicia Graciela, Uribe Delgado,Hugo, Terrones González,Alberto, Silva,Jorge Manuel Beltrán, Souza,Marcos Aguiar de, Cisne,Maria do Carmo de Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300006
Resumo: O estudo comparou os mecanismos atribuicionais utilizados por alunos brasileiros, argentinos e mexicanos, ao explicarem o sucesso e fracasso escolar. A amostra compôs-se de 1594 estudantes de bom ou mau rendimento escolar, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 20 anos e pertencentes a escolas públicas e particulares de ensino médio, que responderam a um questionário sobre as causas de seu próprio desempenho, do de seus colegas, de alunos de outro tipo de escola e de outras nacionalidades. Os três grupos nacionais adotaram prioritariamente o esforço como causa explicativa do próprio sucesso e fracasso escolar e do de outros alunos, embora tenham ocorrido diferenças entre os padrões atribuicionais, em função da nacionalidade, sexo e tipo de escola. Tais resultados são discutidos com base nos vieses atribuicionais associados à tendência auto-servidora e ao erro fundamental de atribuição e nas peculiaridades culturais que caracterizam os três países.
id UFRGS-5_88783f6c89ac874b63bd7f94e3629605
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722002000300006
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-MéxicoAtribuição de causalidadedesempenho escolarestudo transculturalO estudo comparou os mecanismos atribuicionais utilizados por alunos brasileiros, argentinos e mexicanos, ao explicarem o sucesso e fracasso escolar. A amostra compôs-se de 1594 estudantes de bom ou mau rendimento escolar, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 20 anos e pertencentes a escolas públicas e particulares de ensino médio, que responderam a um questionário sobre as causas de seu próprio desempenho, do de seus colegas, de alunos de outro tipo de escola e de outras nacionalidades. Os três grupos nacionais adotaram prioritariamente o esforço como causa explicativa do próprio sucesso e fracasso escolar e do de outros alunos, embora tenham ocorrido diferenças entre os padrões atribuicionais, em função da nacionalidade, sexo e tipo de escola. Tais resultados são discutidos com base nos vieses atribuicionais associados à tendência auto-servidora e ao erro fundamental de atribuição e nas peculiaridades culturais que caracterizam os três países.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300006Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.3 2002reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722002000300006info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Maria CristinaAssmar,Eveline Maria LealOmar,Alicia GracielaUribe Delgado,HugoTerrones González,AlbertoSilva,Jorge Manuel BeltránSouza,Marcos Aguiar deCisne,Maria do Carmo de Figueiredopor2003-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722002000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2003-07-18T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
title Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
spellingShingle Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
Ferreira,Maria Cristina
Atribuição de causalidade
desempenho escolar
estudo transcultural
title_short Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
title_full Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
title_fullStr Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
title_full_unstemmed Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
title_sort Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
author Ferreira,Maria Cristina
author_facet Ferreira,Maria Cristina
Assmar,Eveline Maria Leal
Omar,Alicia Graciela
Uribe Delgado,Hugo
Terrones González,Alberto
Silva,Jorge Manuel Beltrán
Souza,Marcos Aguiar de
Cisne,Maria do Carmo de Figueiredo
author_role author
author2 Assmar,Eveline Maria Leal
Omar,Alicia Graciela
Uribe Delgado,Hugo
Terrones González,Alberto
Silva,Jorge Manuel Beltrán
Souza,Marcos Aguiar de
Cisne,Maria do Carmo de Figueiredo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Maria Cristina
Assmar,Eveline Maria Leal
Omar,Alicia Graciela
Uribe Delgado,Hugo
Terrones González,Alberto
Silva,Jorge Manuel Beltrán
Souza,Marcos Aguiar de
Cisne,Maria do Carmo de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Atribuição de causalidade
desempenho escolar
estudo transcultural
topic Atribuição de causalidade
desempenho escolar
estudo transcultural
description O estudo comparou os mecanismos atribuicionais utilizados por alunos brasileiros, argentinos e mexicanos, ao explicarem o sucesso e fracasso escolar. A amostra compôs-se de 1594 estudantes de bom ou mau rendimento escolar, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 20 anos e pertencentes a escolas públicas e particulares de ensino médio, que responderam a um questionário sobre as causas de seu próprio desempenho, do de seus colegas, de alunos de outro tipo de escola e de outras nacionalidades. Os três grupos nacionais adotaram prioritariamente o esforço como causa explicativa do próprio sucesso e fracasso escolar e do de outros alunos, embora tenham ocorrido diferenças entre os padrões atribuicionais, em função da nacionalidade, sexo e tipo de escola. Tais resultados são discutidos com base nos vieses atribuicionais associados à tendência auto-servidora e ao erro fundamental de atribuição e nas peculiaridades culturais que caracterizam os três países.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722002000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.3 2002
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862295072768