Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300006 |
Resumo: | O estudo comparou os mecanismos atribuicionais utilizados por alunos brasileiros, argentinos e mexicanos, ao explicarem o sucesso e fracasso escolar. A amostra compôs-se de 1594 estudantes de bom ou mau rendimento escolar, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 20 anos e pertencentes a escolas públicas e particulares de ensino médio, que responderam a um questionário sobre as causas de seu próprio desempenho, do de seus colegas, de alunos de outro tipo de escola e de outras nacionalidades. Os três grupos nacionais adotaram prioritariamente o esforço como causa explicativa do próprio sucesso e fracasso escolar e do de outros alunos, embora tenham ocorrido diferenças entre os padrões atribuicionais, em função da nacionalidade, sexo e tipo de escola. Tais resultados são discutidos com base nos vieses atribuicionais associados à tendência auto-servidora e ao erro fundamental de atribuição e nas peculiaridades culturais que caracterizam os três países. |
id |
UFRGS-5_88783f6c89ac874b63bd7f94e3629605 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722002000300006 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-MéxicoAtribuição de causalidadedesempenho escolarestudo transculturalO estudo comparou os mecanismos atribuicionais utilizados por alunos brasileiros, argentinos e mexicanos, ao explicarem o sucesso e fracasso escolar. A amostra compôs-se de 1594 estudantes de bom ou mau rendimento escolar, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 20 anos e pertencentes a escolas públicas e particulares de ensino médio, que responderam a um questionário sobre as causas de seu próprio desempenho, do de seus colegas, de alunos de outro tipo de escola e de outras nacionalidades. Os três grupos nacionais adotaram prioritariamente o esforço como causa explicativa do próprio sucesso e fracasso escolar e do de outros alunos, embora tenham ocorrido diferenças entre os padrões atribuicionais, em função da nacionalidade, sexo e tipo de escola. Tais resultados são discutidos com base nos vieses atribuicionais associados à tendência auto-servidora e ao erro fundamental de atribuição e nas peculiaridades culturais que caracterizam os três países.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300006Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.3 2002reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722002000300006info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Maria CristinaAssmar,Eveline Maria LealOmar,Alicia GracielaUribe Delgado,HugoTerrones González,AlbertoSilva,Jorge Manuel BeltránSouza,Marcos Aguiar deCisne,Maria do Carmo de Figueiredopor2003-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722002000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2003-07-18T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México |
title |
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México |
spellingShingle |
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México Ferreira,Maria Cristina Atribuição de causalidade desempenho escolar estudo transcultural |
title_short |
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México |
title_full |
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México |
title_fullStr |
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México |
title_full_unstemmed |
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México |
title_sort |
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México |
author |
Ferreira,Maria Cristina |
author_facet |
Ferreira,Maria Cristina Assmar,Eveline Maria Leal Omar,Alicia Graciela Uribe Delgado,Hugo Terrones González,Alberto Silva,Jorge Manuel Beltrán Souza,Marcos Aguiar de Cisne,Maria do Carmo de Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Assmar,Eveline Maria Leal Omar,Alicia Graciela Uribe Delgado,Hugo Terrones González,Alberto Silva,Jorge Manuel Beltrán Souza,Marcos Aguiar de Cisne,Maria do Carmo de Figueiredo |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Maria Cristina Assmar,Eveline Maria Leal Omar,Alicia Graciela Uribe Delgado,Hugo Terrones González,Alberto Silva,Jorge Manuel Beltrán Souza,Marcos Aguiar de Cisne,Maria do Carmo de Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atribuição de causalidade desempenho escolar estudo transcultural |
topic |
Atribuição de causalidade desempenho escolar estudo transcultural |
description |
O estudo comparou os mecanismos atribuicionais utilizados por alunos brasileiros, argentinos e mexicanos, ao explicarem o sucesso e fracasso escolar. A amostra compôs-se de 1594 estudantes de bom ou mau rendimento escolar, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 20 anos e pertencentes a escolas públicas e particulares de ensino médio, que responderam a um questionário sobre as causas de seu próprio desempenho, do de seus colegas, de alunos de outro tipo de escola e de outras nacionalidades. Os três grupos nacionais adotaram prioritariamente o esforço como causa explicativa do próprio sucesso e fracasso escolar e do de outros alunos, embora tenham ocorrido diferenças entre os padrões atribuicionais, em função da nacionalidade, sexo e tipo de escola. Tais resultados são discutidos com base nos vieses atribuicionais associados à tendência auto-servidora e ao erro fundamental de atribuição e nas peculiaridades culturais que caracterizam os três países. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722002000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.3 2002 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134862295072768 |