O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa,Marcela Fulanete
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cardoso-Martins,Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400020
Resumo: Este estudo investigou a contribuição da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita em uma amostra de 72 adultos inscritos em um programa de alfabetização. Os resultados questionam a hipótese de que, em ortografias caracterizadas por relações letra-som consistentes, a nomeação seriada rápida é mais importante do que a consciência fonológica para a alfabetização. No presente estudo, a consciência fonológica contribuiu tanto quanto a nomeação seriada rápida para a habilidade de ler palavras e mais do que a nomeação seriada rápida para a habilidade de escrever palavras.
id UFRGS-5_8bd702c45e61591f0e7229821eee287c
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722012000400020
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultosProcessamento fonológicoleituraescritaalfabetização de adultosEste estudo investigou a contribuição da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita em uma amostra de 72 adultos inscritos em um programa de alfabetização. Os resultados questionam a hipótese de que, em ortografias caracterizadas por relações letra-som consistentes, a nomeação seriada rápida é mais importante do que a consciência fonológica para a alfabetização. No presente estudo, a consciência fonológica contribuiu tanto quanto a nomeação seriada rápida para a habilidade de ler palavras e mais do que a nomeação seriada rápida para a habilidade de escrever palavras.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400020Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.4 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000400020info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Marcela FulaneteCardoso-Martins,Cláudiapor2013-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000400020Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-10-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
title O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
spellingShingle O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
Corrêa,Marcela Fulanete
Processamento fonológico
leitura
escrita
alfabetização de adultos
title_short O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
title_full O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
title_fullStr O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
title_full_unstemmed O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
title_sort O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
author Corrêa,Marcela Fulanete
author_facet Corrêa,Marcela Fulanete
Cardoso-Martins,Cláudia
author_role author
author2 Cardoso-Martins,Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa,Marcela Fulanete
Cardoso-Martins,Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento fonológico
leitura
escrita
alfabetização de adultos
topic Processamento fonológico
leitura
escrita
alfabetização de adultos
description Este estudo investigou a contribuição da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita em uma amostra de 72 adultos inscritos em um programa de alfabetização. Os resultados questionam a hipótese de que, em ortografias caracterizadas por relações letra-som consistentes, a nomeação seriada rápida é mais importante do que a consciência fonológica para a alfabetização. No presente estudo, a consciência fonológica contribuiu tanto quanto a nomeação seriada rápida para a habilidade de ler palavras e mais do que a nomeação seriada rápida para a habilidade de escrever palavras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722012000400020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.4 2012
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865221648384