O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400020 |
Resumo: | Este estudo investigou a contribuição da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita em uma amostra de 72 adultos inscritos em um programa de alfabetização. Os resultados questionam a hipótese de que, em ortografias caracterizadas por relações letra-som consistentes, a nomeação seriada rápida é mais importante do que a consciência fonológica para a alfabetização. No presente estudo, a consciência fonológica contribuiu tanto quanto a nomeação seriada rápida para a habilidade de ler palavras e mais do que a nomeação seriada rápida para a habilidade de escrever palavras. |
id |
UFRGS-5_8bd702c45e61591f0e7229821eee287c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722012000400020 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultosProcessamento fonológicoleituraescritaalfabetização de adultosEste estudo investigou a contribuição da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita em uma amostra de 72 adultos inscritos em um programa de alfabetização. Os resultados questionam a hipótese de que, em ortografias caracterizadas por relações letra-som consistentes, a nomeação seriada rápida é mais importante do que a consciência fonológica para a alfabetização. No presente estudo, a consciência fonológica contribuiu tanto quanto a nomeação seriada rápida para a habilidade de ler palavras e mais do que a nomeação seriada rápida para a habilidade de escrever palavras.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400020Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.4 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000400020info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa,Marcela FulaneteCardoso-Martins,Cláudiapor2013-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000400020Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-10-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos |
title |
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos |
spellingShingle |
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos Corrêa,Marcela Fulanete Processamento fonológico leitura escrita alfabetização de adultos |
title_short |
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos |
title_full |
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos |
title_fullStr |
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos |
title_full_unstemmed |
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos |
title_sort |
O papel da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida na alfabetização de adultos |
author |
Corrêa,Marcela Fulanete |
author_facet |
Corrêa,Marcela Fulanete Cardoso-Martins,Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso-Martins,Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa,Marcela Fulanete Cardoso-Martins,Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processamento fonológico leitura escrita alfabetização de adultos |
topic |
Processamento fonológico leitura escrita alfabetização de adultos |
description |
Este estudo investigou a contribuição da consciência fonológica e da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita em uma amostra de 72 adultos inscritos em um programa de alfabetização. Os resultados questionam a hipótese de que, em ortografias caracterizadas por relações letra-som consistentes, a nomeação seriada rápida é mais importante do que a consciência fonológica para a alfabetização. No presente estudo, a consciência fonológica contribuiu tanto quanto a nomeação seriada rápida para a habilidade de ler palavras e mais do que a nomeação seriada rápida para a habilidade de escrever palavras. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400020 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000400020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722012000400020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.4 2012 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865221648384 |